http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra | Última Atualização: 02-09-2014
logótipo
Geral

O Torneio de Futebol Évora Património Mundial realiza-se este fim de semana no Estádio Sanches de Miranda em Évora. A organização está a cargo do Juventude Sport Clube e o Torneio conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Junta de Freguesia Horta das Figueiras / Malagueira, Associação de Futebol de Évora e diversas firmas e marcas de elevado prestigio.

02/09/2014, 16:17

O Vasco da Gama Atlético Clube (VGAC) realiza no próximo sábado, dia 6 de Setembro, o I Troféu Homenagem José Arnaldo. O Torneio Triangular vai contar com a presença das equipas séniores do Odemirense, Esperança de Lagos e do anfitrião Vasco da Gama.

O ‘1.º Troféu Homenagem José Arnaldo’ tem início às 15h00, com a apresentação de todos os escalões de formação do Vasco da Gama (petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores) e da equipa sénior do VGAC para a época 2014-15.

Às 15h30 arrancam os jogos do Torneio Triangular no Estádio Municipal de Sines.

O ‘1.º Troféu José Arnaldo’ pretende homenagear o antigo jogador e treinador do Vasco da Gama de Sines, nos anos 70 e 80, e responsável pela eliminação do Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal na época 88/89.

O torneio marca o início da nova temporada do Vasco da Gama Atlético Clube que conta, este ano, com mais de 200 atletas em todos os escalões.

O clube assinala este ano, a 5 de outubro, 48 anos de existência.

02/09/2014, 16:05

A FAPPC - Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral em parceria com a CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar (produção Vo’Arte), volta a organizar um ciclo de formação em dança inclusiva durante o mês de Setembro por várias cidades do país, com vista à criação de um espectáculo.

Contraste é o projecto que irá percorrer o país através da organização de workshops em dança inclusiva, sob a coordenação e orientação artística de Ana Rita Barata (coreógrafa e directora artística da CiM) e Bruno Rodrigues (coreógrafo e bailarino CiM).


Datas:

Évora > 10, 11 e 12 | 10h às 17h // Associação de Paralisia Cerebral de Évora
Coimbra > 15 e 16 // Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Lisboa > 19 e 20 // Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

 

+ Info & Inscrições > http://bit.ly/UmaPxs
Participação gratuita mediante inscrições.

02/09/2014, 16:02
02/09/2014, 09:54

El cine de autor producido en Portugal y América Latina será el protagonista destacado en la segunda edición del Festival Internacional de Cine de Marvão, que tendrá lugar entre los días 11 y 14 de septiembre y contará con representantes del cine de autor de Portugal y Latinoamérica. Esta cita, que el año pasado estuvo dedicada a África, busca divulgar la situación real de distintos puntos del planeta poniendo especial énfasis en el mundo rural.

 

Tras el éxito de la primera edición, en la que se proyectaron un total de 18 cintas y contó una afluencia significativa de público portugués y español, la organización del festival pretende reforzar este año la dimensión de evento transfronterizo. En este sentido se ha planteado el lanzamiento de un Proyecto Cinematográfico de la Raya Ibérica, en el que la localidad lusa de Marvão compartiría protagonismo con otras localidades rayanas.

 

Esta edición del certamen arrancará con el documental “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Trefaut, una obra que pone en valor la tradición del canto alentejano en la actualidad y que cuenta con el premio a mejor película portuguesa en el festival “Indie Lisboa 2014”.

 

Le sigue el espacio “Play”, pensado para los más jóvenes en Santo António das Areias, “A Aldeia Nunca Abala” y “A Casa do Banqueiro”. “A Suspeita” de José Miguel Ribeiro o “Cultura Inquieta-Cinema e Literatura” son algunas de las propuestas que los visitantes podrán ver en el festival.

 

 

El Festival Internacional de Cine de Marvão nace de una iniciativa ciudadana mediante patrocinadores locales, que pretenden convertir este evento en uno de los más importantes de Portugal. Los interesados tienen la oportunidad de consultar el programa en la web del Punto de Turismo de Marvão y en la web oficial de este concejo luso.

29/08/2014, 15:24

A Cereja da Cova da Beira de Indicação Geográfica Protegida (IGP) é o mais recente sabor da gama Sundae Origens da McDonald’s Portugal que privilegia os paladares portugueses e a fruta de origem nacional.

28/08/2014, 15:31

A AECOPS-Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços lamenta e repudia os efeitos que o recentemente aprovado Regime Jurídico da Recuperação Financeira Municipal vai acarretar para as empresas do Setor. Numa altura em que a Construção e os seus agentes continuam a debater-se com graves problemas de ordem económica e financeira, muitos deles decorrentes do incumprimento contratual que caracterizou durante anos o comportamento da Administração Local, a AECOPS condena a forma unilateral e intimidatória como o Estado “apresenta” aos credores das autarquias o procedimento de negociação de dívidas, no âmbito do processo de “Reestruturação Financeira”, e manifesta-se preocupada com a situação precária em que poderão ficar muitas empresas, após aceitarem, sem apelo nem agravo, o que a lei dispõe a esse respeito. A Associação acredita que, face a um mercado de trabalho ainda muito reduzido, como o das obras públicas, muitas empresas, temendo ser excluídas da lista de fornecedores dos municípios, acabem por aceitar o processo de negociação que lhes seja apresentado, ainda que o mesmo não leve em linha de conta os seus legítimos interesses ou o que a legislação europeia sobre os atrasos nos pagamentos garante nestes casos. A este receio das empresas, acresce o de não verem de todo satisfeitos os seus créditos se não aderirem ao processo de negociação, uma vez que o Regime em causa prevê que os credores aderentes gozam de preferência sobre os não aderentes no pagamento das dívidas. A AECOPS reforça, assim, a posição já assumida sobre o referido Regime pela Confederação do Setor, da qual é membro, e que subscreve, com destaque para o facto de, segundo frisa, não poder ser pacificamente aceite que “o Estado Português, que nunca admitiu aos seus devedores, em qualquer circunstância, mesmo quando está em causa a sobrevivência das próprias empresas, a redução dos montantes fiscais ou outros em dívida, venha agora estabelecer, unilateralmente e de forma completamente arbitrária e desigual, uma medida sem precedentes”.

26/08/2014, 18:38

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, no dia 20 de agosto de 2014, efetuou uma nova distribuição de funções (pelouros), por quatro dos sete eleitos do executivo camarário. A distribuição em vigor é a seguinte.

Nuno Miguel Fernandes Mocinha, presidente da Câmara Municipal: representação da Câmara; coordenação geral de todos os serviços municipais; direção e gestão geral dos recursos humanos afetos ao Município; acompanhamento dos Planos de Ordenamento do Território; desenvolvimento económico e ligação aos agentes empresariais; ligação aos agentes associativos; Gabinete de Informação; Gabinete Jurídico; Departamento de Obras e Serviços Urbanos; Divisão Financeira e de Desenvolvimento; relações externas; Património Mundial; Arquivo Histórico Municipal; Biblioteca Municipal; museus; Turismo; projetos na área do património histórico e cultural; Serviços educativos dos museus, biblioteca e arquivo histórico; Saúde; Conselho Municipal de Educação; e coordenação com as Juntas de Freguesia.

Manuel Joaquim Silva Valério, vice-presidente: Divisão de Obras Municipais (obras por administração direta); Divisão de Administração, Urbanismo e Recursos Humanos; Execuções Fiscais e Contraordenações; Acompanhamento dos Serviços Concessionados; mercados e feiras; Expo São Mateus; coliseu; Desporto; e parques de estacionamento.

Elsa da Purificação Ambrósio Grilo, vereadora, sem funções (pelouros).

José António Rondão Almeida, vereador, sem funções (pelouros).

Vitória Júlia Damião Rita Branco, vereadora: área social; habitação social; juventude; gestão do Centro de Negócios Transfronteiriço, Cine-Teatro, Auditório São Mateus e Casa da Cultura; Educação; animação sociocultural; Rede Social; e feiras temáticas.

Tiago Patrício Monteiro Telo de Abreu, vereador, sem funções (pelouros).

 

Tiago Joaquim Lopes Afonso, vereador: Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos; áreas de conservação e manutenção; Saneamento Básico, Higiene e Limpeza; Proteção Civil; Ambiente e Espaços Verdes; Conselho Cinegético Municipal; Comissão Municipal de Defesa da Floresta; Trânsito (incluindo a Comissão Municipal de Trânsito) e Estacionamento; e ligação às forças de segurança.

26/08/2014, 18:37

O vereador Manuel Valério foi nomeado vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, por despacho do presidente Nuno Mocinha, datado de 26 de agosto de 2014.

26/08/2014, 18:35

· Difusão de informações sobre os riscos do consumo da droga: Um desafio europeu

Os jovens europeus estão menos informados sobre os efeitos e riscos de drogas do que há alguns anos atrás. Um recente inquérito Eurobarómetro (Eurobarometer survey) demonstra que, em comparação com 2011, os inquiridos  utilizam principalmente a Internet para recolher informações  e  têm menores probabilidades de receber informações de outras fontes, nomeadamente de campanhas mediáticas e programas de prevenção escolares. Como os novos números confirmam, é crucial aumentar o conhecimento e a divulgação de informação junto dos jovens. A Comissão Europeia utilizou fundos de cinco programas financeiros da UE para apoiar uma série de projetos que visam, entre outros aspetos, reforçar a deteção e identificação de novas substâncias psicoativas e os riscos que lhes estão associados. Um novo relatório publicado hoje (report) apresenta uma panorâmica dos 18 projetos que beneficiaram de financiamento desde 2007. (Desenvolvimento em MEMO-14-508)

· Alfândegas: A Comissão adota uma estratégia e um plano de ação para uma melhor gestão dos riscos aduaneiros

Uma nova estratégia para melhorar a gestão dos riscos, juntamente com um plano de ação pormenorizado, foi hoje adotado pela Comissão. É essencial a existência de uma gestão sólida dos riscos aduaneiros para proteção da firmeza e da segurança da UE e dos seus cidadãos, bem como para proteger os interesses dos operadores económicos legítimos e os interesses financeiros da UE, viabilizando, em simultâneo, a fluidez das trocas comerciais. À medida que o volume de comércio aumenta e a cadeia de abastecimento internacional se torna cada vez mais complexa e em rápida evolução, o quadro de gestão dos riscos aduaneiros deve ser adaptado e desenvolvido em conformidade. A nova estratégia pretende garantir que o setor aduaneiro ganhe em coerência, eficiência, eficácia e rentabilidade, no que se refere à identificação e supervisão dos riscos da cadeia de abastecimento, de uma forma que reflita as realidades do mundo de hoje. O plano de ação define medidas específicas para alcançar estes objetivos, conjuntamente com os atores responsáveis e estabelece prazos claros para o fazer.

 

(Desenvolvimento em IP-14-936)

22/08/2014, 10:34

Desde este mês que Mora tem uma página dedicada à sua avifauna, uma ideia de Jaime Pires, gerente da unidade hoteleira Solar dos Lilases, que é um entusiasta da observação de aves.

21/08/2014, 10:41

A Associação 100% Aventura integrou 20 jovens de várias nacionalidades numa iniciativa nacional de sensibilização sobre beatas de cigarro na rua, inserida no Movimento “Portugal sem Beatas”. Os jovens realizaram uma acção pelo centro histórico da cidade de Évora, participando na recolha de beatas do chão, juntamente com a distribuição de materiais de sensibilização junto da população, com alertas sobre os problemas que podem decorrer desta situação.

A campanha “Portugal sem beatas” pretende mudar o hábito dos fumadores de jogar as beatas para o chão, e sensibilizar para a os perigos deste hábito, tanto a nível de saúde como no impacto para com crianças, animais e ambiente.

 

Estes jovens estão na cidade no âmbito de um Campo de Trabalho Internacional, organizado pela Associação 100% Aventura e financiado pelo IPDJ, onde se realizou trabalho de limpeza ambiental e animação sócio-cultural em piscinas com crianças.

21/08/2014, 10:36

Depois de dois ano de interregno anos sem competições de atletismo no concelho, Borba recebeu mais uma corrida desta vez a Corrida de Atletismo Nocturna, integrado no programa festividades em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos. A organização ficou a cargo da BARBUS ATLETISMO, CÂMARA MUNICIPAL DE BORBA E ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE ÉVORA.
O evento contou com cerca de 150 participantes, incluindo a mini corrida. Os resultados  seguem em anexo, apenas salientar que a competição das Absolutas Femininas foi ganha pela atleta Carla Figueira do Clube Atletismo do Funchal, Luis Tira-Picos do Beja Atlético Clube nos Veteranos e nos Seniores o vencedor foi novamente Tiago Leal.

21/08/2014, 10:30

Tem lugar em Évora nos dias 10, 11,12 de Setembro  no espaço da Associação Pé de Xumbo nos Antigos Celeiros de EPAC.
Organizado pela  Associação de Paralisia Cerebral de Évora APCE, integrado no Projecto CONTRASTE  da Federação de Paralisia Cerebral e da Companhia Integrada Multidisciplinar -CIM, Voarte.

Fichas de incrição na página do Facebook e da APCE

https://www.facebook.com/events/593002170821216/

 

ou pelo telefone 2667501029

19/08/2014, 15:18

A mestre, Cláudia da Silva Gonçalves ex-aluna do Curso de Mestrado de Agronomia e atual bolseira de investigação do projeto “Proteção da oliveira em modo de produção sustentável num cenário de alterações climáticas globais: ligação entre infraestruturas ecológicas e funções do ecossistema EXCL/AGR-PRO/0591/2012”, desenvolveu a dissertação intitulada “Efeito do sistema de cultivo de olivais do Baixo Alentejo nas comunidades de formigas” na Escola Superior Agrária no âmbito do projeto “PTDC/AGR-PRO/111123/2009: A utilização de indicadores biológicos como ferramentas para avaliar o impacte de práticas agrícolas na sustentabilidade do olival” financiado pela FCT.

24/07/2014, 11:58

Prémios atribuídos pela Comissão Europeia; o Prémio Cidades Acessíveis 2015 e o Prémio Capital  Verde 2017

09/06/2014, 15:31

28 produtores e cerca de 100 vinhos à prova em Évora

 

Dias 24 e 25 de Maio, entre as 10h00 e as 19h30, no Palácio D. Manuel
Iniciativa que pretende ser de caráter anual
Nos próximos dia 24 e 25 de Maio, irá decorrer no Palácio D. Manuel, em Évora, a 1ª edição do evento ÉvoraWine, uma iniciativa dedicada a todos os amantes de vinho que irá contar com a presença de 28 produtores e cerca de 100 vinhos à prova.

21/05/2014, 14:50

Quatro amigos tinham acabado a partida de bisca lambida pós-almoço, com todos os prolongamentos que as regras lhes atribuem. Isto é, do par perdedor as cartas decidiram quem pagaria toda a despesa. A quantia não era por aí além, mas Ernesto remoía mentalmente um estratagema que lhe permitisse salvar o seu orgulho ferido. Por outras palavras: que não fosse ele a pagar!

 

07/05/2014, 15:39

A Inesting irá organizar, em Évora, com o apoio do NERE, dois cursos do seu portefolio de Marketing Digital. Assim, a 9 e a 22 de Maio de 2014, terão lugar duas acções, a decorrer no NERE: a primeira de Introdução ao Marketing Digital, a segunda um workshop de Marketing nas Redes Sociais.

A rápida evolução e formas de pensar a comunicação acontece, cada vez mais, através dos vários canais digitais. Numa época de alterações significativas e de grande impacto, a ocorrerem a cada instante, dominar as técnicas de comunicação e de marketing digital aparece como uma mais valia para qualquer profissional.

07/05/2014, 15:27

Plataforma Dar e Receber.pt aproxima quem tem de quem precisa

·         Ponto de encontro entre quem tem alguma coisa para DAR (tempo, bens, talentos) e quem precisa de RECEBER;

·         Site junta Bolsa do Voluntariado e Banco de Bens e Equipamentos;

·         Braga, Vila Real, Viseu, Setúbal e Évora são as localidades piloto;

·         Apresentação do projeto é amanhã, dia em que se celebram os 10 anos da ENTRAJUDA

 

A ENTRAJUDA e a Cáritas Portuguesa apresentam amanhã a plataforma Dar e Receber.pt, um site que vai estabelecer a ligação entre quem tem alguma coisa para dar, seja tempo ou bens e quem precisa de receber e a busca de respostas sociais existentes em cada freguesia, tornando assim mais eficiente e organizado o trabalho dos grupos informais. A apresentação pública do projeto decorre no dia 30 de Abril, às 11h no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e conta com a presença de Maria Cavaco Silva, Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA e  Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

29/04/2014, 11:30
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Radio - Estudio 2 - sem descrição
Radio - Estudio 2
This website is ACAP-enabled