http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/caminheiro
Diretor: Pe. João Carlos Roma Leite Rodrigues | Última Atualização: 10-03-2014
logótipo
10/03/2014, 22:06
Centro Social

Como não podia deixar de ser, este dia não passou despercebido no nosso centro e as nossas crianças e idosos partilharam um pequeno presente alusivo ao dia, simbolizando o carinho e a amizade entre todos.

As crianças juntamente com os seus pais elaboraram uns corações para decorar uma árvore que está na entrada da instituição, pois é um dia de afetos, um dia de amor.

Como tal os idosos do centro de dia fizeram biscoitos, cupkakes e chocolates para vender, e foi assim o nosso dia de São Valentim.

10/03/2014, 22:05
Centro Social

Este mês assinala-se o mês da luta contra o cancro. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células. Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.

Nem todos os tumores correspondem a cancro. Existem dois tipos de tumor: benignos ou malignos.

Os tumores benignos não são cancro: Raramente põem a vida em risco, podem ser removidos e, muitas vezes, regridem; as células dos tumores benignos não se "espalham", ou seja, não se disseminam para os tecidos em volta ou para outras partes do organismo.

Os tumores malignos são cancro: regra geral são mais graves que os tumores benignos; podem colocar a vida em risco; podem, muitas vezes, ser removidos, embora possam voltar a crescer; as células dos tumores malignos podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes; podem, ainda, libertar-se do tumor primitivo e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático.

O nome dado à maioria dos cancros provém do tumor inicial. Por exemplo, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. O linfoma é um cancro que tem início no sistema linfático e a leucemia tem início nas células brancas do sangue (leucócitos). As células cancerígenas podem "viajar" para outros órgãos, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea.

10/03/2014, 22:02
Centro Social

A Psicologia é a ciência que permite desenvolver e aplicar técnicas terapêuticas e de diagnóstico para identificação e tratamento de alterações comportamentais, cognitivas e emocionais. O Psicólogo ajuda o indivíduo a lidar com as suas emoções e com os seus conflitos psicológicos, procurando juntamente com ele, solucionar o problema.

Existe ainda muito estigma em torno da Psicologia, já que muitos a vêm como sendo para os “malucos”, “psicopatas”, “maníacos”, entre outros termos vulgarmente utilizados! Por outro lado também é vista como sendo cara ou com tratamento muito demorado, ou ainda que os problemas do foro psicológico só acontecem aos outros. Por existirem estas falsas crenças e estereótipos, a pessoa que precisa de ajuda, não procura essa ajuda por vergonha ou desinformação! Como resultado o problema tende a agravar-se, podendo surgir outras dificuldades, pois muitas vezes a família, amigos ou vizinhos não estão preparados para ajudar a pessoa que não está bem, ou então acham que estão a ajudar, quando podem estar a prejudicar ainda mais!

Publicidade
Últimas Notícias
10/03/2014, 22:00
Centro Social

As Janeiras, cantar as Janeiras ou "cantar os Reis" é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas por grupos de pessoas pelas ruas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.

Esses grupos andavam de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.

10/03/2014, 21:58
Junta de Freguesia

A Biblioteca de São Mamede acolheu no dia 8 de Fevereiro a equipa do Conto do Tigo e desta vez foi a história do Cuquedo que prendeu a atenção das crianças e dos seus pais.

10/03/2014, 21:46
Junta de Freguesia

Foi no dia 14 de Fevereiro que se realizou na Junta Freguesia de São Mamede a Sessão de Esclarecimento sobre “Nemátodo da Madeira do Pinheiro”.

10/03/2014, 21:38
Junta de Freguesia

A JFSM organizou uma ida ao circo no passado dia 22.12.2013, convidando toda a população a participar.

Foi uma iniciativa coordenada com o Circo Royal instalado em Leiria que permitiu a realização de um espetáculo exclusivo para a população de São Mamede, tendo sido ainda facultado transporte para as pessoas com necessidades de deslocação.

A adesão foi bastante expressiva, cerca de 800 habitantes de São Mamede quase completaram a plateia!

10/03/2014, 19:20
Eco dos Movimentos

Sei que Jesus falava a verdade

10/03/2014, 18:33
Desporto

Samuel Remédios sagra-se campeão nacional de heptatlo e bate record com 20 anos.

10/03/2014, 18:25
Desporto

A nossa freguesia embora não tenha nenhum clube de futsal inscrito nas provas oficiais, campeonato e taça, tem um grande potencial em praticantes desta modalidade.

Atletas esses que vêm conquistando troféus quer por equipas da nossa freguesia quer representando clubes de outras freguesias, ainda recentemente o Futsal do Centro Desportivo de Fátima conquistou a taça do distrito de Santarém. Fazem parte desta equipa alguns jogadores naturais da nossa freguesia.

10/03/2014, 18:22
Geral

Viver em Família com a graça de Cristo.

10/03/2014, 18:19
Catequese Paroquial

«Meninos e meninas, recebei o Pai Nosso, a oração que Jesus nos ensinou. Rezai-a todos os dias para serdes bons filhos de Deus.»

10/03/2014, 18:17
Catequese Paroquial

Durante a Eucaristia houve oportunidade de fazer uma reflexão sobre a caminhada na fé destas crianças.

Papel Digital
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eventos
Livro de Visitas
Não existem entradas novas.
Ficheiros
Galeria de Imagens
Festa de Nossa Senhora dos Remédios - Os homens com o andor do Sagrado Coração de Jesus
Festa de Nossa Senhora dos Remédios
This website is ACAP-enabled