http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 21-10-2014
logótipo
Publicidade
Geral
21/10/2014, 09:54

· Emprego: microfinanciamento Progress empresta 182 milhões de euros a mais de 20 000 empresários para criação e expansão de empresas

 

· Adotados os planos regionais conducentes à futura obrigação de desembarcar todas as capturas da pesca

· Relatório sobre doença de Alzheimer e outras formas de demência

 

 

20/10/2014, 15:42

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, em conjunto com a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja e Setúbal, propuseram à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem, o qual será oferecido a partir do próximo ano.

20/10/2014, 12:12

A atividade da Construção continua em crise, mas os empresários do Setor acreditam na recuperação. Esta é, em síntese, a conclusão decorrente da mais recente análise de conjuntura da FEPICOP- Federação Portuguesa da Indústria da Construção, relativa aos primeiros sete meses do ano.

20/10/2014, 12:10

A APFN congratula-se com a reforma do IRS, que pela primeira vez tem em consideração não só o rendimento dos sujeitos passivos, mas também o número de pessoas que vivem desse rendimento. É uma reforma que consideramos dar sinais positivos às famílias, por refletir a sua realidade, embora ainda longe do que consideramos justo e desejável.

A introdução do quociente familiar de 0,3 é uma medida positiva porque se têm em conta os dependentes na consideração da taxa de imposto, sobretudo se se vier a cumprir a intensão expressa de alargar este número para 0,4 por dependente em 2016, e 0,5 em 2017, bem como os limites a aplicar.

A situação que as famílias vivem nos nossos dias parece estar, ao menos em parte, refletida fiscalmente, pela consideração dos idosos a cargo e dos filhos até aos 25 anos. O mesmo diga em relação aos vales sociais, ao aumento das deduções na saúde, e à consagração, pela primeira vez, de deduções para “despesas familiares”.

Para além de vir introduzir mais justiça no sistema fiscal, a APFN considera esta reforma pode ser um primeiro passo para a inversão da tendência demográfica suicida que se verifica em Portugal, onde regista a menor taxa de natalidade da Europa (1.18 filhos por mulher, em 2013).

De facto, num inquérito recente desenvolvido pelo INE e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a maioria das inquiridas afirmaram que teriam mais filhos se houvesse um “aumento real dos rendimentos das famílias com filhos”, o que se consegue através de um sistema fiscal mais favorável (vide).

Acreditamos que, se sinais idênticos forem dados de forma transversal noutras áreas (saúde, educação, transportes, habitação, etc.), a inversão dessa tendência poderá ser uma realidade.


Para consultar o simulador APFN para o novo IRS: http://www.apfn.com.pt/simuladorirs.php

20/10/2014, 12:08

O único evento onde é possível ires a Corre até Úrano e de Bicicleta até Neptuno... enquanto aprendes Ciência".

 

Consulte o programa completo em:

www.estremoz.cienciavia.pt

competicoes@federacao-triatlo.pt

 

25 Outubro - 14h30

 

26 Outubro - 10h00

20/10/2014, 11:45

· Tráfico de seres humanos 2010-2014: erradicar o comércio de escravos

 

· Primeira estimativa dos agregados europeus com base no SEC 2010: nível do PIB da zona euro e da UE muda para tendência ascendente e taxas de crescimento permanecem quase inalteradas

· Propinas e bolsas de estudo atribuídas aos estudantes variam consideravelmente em toda a Europa

· UE e Singapura concluem negociações sobre investimento

 

· Produção no setor da construção sobe 1,5% na zona euro e 0,5% na UE

 

17/10/2014, 14:59

Os níveis das propinas, das bolsas de estudo e dos empréstimos atribuídos aos estudantes continuam a registar fortes diferenças em toda a Europa, de acordo com um relatório hoje publicado pela rede Eurydice da Comissão Europeia. O relatório, que abrange 33 países europeus, revela que os regimes de propinas permaneceram relativamente estáveis em todo o continente, não obstante algumas exceções assinaláveis. A Alemanha é o único país que aboliu recentemente o pagamento de propinas, embora tenha iniciado a sua utilização apenas em 2007.

17/10/2014, 14:57

Promovido pelo CLDS+Barrancos. Inscrições abertas para aulas de pintura.

17/10/2014, 14:49

A Associação Portuguesa de Epidermólise Bolhosa (Debra Portugal) leva a efeito o evento solidário, que está a ser organizado na cidade de Évora, a 25 de Outubro de 2014.

16/10/2014, 16:31

O Mercado Abastecedor da Região de Évora assinalou hoje, quinta-feira, o Dia Mundial da Alimentação com o arranque do Programa 5 ao Dia. A visita contou com 37 alunos do 1º e 2º ano da Escola de Viana do Alentejo e de Aguiar, assinalando assim mais um ano do “Programa 5 ao Dia, faz Crescer com Energia”.

16/10/2014, 16:26

B de Brincar® disponibiliza para todo o país equipamentos em madeira para espaços de divertimento infantil

16/10/2014, 16:22

O jovem José Miguel Neves, de Évora, está a participar no Campeonato Nacional de Karting (primeira época). Na foto, o piloto está a correr numa prova em Fátima, onde teve a sua melhor prestação. José Miguel Neves tem vindo a evoluir nesta modalidade. Apesar de ainda ter uma curta experiência, tem demonstrado as suas potencialidades.

16/10/2014, 14:36

Calcula-se que a procura mundial de alimentos aumente em 70 % até 2050 e, ao mesmo tempo, um acentuado aumento da utilização da biomassa também irá exercer uma grande pressão sobre a agricultura. Alimentar o planeta sem danificar o ambiente é o tema central do Dia Mundial da Alimentação 2014 — e o objetivo de vários projetos de investigação financiados pela UE.

16/10/2014, 14:22

O dia de hoje constitui um marco importante para a iniciativa da Comissão Europeia «Mayors Adapt», com o compromisso de 100 cidades europeias a tomar medidas para combater as alterações climáticas. A Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard, acolheu autarcas de toda Europa numa cerimónia de assinatura oficial em que todos se comprometeram a apoiar a iniciativa. Durante todo o dia da cerimónia os participantes terão oportunidade de discutir o modo como as cidades se podem preparar melhor para o impacto negativo das alterações climáticas e trocar experiências e boas práticas.

16/10/2014, 14:21

No mês de Outubro – mês da Música a Eborae Mvsica para além das XVII Jornadas Internacionais “Escola de Música a Sé de Évora” (de 3 a 5 ) ,que foram um sucesso, promove um recital de Música Russa com Ricardo Mendes (Violino), Flora Camuzet (violoncelo) e Yan  Mikirtumov (piano), solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, e um Recital de Órgão por Gian Vito Tannoia, na Igreja do Espírito Santo, este em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo. O primeiro terá lugar no dia 19, pelas 18h00 e o segundo terá lugar no dia 24 às 21h00.

Programa de dia 19 às 18h00: A. RUBINSTEIN -Trio com piano n.º 3 Op. 52 (Moderato assai; Andante;Allegro moderato; Moderato ¸e   A. GRECHANINOW - Trio com piano n.º 1 Op. 38 Allegro passionato; Lento assai; Allegro vivace

Ricardo Mendes é licenciado pela Escola Superior de Lisboa, em 2004, por obter a melhor média de violino na E.S.M.L., foi-lhe concedida uma bolsa de estudo no programa Erasmus, através da qual estudou no Conservatório Felix Mendelshon Bartohly, em Lepzig (Alemanha) com Roland Baldini. Participou no master class com a prof. L. Mordkovich. Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa, sob a direcção do maestro Vasco Azevedo, assim como com a Orquestra Gulbenkian. Actualmente, é músico efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Flora Camuzet , francesa, depois de obter o seu diploma, faz um ano de Erasmus na prestigiada Academia Franz Liszt com o quarteto Bartok, Csaba Peter. Participou em várias orquestras de prestigiados festivais como a Orquestra do Schlewsig Holstein Music festival (Alemanha) em 2001, onde teve a ocasião de tocar com Yoyo-Ma, Esa Peka Salonen, C. Eschenbach, Gidon Kremer, entre outros. A partir de 2004 participou diversas vezes na Orquestra do Festival Verbier (Suíça) sob a direcção de James Levine, Charles Dutoit, Gabor takacsNagy, Maxim Vengerov, Joshua Bell, tendo feito várias digressões asiáticas

Yan Mikirtumov, natural de Moscovo , obteve o diploma com distinção na especialidade de "Direcção Coral". Em 1997 finalizou a sua Licenciatura em "Direcção Coral" na Academia Superior de Arte Coral em Moscovo na classe do prof. Viktor Popov (Direcção Coral) e Mikhail Arkadiev (Piano). Entre Setembro de 97 e Janeiro de 1998, especializa-se em Composição no Conservatório Superior de P.I. Tchaikovsky em Moscovo com prof. Roman Ledenev. Entre 91 e 99 participou em inúmeros concertos, festivais e gravações com diversos Coros, agrupamentos da Música Antiga e Orquestras na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Ucrânia, Noruega, Japão, EUA e Rússia como cantor, pianista e maestro de Coro. Escreveu a música para várias peças teatrais em Moscovo.

Programa de dia 24 às 21h00: Música , Teologia e Espiritualidade na Música para Órgão, de W.A. Mozart e O. Messien . De O. Messien: Le vent de l’Esprit (Sortie) et O. Messiaen e Le vent de l’Esprit (Sortie) (da: Messe de la Pentecote, V) e de W. A. Mozart : Ouverture K. 399 (K. 385i); Adagio and Allegro K. 594 e Fantasie In F Minor KV 608

Gian Vito Tannoia foi premiado em primeiro lugar no Concurso Internacional de Praga (1989) e Dublina(1995).Foi bolseiro no Curso Internacional de improvisação organistica atribuída pelo estado Italiano e ganhou o 2º Prémio no Concurso Nacional de Órgão Antigo  Rito Garganico. Tannoia é considerado um organista de formação ecléctica devido aos seus estudos transversais em musicologia (Licenciatura), de prática musical (Diploma em órgão, composição organistica e acordeão clássico) e de teologia (Faculdade de Teologia Pugliese). É convidado com regularidade para tocar nos mais famosos órgãos da Europa, Asia e América

 

A Associação Eborae Mvsica tem o apoio da Câmara Municipal de Évora e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Concertos, da Direção Regional da Cultura do Alentejo para o Recital de órgão e a colaboração da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras que é apoiada pelo Ministério da Cultura – Direção Geral das Artes, para o Concerto de dia 19..

16/10/2014, 14:19

Projeto municipal na área da educação musical, cujas atividades se pretendem iniciar no próximo mês de Novembro.

16/10/2014, 14:12

· Programa de ajustamento económico para Portugal 2011-2014

· Ébola e Saúde Pública: UE reúne amanhã

· 10.ª Cimeira ASEM: parceiros do ASEM representaram 44% das importações e 30% das exportações da UE em 2013

 

15/10/2014, 18:37

De 17 a 19 de outubro, os restaurantes McDonald’s em Portugal realizam, pelo 13º ano consecutivo, a Campanha McSorriso que visa angariar fundos em prol da Fundação Infantil Ronald McDonald™ (FIRM) e das Casas Ronald McDonald.

15/10/2014, 18:35

A Parsisplan e a PRIMAVERA têm o prazer de o/a convidar a assistir a uma apresentação sobre o tema "Conectividade no software de gestão", a realizar no dia 23 de outubro, às 14h30, no Hotel Convento do Espinheiro em Évora.

 

Acreditamos que será uma tarde produtiva e de onde poderá reunir ideias para melhorar a sua organização/ empresa.

15/10/2014, 18:32
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Auditório - sem descrição
Auditório
This website is ACAP-enabled