Newsletter
e-mail:
Publicidade
Calendário
Aguarde...
 
Farmácias de Serviço
PSI-20
Livro de Visitas
2014-08-12 01:04:07
Partilho a indignação da Srª Dona.Arminda Sousa mas permitam-me lembrar o Marco e mesmo assim muito se fala mas pouco se faz muito mudou mas... continua tudo na mesma e o culto do deixa para la! Animais errantes que atacam crianças em plena rua falta (...)
autor: hefl
Notícia
28-11-2012 - 07:24

Celorico de Basto recebeu a feira anual de Sta. Catarina



Comentários
Não existem comentários.

A feira anual de Sta. Catarina que decorre, anualmente, nos dias 25 e 26 de novembro voltou a ser um evento de eleição para milhares de pessoas que não quiseram perder uma das feiras mais conhecidas da região.

As ruas da vila de Celorico de Basto encheram-se de tendas com todo o tipo de artefactos. O destaque incidiu em produtos de artesanato, como a tapeçaria, a cestaria e o vestuário, na gastronomia, com enfase para o fumeiro, nas alfaias agrícolas, nos produtos de cosmética entre outros.

No dia 25 a chuva ameaçou com alguns aguaceiros mas não foi capaz de demover a população de visitar a feira. Milhares de pessoas circularam em dia de domingo pelas ruas da vila de Celorico de Basto uns carregados de sacos, outros passeavam e outros assistiam aos pregões pronunciados pelos feirantes.

O grande destaque deste evento incidiu no concurso pecuário aliás, segundo o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e silva, “trata-se de um concurso que junta a cada edição dezenas de produtores locais e centenas de pessoas a assistir, com tradição e rigor, num espaço mais digno e com todas as condições para manter vivo um concurso histórico no concelho”, referiu.

Desta vez, o concurso pecuário teve lugar na Eira da Quinta do prado e levou quatro raças a concurso, a Barrosã, a Frísia, a Maronesa e a Minhota. Os animais estavam meticulosamente bem tratados tendo “desfilado” para um júri exigente e que premiou o melhor gado. Esta tarefa competiu a veterinária do concurso e presidente de júri, Maria João Guimarães, e a Adriano Magalhães, César Queiroz, Dinis Carvalho, José Durão e o Samuel Rodrigo Aguiar Pinto.

O concurso premiou diferentes classes dentro de cada raça com destaque para o novilho inteiro e as vacas isoladas com exemplares de grande qualidade.

Os prémios foram entregues pelo vereador do Desporto e da cultura, Fernando Peixoto, e o Diretor da Escola Profissional de Fermil, Fernando Fevereiro.

É também motivo de enfâse o facto do gado bovino da escola Profissional de Fermil estar inserido no programa Bovicontrol. Um programa destinado às empresas leiteiras que tem por missão melhorar a situação sanitária, aumentar a produtividade e o rendimento dotando as empresas de maior reconhecimento e estatuto.

Este concurso contou com a organização da Câmara Municipal, da Escola Profissional de Fermil e da casa do Agricultor e com o apoio de diversas empresas que se quiseram associar à iniciativa.

Partilhar:
Área do Subscritor
e-mail:
password:
Publicidade
Papel Digital
Necessita de se autenticar ou efectuar um registo para visualizar este conteúdo.
Jornal A VERDADE - 781
 
Outros papéis:
Pesquisa
Previsão do Tempo
Notícias para Telemóvel
transferir widgetClique aqui para transferir a aplicação em Java ME.