http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 18-12-2014
logótipo
Geral
18/12/2014, 10:20

Com a assinatura pública do auto de receção, a CIMAC- Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central assinalou a conclusão do processo de aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) destinados às 14 corporações de bombeiros do distrito de Évora. Contando com a presença de representantes do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora (CDOS), da Liga Portuguesa de Bombeiros e da Federação Distrital de Bombeiros, cada um dos 14 Presidentes de Câmara recebeu os equipamentos para, em nome da CIMAC, os entregar à respetiva corporação.

A aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para combate a incêndios em espaços naturais é o resultado de um Convite do POVT e Ministério da Administração Interna, dirigido às CIMs e Áreas Metropolitanas, tendo em vista dar resposta a necessidades identificadas nas corporações de bombeiros de todo o país. À semelhança da generalidade das CIM, a CIMAC dispôs-se prontamente a colaborar, permitindo assim o aproveitamento dos financiamentos comunitários para esse fim.  Assente numa parceria formalmente estabelecida entre a CIMAC e os 14 Municípios abrangidos e com um investimento global superior a 182 mil euros, a iniciativa conta com o cofinanciamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e pelos14 Municípios (7,5 + 7,5%).

Esta operação tem como objetivo a melhoria do sistema nacional de Proteção civil e o aumento da sua resiliência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção civil contribuindo para uma maior segurança e maior eficácia no combate aos incêndios em espaços naturais. Neste contexto, serão entregues aos 14 corpos de bombeiros do Alentejo Central 453 novos fatos (casaco e calças); 230 capacetes; 296 pares de botas; 207 pares de luvas e 219 cógulas.

 

Trata-se de uma das primeiras incursões da CIMAC na área da proteção civil. A par desta iniciativa está em curso um projeto em parceria com a ANPC, um estudo dos riscos para integração nos Planos municipais e Emergência e Proteção Civil (abrangendo os concelhos de Arraiolos, Montemor, Portel e Viana), e decorre uma colaboração do Centro de Dados com o CDOS e Corporações de Bombeiros do Distrito.

17/12/2014, 18:38

O Crédito Agrícola apresenta a plataforma digital AgroNegócios, www.agronegocios.eu, um agregador de informação e troca de conhecimentos, destinado a profissionais dos sectores Agrícola e Agro-industrial.

Este site, que resulta de uma parceria com a Agropress, tem por objectivo facilitar a partilha de informação e potenciar a divulgação de notícias e conteúdos técnicos relevantes em áreas como viticultura, cerealicultura, agropecuária, agricultura biológica, política agrícola, tecnologia, entre outras.

Este novo site destina-se a profissionais do sector agrícola (desde agricultores, engenheiros agrónomos, veterinários, engenheiros florestais a engenheiros ambientais), bem como a profissionais da indústria alimentar (engenheiros alimentares, engenheiros químicos, técnicos de biotecnologia, entre outros), e ainda a gestores e empresários destas áreas e público em geral.

Para facilitar a consulta de informação o portal está dividido em webpages e webservices que contêm informação sobre o sector Agrícola e Agro-industrial, artigos de carácter científico, entrevistas a personalidades de relevo para o sector e ainda aplicações web que disponibilizam informação climática e econométrica (por exemplo, temperaturas locais e preços das commodities agrícolas).

Integrada no segmento de negócios CA Agricultura, o apoio a esta plataforma digital vem reforçar o posicionamento do Crédito Agrícola como instituição inovadora no mercado bancário e segurador, diferenciando-se da concorrência perante Clientes e Não Clientes dos sectores Agrícola e Agro-industrial.

 

O portal está também acessível em http://www.creditoagricola.pt/CAI/Empresas.

16/12/2014, 15:58

Foram concluídos os trabalhos de automatização - mediante instalação de sinalização e meias barreiras - de oito passagens de nível (PN) seis das quais na Linha do Oeste (concelhos do Bombarral (1), Caldas da Rainha (2), Leiria (2) e Figueira da Foz (1), e duas na Linha do Alentejo (concelhos de Viana do Alentejo e Alvito).

Estas automatizações, cuja entrada em funcionamento decorreu de forma faseada entre 18 de novembro e 13 de dezembro, são parte integrante de um lote de 12 PN, com um investimento associado de cerca de 1,7 milhões de euros. Os trabalhos foram adjudicados à empresa EFACEC – Engenharia e Sistemas, SA, assegurando o Grupo REFER a gestão, coordenação e fiscalização dos mesmos.

Até ao final do ano serão ainda automatizadas quatro PN na Linha do Minho, que fazem parte do lote adjudicado à EFACEC, e duas na Linha da Beira Alta de um outro lote.

Estas ações inscrevem-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a REFER tem em curso desde 1999, e que permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros, tendo em vista a redução do número de acidentes e vítimas nestes atravessamentos.

16/12/2014, 09:46
  • Em Janeiro deste ano o National Geographic Traveller distinguiu o Alentejo como um dos 21 Melhores Destinos a Visitar pela sua autenticidade e riqueza cultural;

  • Em Agosto o jornal norte-americano USA today elege o Alentejo como a “Melhor Região Vitivinícola do Mundo a Visitar”;

  • Em Setembro o The Daily Meal nomeia Évora como uma das 9 Melhores Cidades do Mundo pela oferta de gastronomia e vinhos;

  • Em Novembro a UNESCO dá o seu parecer positivo e o cante alentejano entra para o quadro de Património Cultural Imaterial da Humanidade;

  • Também em Novembro a Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin) escolhe Reguengos de Monsaraz para ser a “Cidade Europeia do Vinho 2015”;

  • Já com o fim de ano à porta os Vinhos do Alentejo fazem o rescaldo de 2014 apontando para um crescimento em volume de cerca de 5% e um aumento de quota de mercado de 1,3%;

15/12/2014, 14:30

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) em parceria com a Equimuralha vão realizar nos próximos dias 6 e 7 de Março (2015), a 7ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora.

15/12/2014, 12:24

Painéis solares em casa contribuem para a redução da fatura de eletricidade

12/12/2014, 10:16

O Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica está a promover as Audições e Atividades de Natal de 2014, desde o dia 3 de Dezembro até ao dia 19 de Dezembro.

11/12/2014, 11:37

A Comissão Europeia adotou o programa operacional português «inclusão social e emprego» para a execução do Fundo Social Europeu (FSE) e da Iniciativa para o Emprego dos Jovens (IEJ) para o período de 2014-2020.

11/12/2014, 11:35

A Fundação Eugénio de Almeida foi considerada a melhor Pequena e Média Empresa (PME) do setor agrícola nos Prémios Agricultura 2014, iniciativa que visa promover, incentivar e premiar os casos de sucesso dos setores Agrícola, Agroindustrial, Pecuário e Florestal nacionais. O Prémio foi entregue a Luís Rosado, Administrador Delegado da Fundação Eugénio de Almeida, no passado dia 04 de dezembro, em Lisboa, numa cerimónia que teve a presença de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar.

11/12/2014, 11:32

Conseguir que a nossa economia volte a crescer representa, para a Europa, uma prioridade política absoluta. Este aspeto é crucial se quisermos reduzir o desemprego na UE, que permanece, de forma chocante, extremamente elevado, em especial entre os jovens. É também uma condição indispensável para que a Europa se mantenha competitiva na cena mundial. A educação tem um papel fundamental a desempenhar neste esforço.

11/12/2014, 11:27

O setor da Construção registou, em 2013, um volume de negócios no exterior na ordem dos 5,3 mil milhões de euros, o que traduz um aumento de 7% face a 2012, e garantiu fora do País uma carteira de encomendas a rondar os 7 mil milhões de euros.

10/12/2014, 11:51

A Associação Eborae Mvsica promove, o X Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00. O último Concerto deste ciclo, é o Concerto de Natal, no dia 14, integrado no “Natal Clássico” organizado pela Câmara Municipal de Évora”.

 

No dia 14 de Dezembro terá lugar o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, direção de Eduardo Martins e acompanhamento ao piano por Patrizia Giliberti.

10/12/2014, 09:46

A Fundação Eugénio de Almeida promove, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 15h00, no Fórum Eugénio de Almeida, a conferência comemorativa do V centenário da canonização de São Bruno. A iniciativa visa reforçar os laços que unem a Fundação Eugénio de Almeida à Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli e relembrar uma Cartuxa que permanece viva e ativa, celebrando os ideais de São Bruno, seu fundador, de sacrifício, oração e entrega a Deus.

09/12/2014, 10:36

Os órgãos de poder local e regional apoiam planos da União Europeia para reforçar a base de conhecimentos e promover a inovação no setor marinho e marítimo da Europa, orçado em quinhentos mil milhões de euros, como parte integrante do esforço para estimular o crescimento. O Comité das Regiões (CR) – a assembleia da UE dos governos locais e regionais – salienta, contudo, a necessidade de apostar mais no apoio às parcerias públicoprivadas. O seu sucesso também depende da adoção de uma abordagem transversal na coordenação das políticas de investigação, economia, transportes e pescas para gerar emprego e garantir o lançamento de uma estratégia sustentável a longo prazo.

09/12/2014, 10:33

A marca Cartuxa, da Fundação Eugénio de Almeida, viu novamente reconhecida a sua relevância enquanto uma das principais marcas produtoras de vinho a nível nacional, ao ser eleita, pelo terceiro ano consecutivo, como Superbrand 2014.

09/12/2014, 10:31

Hoje o jornal 'diário do SUL' traz incluída na sua edição impressa em papel e na versão e-Paper, a publicação de uma "capa falsa", exclusivamente dedicada à XV MOSTRA DE DOÇARIA DE ALCÁÇOVAS, a realizar dias 5, 6, e 8 de Dezembro.

Este destacável é composto por quatro páginas de conteúdo pormenorizado e detalhado, descrevendo toda a programação do evento, bem como a composição de actividades paralelas integradas nesta 15.ª edição da feira e mapa de localização do mesmo.

Tudo isto e muito mais para ler nas edições e-Paper (subscreva assinatura digital) e papel impresso (à venda nas bancas do Alentejo).

 

Veja também as reportagens televisivas produzidas, assistindo no canal meo 643891 ou através da plataforma DS no YouTube/webtvalentejo.

05/12/2014, 10:12

A Associação Eborae Mvsica promove, o X Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00. O próximo Concerto, no dia 6 está inserido no Festival da Cultura Lusófona.

04/12/2014, 11:14

De 7 de Dezembro de 2014 a 6 Abril de 2015, o Padrão dos Descobrimentos apresenta uma exposição em que dá a conhecer o seu arquitecto: José Ângelo Cottinelli Telmo (Lisboa, 1897 - Cascais, 1948), figura ímpar da cultura portuguesa do século XX, cujas criações marcam ainda hoje o imaginário deste país e cujos inúmeros talentos aplicou persistentemente na sua actividade profissional e dedicação ao serviço público.

03/12/2014, 12:24
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Edifício - sem descrição
Edifício
This website is ACAP-enabled