http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 24-10-2014
logótipo
Publicidade
Geral

O presidente do Comité das Regiões (CR), Michel Lebrun, saudou o novo Colégio de Comissários aprovado ontem pelo Parlamento Europeu. «Gostaria de felicitar calorosamente o novo Colégio de Comissários por ter recebido um voto de confiança para colocar de novo a Europa na via do crescimento e restabelecer a confiança dos cidadãos no projeto europeu. O Comité das Regiões deposita muita esperança e grandes expectativas na nova equipa da Comissão. É meu desejo que trabalhemos em conjunto, a fim de continuar a criar condições propícias para o crescimento e a criação de emprego nos nossos territórios». Congratulou-se ainda com o compromisso assumido pelo novo presidente da Comissão Europeia, ao longo dos últimos meses, de reforçar o envolvimento dos órgãos de poder local e regional no processo de decisão a nível europeu.

 

Referindo-se ao programa político do Presidente Jean-Claude Juncker para os próximos cinco anos, o Presidente Michel Lebrun assinalou que «essas prioridades serão as orientações do CR para o seu próximo mandato, e o nosso Comité acompanhará de perto a implementação das mesmas, especialmente no que diz respeito aos fundos estruturais da UE, ao emprego dos jovens e ao crescimento verde, todos eles domínios em que as regiões e os municípios devem ter uma palavra a dizer. A UE tem de demonstrar que é capaz de produzir resultados e, tendo em conta os 300 mil milhões de euros que serão investidos nos municípios e regiões nos próximos anos, a política regional e de coesão terá aqui um papel decisivo».

24/10/2014, 10:41
24/10/2014, 09:54

A Comissão Europeia anunciou hoje a atribuição de um montante de 24,4 milhões de EUR do orçamento da UE para financiar a investigação no domínio do Ébola, urgentemente necessária. O financiamento será atribuído a cinco projetos, que vão de um ensaio clínico em grande escala de uma vacina potencial até testes de componentes já existentes e novos para tratar o vírus ébola. Os fundos do programa Horizonte 2020 o programa de investigação e inovação da UE, serão canalisados através de um procedimento de urgência, a fim de dar início aos trabalhos o mais rapidamente possível. A Comissão também está a trabalhar com a indústria tendo em vista a prossecução do desenvolvimento de vacinas, medicamentos e diagnósticos para o vírus ébola e outras doenças hemorrágicas no âmbito da Iniciativa sobre medicamentos inovadores.

23/10/2014, 14:40

De 27 a 31 de outubro,

várias figuras públicas colocarão um lenço rosa como sinal de apoio e solidariedade para com as mulheres

 

A Europa Donna Portugal - membro da Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama e que desenvolve a sua atividade através da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – desafia os homens portugueses a colocarem um lenço cor-de-rosa na cabeça, real ou virtual, durante a semana de 27 a 31 de outubro, como forma de assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se comemora anualmente a 30 de outubro. Com a iniciativa “Lenço na Cabeça também é de Homem”, a organização pretende promover um Movimento nacional que mostre a solidariedade dos homens com as mulheres que sofrem de cancro da mama.

23/10/2014, 14:32

· Parlamento Europeu elege Comissão Juncker por 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções

· Grupo de alto nível da UE apela a um financiamento específico para incentivar a utilização das novas tecnologias no ensino superior

· UE emitiu em 2013 mais de 2,3 milhões de novas autorizações de residência para cidadãos extracomunitários, sendo os principais beneficiários provenientes da Ucrânia

 

23/10/2014, 14:30

A Cerciestremoz realizou no passado dia 20 de Outubro, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, um Workshop sobre “Economia Doméstica/ Alimentar e poupar”, onde aprofundou o tema alimentação saudável a baixo custo. Este foi um desafio lançado pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza - delegação de Évora no âmbito de uma Focus Week de âmbito distrital de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.

23/10/2014, 14:27

O grupo de alto nível da União Europeia para a modernização do ensino superior publica hoje o seu relatório sobre os «novos métodos de ensino e aprendizagem nas universidades». O grupo, dirigido pela antiga Presidente da Irlanda, Mary McAleese, formulou 15 recomendações (anexo 1), realçando a necessidade de canalizar melhor os recursos para promover o desenvolvimento e a utilização de métodos de ensino e aprendizagem digitais mais flexíveis no ensino superior.

23/10/2014, 14:25

O Comité das Regiões lançou a edição de 2016 do prémio Região Empreendedora Europeia (EER). Pode candidatar-se até 16 de março de 2015 qualquer região ou município da UE, independentemente da sua dimensão ou nível económico, que tenha uma estratégia empresarial de excelência e orientada para o futuro. As estratégias mais bem-sucedidas, visionárias e promissoras serão recompensadas e acompanhadas ao longo dos próximos dois anos. Será organizada uma Jornada de Informação sobre o prémio (com transmissão direta via Internet), em 23 de outubro.

23/10/2014, 14:23

A Comissão Europeia adotou hoje um ato delegado e um projeto de proposta com vista à adoção de um ato de execução do Conselho relativos ao cálculo das contribuições dos bancos para os fundos nacionais de resolução e para o Fundo Único de Resolução, respetivamente (IP/13/674).

23/10/2014, 14:22

Sábado, dia 25 Outubro/2014

Associação de Surdos de Évora - 15h30m

Rua Frei Miguel, N.º 30

 

APRESENTAÇÃO:

Enf.ª Fernanda Marreiros

 

http://www.asurdosevora.org/

 

22/10/2014, 16:05

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar o seu Peditório Nacional entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro. A iniciativa será organizada em diversas áreas geográficas do país, de acordo com as orientações dos respetivos Núcleos Regionais da LPCC. O Peditório Nacional é uma das mais importantes ações de angariação de fundos, que permite à instituição dar continuidade aos diversos projetos que tem vindo a desenvolver e promover a luta contra o cancro.

21/10/2014, 14:31

· Emprego: microfinanciamento Progress empresta 182 milhões de euros a mais de 20 000 empresários para criação e expansão de empresas

 

· Adotados os planos regionais conducentes à futura obrigação de desembarcar todas as capturas da pesca

· Relatório sobre doença de Alzheimer e outras formas de demência

 

 

20/10/2014, 15:42

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, em conjunto com a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja e Setúbal, propuseram à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem, o qual será oferecido a partir do próximo ano.

20/10/2014, 12:12

A atividade da Construção continua em crise, mas os empresários do Setor acreditam na recuperação. Esta é, em síntese, a conclusão decorrente da mais recente análise de conjuntura da FEPICOP- Federação Portuguesa da Indústria da Construção, relativa aos primeiros sete meses do ano.

20/10/2014, 12:10

A APFN congratula-se com a reforma do IRS, que pela primeira vez tem em consideração não só o rendimento dos sujeitos passivos, mas também o número de pessoas que vivem desse rendimento. É uma reforma que consideramos dar sinais positivos às famílias, por refletir a sua realidade, embora ainda longe do que consideramos justo e desejável.

A introdução do quociente familiar de 0,3 é uma medida positiva porque se têm em conta os dependentes na consideração da taxa de imposto, sobretudo se se vier a cumprir a intensão expressa de alargar este número para 0,4 por dependente em 2016, e 0,5 em 2017, bem como os limites a aplicar.

A situação que as famílias vivem nos nossos dias parece estar, ao menos em parte, refletida fiscalmente, pela consideração dos idosos a cargo e dos filhos até aos 25 anos. O mesmo diga em relação aos vales sociais, ao aumento das deduções na saúde, e à consagração, pela primeira vez, de deduções para “despesas familiares”.

Para além de vir introduzir mais justiça no sistema fiscal, a APFN considera esta reforma pode ser um primeiro passo para a inversão da tendência demográfica suicida que se verifica em Portugal, onde regista a menor taxa de natalidade da Europa (1.18 filhos por mulher, em 2013).

De facto, num inquérito recente desenvolvido pelo INE e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a maioria das inquiridas afirmaram que teriam mais filhos se houvesse um “aumento real dos rendimentos das famílias com filhos”, o que se consegue através de um sistema fiscal mais favorável (vide).

Acreditamos que, se sinais idênticos forem dados de forma transversal noutras áreas (saúde, educação, transportes, habitação, etc.), a inversão dessa tendência poderá ser uma realidade.


Para consultar o simulador APFN para o novo IRS: http://www.apfn.com.pt/simuladorirs.php

20/10/2014, 12:08

O único evento onde é possível ires a Corre até Úrano e de Bicicleta até Neptuno... enquanto aprendes Ciência".

 

Consulte o programa completo em:

www.estremoz.cienciavia.pt

competicoes@federacao-triatlo.pt

 

25 Outubro - 14h30

 

26 Outubro - 10h00

20/10/2014, 11:45

· Tráfico de seres humanos 2010-2014: erradicar o comércio de escravos

 

· Primeira estimativa dos agregados europeus com base no SEC 2010: nível do PIB da zona euro e da UE muda para tendência ascendente e taxas de crescimento permanecem quase inalteradas

· Propinas e bolsas de estudo atribuídas aos estudantes variam consideravelmente em toda a Europa

· UE e Singapura concluem negociações sobre investimento

 

· Produção no setor da construção sobe 1,5% na zona euro e 0,5% na UE

 

17/10/2014, 14:59

Os níveis das propinas, das bolsas de estudo e dos empréstimos atribuídos aos estudantes continuam a registar fortes diferenças em toda a Europa, de acordo com um relatório hoje publicado pela rede Eurydice da Comissão Europeia. O relatório, que abrange 33 países europeus, revela que os regimes de propinas permaneceram relativamente estáveis em todo o continente, não obstante algumas exceções assinaláveis. A Alemanha é o único país que aboliu recentemente o pagamento de propinas, embora tenha iniciado a sua utilização apenas em 2007.

17/10/2014, 14:57

Promovido pelo CLDS+Barrancos. Inscrições abertas para aulas de pintura.

17/10/2014, 14:49

A Associação Portuguesa de Epidermólise Bolhosa (Debra Portugal) leva a efeito o evento solidário, que está a ser organizado na cidade de Évora, a 25 de Outubro de 2014.

16/10/2014, 16:31
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Rotativa - sem descrição
Rotativa
This website is ACAP-enabled