http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 19-12-2014
logótipo
19/12/2014, 10:20
Geral
17/12/2014, 18:38
Geral

Com a assinatura pública do auto de receção, a CIMAC- Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central assinalou a conclusão do processo de aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) destinados às 14 corporações de bombeiros do distrito de Évora. Contando com a presença de representantes do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora (CDOS), da Liga Portuguesa de Bombeiros e da Federação Distrital de Bombeiros, cada um dos 14 Presidentes de Câmara recebeu os equipamentos para, em nome da CIMAC, os entregar à respetiva corporação.

A aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para combate a incêndios em espaços naturais é o resultado de um Convite do POVT e Ministério da Administração Interna, dirigido às CIMs e Áreas Metropolitanas, tendo em vista dar resposta a necessidades identificadas nas corporações de bombeiros de todo o país. À semelhança da generalidade das CIM, a CIMAC dispôs-se prontamente a colaborar, permitindo assim o aproveitamento dos financiamentos comunitários para esse fim.  Assente numa parceria formalmente estabelecida entre a CIMAC e os 14 Municípios abrangidos e com um investimento global superior a 182 mil euros, a iniciativa conta com o cofinanciamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e pelos14 Municípios (7,5 + 7,5%).

Esta operação tem como objetivo a melhoria do sistema nacional de Proteção civil e o aumento da sua resiliência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção civil contribuindo para uma maior segurança e maior eficácia no combate aos incêndios em espaços naturais. Neste contexto, serão entregues aos 14 corpos de bombeiros do Alentejo Central 453 novos fatos (casaco e calças); 230 capacetes; 296 pares de botas; 207 pares de luvas e 219 cógulas.

 

Trata-se de uma das primeiras incursões da CIMAC na área da proteção civil. A par desta iniciativa está em curso um projeto em parceria com a ANPC, um estudo dos riscos para integração nos Planos municipais e Emergência e Proteção Civil (abrangendo os concelhos de Arraiolos, Montemor, Portel e Viana), e decorre uma colaboração do Centro de Dados com o CDOS e Corporações de Bombeiros do Distrito.

15/12/2014, 14:30
Geral
  • Em Janeiro deste ano o National Geographic Traveller distinguiu o Alentejo como um dos 21 Melhores Destinos a Visitar pela sua autenticidade e riqueza cultural;

  • Em Agosto o jornal norte-americano USA today elege o Alentejo como a “Melhor Região Vitivinícola do Mundo a Visitar”;

  • Em Setembro o The Daily Meal nomeia Évora como uma das 9 Melhores Cidades do Mundo pela oferta de gastronomia e vinhos;

  • Em Novembro a UNESCO dá o seu parecer positivo e o cante alentejano entra para o quadro de Património Cultural Imaterial da Humanidade;

  • Também em Novembro a Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin) escolhe Reguengos de Monsaraz para ser a “Cidade Europeia do Vinho 2015”;

  • Já com o fim de ano à porta os Vinhos do Alentejo fazem o rescaldo de 2014 apontando para um crescimento em volume de cerca de 5% e um aumento de quota de mercado de 1,3%;

Últimas Notícias
11/12/2014, 11:32
Geral

A Fundação Eugénio de Almeida foi considerada a melhor Pequena e Média Empresa (PME) do setor agrícola nos Prémios Agricultura 2014, iniciativa que visa promover, incentivar e premiar os casos de sucesso dos setores Agrícola, Agroindustrial, Pecuário e Florestal nacionais. O Prémio foi entregue a Luís Rosado, Administrador Delegado da Fundação Eugénio de Almeida, no passado dia 04 de dezembro, em Lisboa, numa cerimónia que teve a presença de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar.

09/12/2014, 10:36
Geral

A Fundação Eugénio de Almeida promove, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 15h00, no Fórum Eugénio de Almeida, a conferência comemorativa do V centenário da canonização de São Bruno. A iniciativa visa reforçar os laços que unem a Fundação Eugénio de Almeida à Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli e relembrar uma Cartuxa que permanece viva e ativa, celebrando os ideais de São Bruno, seu fundador, de sacrifício, oração e entrega a Deus.

26/11/2014, 11:37
Geral

A campanha de solidariedade “Aliados do Natal” está de regresso ao concelho de Odemira. Até ao dia 9 de dezembro, a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira está a recolher brinquedos e bens alimentares, para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho a ter um Natal mais feliz.

Os interessados em participar podem entregar presentes e bens alimentares (não perecíveis) nas sedes de Juntas de Freguesia e escolas do concelho de Odemira.

Depois da fase de recolha, a TAIPA vai entregar presentes às crianças do concelho, sendo em primeira linha para aquelas que são identificadas pelas diferentes organizações de intervenção social no concelho de Odemira. Depois, nos dias 18,19, 22 e 23 de dezembro, serão oferecidos brinquedos a toda as crianças, espalhando o assim espírito de Natal.

À semelhança dos anos anteriores, serão também oferecidos cabazes alimentares às famílias e idosos do concelho, que tenham sido identificados pelas diferentes entidades.

 

Para mais informações contactar: TAIPA - 283 320 020 / 961 503 590

25/11/2014, 12:29
Geral

Segundo a Agência Lusa, que cita fonte prisional, o ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ficar detido no Estabelecimento Prisional de Évora.

20/11/2014, 15:16
Geral

A Associação Eborae Mvsica promove, o X Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00.

19/11/2014, 14:40
Geral

No próximo dia 24 de novembro, pelas 9.30 horas, vai ser promovida em Odemira uma jornada técnica sobre “Flora invasora no Sudoeste”, onde serão identificadas as principais espécies de plantas invasoras que ocorrem na região e metodologias de controlo e erradicação.

A iniciativa decorrerá no auditório da Associação de Beneficiários do Mira, com inscrições gratuitas.

Durante a manhã o programa incidirá na apresentação da problemática local das plantas invasoras, a cargo de Elisabete Marchante, investigadora no Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Universidade de Coimbra. Será feita uma contextualização ao nível de conceitos, impactes ambientais e legislação em vigor, seguindo-se a identificação das principais espécies que ocorrem na região, a descrição das etapas de gestão a apresentação de metodologias de controlo. A componente teórica terminará com a apresentação da Plataforma de mapeamento nacional das plantas invasoras.

Para a tarde está prevista uma saída de campo para identificação das principais espécies de plantas invasoras.

Espécies como a Acácia, Mimosa, Canas ou o Chorão-da-praia são algumas das espécies invasoras que, sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam. São plantas com grande capacidade reprodutiva, de dispersão e de resistência, com crescimento rápido e fácil adaptação. Considera-se que os prejuízos das espécies invasoras equivalem a 5% da economia mundial.

A iniciativa é promovida pela ADL – Associação de Beneficiários do Mira, sob a coordenação técnica do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e do PNSACV – Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e organização da AHSA – Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano e da ABM – Associação de Beneficiários do Mira, com o apoio do Município de Odemira.

 

As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 20 de novembro, através dos contactos 283 320 440 ou 915 190 720 ou pelo e-mail geral@ahsa.pt

18/02/2014, 11:29
Geral

Musa paradisiaca, um projeto artístico de Eduardo Guerra e Miguel Ferrão, finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2013, apresentam hoje dia 18 de fevereiro, no Palácio Foz, a exposição “Comissão de almas”.

17/02/2014, 17:08
Geral

 

A Câmara Municipal de Évora e a Universidade irão assinar dentro em breve um acordo de colaboração com vista à otimização de recursos no âmbito de um projeto que visa a reconstituição digital da cidade de Évora.

12/02/2014, 10:20
Geral

A Associação Cantinho dos Animais de Évora é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Évora, fundada em 1979 e reconhecida como instituição de utilidade pública em 1988 (D.R. n.º250 de 88/ 10/ 28), que se destina à recolha, tratamento e reencaminhamento de cães e gatos abandonados para novos lares, bem como o encaminhamento de animais selvagens feridos ou alienados para instituições com competência para os tratar e que alberga cerca de 100 cães e 30 gatos, número que aumenta quase diariamente, fruto do abandono. O Cantinho dos Animais sobrevive somente com os poucos rendimentos oriundos de quotas de sócios e donativos esporádicos em dinheiro ou géneros. Não temos qualquer apoio fixo estatal ou de entidades particulares.

O principal objectivo da associação é minorar os efeitos dos maus tratos a animais domésticos, especialmente os que decorrem do abandono destes e sensibilizar as populações para a responsabilidade individual e colectiva existente na questão da aquisição/ adopção, tratamento e bem-estar dos animais abandonados. A associação presta igualmente um importante serviço à comunidade, na medida em que, controla a ocorrência de animais errantes que, estando doentes, podem contribuir, juntamente com outros factores, para a degradação das condições de saúde pública da cidade, impressionando também quem passa nas ruas, quem circula de carro ao redor da cidade, etc..

Apesar das dificuldades que temos enfrentado, a nossa associação tem-se esforçado em mudar as mentalidades e os comportamentos das populações em relação aos animais.

Assim, e sempre na procura do bem estar dos animais, solicitamos a colaboração na divulgação da nossa iniciativa de recolha de fundos através do nº Solidário criado com esse fim.

18/11/2013, 09:22
Geral

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito do Projecto “Rota dos Recursos Silvestres”, integrado na Estratégia de Eficiência Colectiva Provere – Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo, desenvolveu uma parceria com o conceituado Chef alentejano António Nobre, para a confecção de receitas inéditas onde os recursos silvestres ocupam um papel de destaque.

O mel, os figos da Índia, o poejo, a aguardente de medronho, os chocolates com recursos silvestres, entre muitos outros, são alguns dos produtos que compõem a actual Rota dos Recursos Silvestres, que conta já com três anos de história e com quinze produtores associados.

A parceria surgiu, sobretudo, para dar a conhecer a variedade de Recursos Silvestres e a multiplicidade de sabores que estes conferem aos nossos pratos. Cada vez mais é importante inovar, diferenciando-nos com qualidade e dando a conhecer a grande variedade de produtos qualificados da Região do Alentejo, bem como incentivar o empreendedorismo junto dos jovens produtores, aumentando a atratividade da base económica e do território de intervenção, nomeadamente nos Concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.”, sublinha Luís Cavaco, Director-geral da ADRAL.

Papel Digital
Necessita de se autenticar ou efectuar um registo para visualizar este conteúdo.
Edicao DS - dia 19_12_2014
 
Outros papéis:
Farmácias de Serviço
Previsão do Tempo
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Radio - Estudio 02 - sem descrição
Radio - Estudio 02
This website is ACAP-enabled