http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 21-11-2014
logótipo
Publicidade
Geral

· Comissão anuncia marco importante no investimento nas regiões da Europa a partir de 2014-2020

· Máfia: Novo relatório da UE-Eurojust revela grupos de criminalidade organizada por trás de delitos ambientais

· Inclusão social dos migrantes na UE: cidadãos de países terceiros têm duas vezes mais probabilidades de estar em risco de pobreza ou de exclusão social que os cidadãos da UE

 

21/11/2014, 14:32
21/11/2014, 09:54

A Associação Eborae Mvsica promove, o X Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00.

20/11/2014, 15:16

O primeiro Raide Hípico do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, vai decorrer no próximo Sábado, dia 22 de Novembro e possibilitar que investigadores especializados em equinos realizem dois estudos no terreno.

Os estudos são apoiados pela Al Equine e irão debruçar-se sobre duas temáticas: “Biomarcadores da performance e bem-estar em cavalos de resistência equestre” e “Biomarcadores genéticos de performance em cavalos de resistência”.

Durante o estudo os investigadores irão fazer medições da temperatura ocular e cortisol salivar antes, durante e no final das competições, assim como fazer colheita de pelos para extração de DNA e identificação de polimorfismos genéticos associados à performance.

O objetivo deste estudo é determinar biomarcadores que possam servir indicadores do bem-estar e rendimento desportivo em cavalos de resistência equestre.

 

Entre os principais investigadores encontram-se Isabel Fidalgo Carvalho, Médica Veterinária, doutorada em Ciências Equinas, da Equigerminal, Mónica Mira, Médica Veterinária e aluna de doutoramento da Universidade de Évora, Rute Guedes dos Santos doutorada em Ciência Veterinárias, docente na Escola Superior Agrária de Elvas e Elsa Lamy, investigadora no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas.

 

O tema deste estudo estará incluído na tese de doutoramento de Mónica Mira e o resultado final do estudo dos biomarcadores (temperatura ocular e cortisol salivar) estará disponível 2 a 3 meses depois desta prova. Relativamente ao estudo dos biomarcadores genéticos, os resultados finais estarão disponíveis 1 a 2 anos após o início da colheita de amostras.

 

Competição equestre no Torre de Palma Wine Hotel

 

 

O primeiro Raide Hípico Torre de Palma é uma prova desportiva nacional dedicada à disciplina de endurance, aprovada pela Federação Equestre Portuguesa. A competição é composta por quatro provas, incluindo o Concurso de Endurance Regional de 20 quilómetros, os Concursos de Endurance de Promoção de 40 e de 80 quilómetros e o Concurso de Endurance Nacional de 1 estrela. As quatro provas decorrem entre as 7:00 e as 18:00 horas e destinam-se a cavaleiros de raides a nível regional, nacional e internacional. O Raide Hípico Torre de Palma presta ainda homenagem aos raidistas portugueses de referência, António Benito Romão de Moura e João Augusto Romão de Moura contribuindo para posicionar a região como destino de referência para os amantes do mundo equestre.

20/11/2014, 15:12

Em cerimónia realizada ontem ao fim da tarde no Parlamento Europeu, Mendes Bota recebeu o “Scandinavian Human Dignity Award 2014”, outorgado pela Scandinavian Human Rights Lawyers, das mãos da sua presidente Ruth Nordstrom, na presença de vários eurodeputados e outros representantes da organização.

 

O prémio consistiu numa obra escultórica original significativa da escravatura dos tempos modernos e num diploma alusivo destinando-se, no dizer da organização, a distinguir Mendes Bota pelos seus “esforços para combater o tráfico de seres humanos na Europa”.

 

A Scandinavian Human Rights Lawyers é uma Organização Não-Governamental dedicada à promoção e à protecção dos Direitos Humanos e da dignidade humana na Escandinávia e na Europa, implementando uma estratégia efectiva de promoção, trabalho em rede e educação em assuntos legais.

 

O Scandinavian Human Dignity Award é atribuído anualmente a uma pessoa ou organização que tenha contribuído de forma especial para os Direitos Humanos, todos os que derivam da dignidade inerente ao ser humano e que são essenciais para o seu livre e completo desenvolvimento.

 

Este prémio é decidido por um Comité, composto de eminentes personalidade ligadas ao Direito e Ensino Universitário, que defende a inalienabilidade dos Direitos Humanos para todas as pessoas, reúne-se nas capitais dos países Escandinavos, e publica trabalhos sobre questões temáticas.

 

No seminário que se seguiu, dedicado à temática do Tráfico de Seres Humanos, Mendes Bota fez uma explanação do conteúdo e das propostas contidas no seu relatório subordinado ao tema “Prostitution, trafficking and modern slavery in Europe”, aprovado no plenário da APCE em Abril deste ano, e no qual trabalhou durante um ano e meio, e que constituiu o cerne da decisão daquela organização de Direitos Humanos.

19/11/2014, 14:42

No próximo dia 24 de novembro, pelas 9.30 horas, vai ser promovida em Odemira uma jornada técnica sobre “Flora invasora no Sudoeste”, onde serão identificadas as principais espécies de plantas invasoras que ocorrem na região e metodologias de controlo e erradicação.

A iniciativa decorrerá no auditório da Associação de Beneficiários do Mira, com inscrições gratuitas.

Durante a manhã o programa incidirá na apresentação da problemática local das plantas invasoras, a cargo de Elisabete Marchante, investigadora no Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Universidade de Coimbra. Será feita uma contextualização ao nível de conceitos, impactes ambientais e legislação em vigor, seguindo-se a identificação das principais espécies que ocorrem na região, a descrição das etapas de gestão a apresentação de metodologias de controlo. A componente teórica terminará com a apresentação da Plataforma de mapeamento nacional das plantas invasoras.

Para a tarde está prevista uma saída de campo para identificação das principais espécies de plantas invasoras.

Espécies como a Acácia, Mimosa, Canas ou o Chorão-da-praia são algumas das espécies invasoras que, sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam. São plantas com grande capacidade reprodutiva, de dispersão e de resistência, com crescimento rápido e fácil adaptação. Considera-se que os prejuízos das espécies invasoras equivalem a 5% da economia mundial.

A iniciativa é promovida pela ADL – Associação de Beneficiários do Mira, sob a coordenação técnica do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e do PNSACV – Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e organização da AHSA – Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano e da ABM – Associação de Beneficiários do Mira, com o apoio do Município de Odemira.

 

As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 20 de novembro, através dos contactos 283 320 440 ou 915 190 720 ou pelo e-mail geral@ahsa.pt

19/11/2014, 14:40

 

Empresas portuguesas e chinesas foram distinguidas pelas relações que estabeleceram entre os dois países nos últimos cinco anos. Os Prémios de Mérito Empresarial Luso-Chineses são uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, apoiada pela AICEP e pela Embaixada da China em Lisboa. A cerimónia de entrega destes prémios aconteceu na capital portuguesa, no dia 30 de Outubro.

 

18/11/2014, 14:30

· Despesas no domínio da Investigação e Desenvolvimento na UE em 2013 ligeiramente superiores a 2% do PIB – quase dois terços realizados no setor empresarial

· Setembro de 2014 - Excedente de 18,5 mil milhões de euros do comércio internacional de mercadorias da zona euro e de 2,6 mil milhões de euros para a UE

 

18/11/2014, 12:07

As Galerias de Móveis São Francisco promovem na tarde da próxima quarta-feira, dia 19 de Novembro, data em que comemoram o terceiro aniversário do MUSEU DO MARCENEIRO, mais uma visita guiada à sua Fábrica e Museu, desta vez envolvendo os jovens da Casa Pia de Évora.

17/11/2014, 12:07

As últimas eleições para o Parlamento Europeu demonstraram que as novas gerações precisam de uma história da Europa contada de forma diferente que os identifique mais com a União Europeia e com os seus direitos enquanto cidadãos europeus. Numa altura em que enfrentam o desemprego e o aumento das desigualdades, há necessidade de algo novo que os aproxime mais do projeto europeu e os leve a participar mais ativamente na vida europeia.

A Comissão Europeia decidiu assim lançar o projeto “Uma Nova Narrativa para a Europa”. E não se pense que o facto de este ser um momento de crise e de questionamento dos valores europeus pode ser um obstáculo. O atual contexto apenas vem reforçar a necessidade desta nova forma de olhar a Europa.

E quem pode ajudar a construir esta nova história? Todos nós, mas em especial as gerações mais novas. E é por esta razão que o projeto vai ser lançado, entre outros lugares, em escolas, instituições de ensino superior e centros culturais. O objetivo é ir ao encontro dos cidadãos, mas de uma forma mais profunda.

Em Portugal, as iniciativas vão envolver cerca de 50 entidades e vão ser desenvolvidas a partir de agora até Maio de 2015. Os jovens, mas também os artistas, intelectuais e cientistas serão o público-alvo central. Será essencialmente a estes que serão pedidos contributos, propostas, ideias para redesenhar e reescrever a narrativa da Europa. Estão previstas algumas centenas de aulas-debate em estabelecimentos de ensino, concursos desenvolvidos para Clubes Europeus das escolas e debates com base no modelo "Café Europa". Os portugueses, em geral, poderão igualmente contribuir através de debates a realizar em centros culturais ou escrevendo diretamente para a plataforma digital (www.novanarrativa-europa.eu) onde serão colocados todos os contributos. No final será editado um livro, com o contributo português para a narrativa europeia, a apresentar em Maio de 2015. Serão ainda organizadas conferências e criado um grupo de reflexão, composto por personalidades portuguesas de relevante notoriedade intelectual, científica e cívica. As atividades de reflexão a desenvolver serão subordinadas ao tema “Pensar, refletir e agir pela Europa”.

 

O pilar do projeto português é a Declaração “O Corpo e a Mente da Europa” que resultou dos trabalhos do Comité Cultural criado a nível europeu. Esta Declaração, que funcionará como catalisador das discussões, contou com os contributos de duas dezenas de artistas, intelectuais, cientistas e representantes do mundo académico de toda a Europa. Entre estes encontra-se Luísa Taveira, diretora da Companhia Nacional de Bailado.

 

A declaração defende a necessidade de um “novo renascimento”, onde se preste mais atenção à diversidade cultural e ao cosmopolitismo e pluralismo e onde as cidades “devem procurar tornar-se capitais de cultura, melhorando a vida de todos os europeus”.

Para que haja mudança precisamos de saber que histórias querem os cidadãos europeus escrever sobre a Europa. Participar é contribuir para  desenhar o caminho que nos leva à Europa que desejamos para nós e para as novas gerações. Contamos com as vossas propostas que desde já agradecemos.

 

Maria de Aires Soares

 

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

17/11/2014, 11:20

A revista internacional de vinhos Gilbert & Gaillard foi distinguida com o prémio "Musa de la Vendimia", atribuído pela Cámara de Comercio de Badajoz por proposta do Ayuntamiento de Almendralejo (Extremadura) durante o XV Salão do Vinho e da Azeitona – Iberovinac 2014.

 

Na foto: Pepe García Lobato, alcaide de Almendralejo; Manuel Gil, proprietário do restaurante Las Barandas - prémio Mantel Blanco 2014; Carlos Briz, representante da Cámara de Comercio de Badajoz; Francois Gilbert, fundador da Gilbert & Gaillard - prémio Musa de la Vendimia; Evelyn Israel, enóloga, wine taster e cronista de Gilbert & Gaillard; e Susan Alcón, representante de extremadura.com - media partner local de Gilbert & Gaillard, e de alexfo.com - produtora oficial de Gilbert & Gaillard em Espanha.

14/11/2014, 11:19

Dia 14 de Novembro (sexta-feira) celebra-se o dia mundial da diabetes e Évora vai participar activamente nas celebrações deste dia.

A Federação Internacional da Diabetes tem este ano como tema central a promoção da alimentação equilibrada, em particular o facto de o dia dever começar com um pequeno-almoço saudável.

A UCC Évora em parceria com a Câmara Municipal de Évora, a Diabentejo e o Agrupamento de Escolas nº 1 de Évora vão assinalar o dia mundial da diabetes com um conjunto de atividades que promovam estilos de vida saudáveis e previnam o aparecimento desta doença.

Durante toda a semana 10 a 14 de Novembro o Templo Romano está iluminado em azul para marcar esta data.

A diabetes é um grave problema de saúde pública que afecta cerca de 13% da população Portuguesa. Destes 5.7% já têm a doença mas ainda não estão diagnosticados. Muito ainda há a fazer para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com diabetes.

13/11/2014, 18:30

No âmbito das comemorações dos 30 anos da ESTRUTURA OPERACIONAL DE EMERGÊNCIA DA CVP em Beja, o Centro Humanitário de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa promoveu nos dias 07 e 08 de Novembro várias atividades no Espaço Exterior da Casa da Cultura de Beja.

 

11/11/2014, 11:33

A Cerciestremoz realizou, na Quinta de Santo Antão, um churrasco solidário, onde os muitos presentes, embora a tarde de chuva fosse convidativa a ficar em casa, puderam desfrutar de um excelente churrasco de porco, castanhas assadas e de bom vinho da região.

Além do já referido churrasco a Cerciestremoz promoveu ainda uma venda solidária de antiguidades e velharias, com materiais doados e recuperados na instituição.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, o presidente da Cerciestremoz, Jorge Canhoto, agradeceu a presença de todos e essencialmente aos que tornaram possível a realização do churrasco, nomeadamente aos colaboradores, formandos e a quem se quis associar doando à instituição os géneros que permitiram a realização da atividade.

10/11/2014, 15:20

O Plano de Acção 2014-2020 da Associação Transfronteiriça Lago Alqueva (ATLA) foi aprovado, na generalidade e por unanimidade, na passada sexta-feira, em Mourão.

 

10/11/2014, 15:14

Sessões Temáticas de Suporte e Informação

• Atividade Física e Movimento •


15H00 - ENTRADA LIVRE - Duração: 1h30

10/11/2014, 11:53

A Celebração do Dia Mundial da Diabetes vai decorrer em Barrancos do dia 12 a 14 do corrente mês.

10/11/2014, 11:49

Dark Sky® Alqueva em destaque no Portal Independent Traveller

07/11/2014, 11:54

A Fundação Eugénio de Almeida apresenta Tão alto quanto os olhos alcançam, exposição que propõe uma leitura cruzada entre a arte sacra e a arte contemporânea, assinalando o culminar de uma trajetória de mais de uma década de inventariação do património artístico da Arquidiocese de Évora e de divulgação da arte contemporânea. A mostra, que encerra ainda o ciclo da programação inaugural do Fórum Eugénio de Almeida, inclui diversas obras relevantes de pintura, escultura e paramentaria provenientes de instituições de culto, bem como de arte contemporânea, de artistas como Joseph Beuys, Michael Biberstein, José Pedro Croft ou Fernando Calhau.

07/11/2014, 11:47

· Em resposta ao surto do Ébola a Europa redobra auxílio em diversas frentes

 

· União Europeia ajuda a melhorar as ligações ferroviárias portuguesas e espanholas

 

07/11/2014, 11:44
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Radio - Estudio 02 - sem descrição
Radio - Estudio 02
This website is ACAP-enabled