http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra | Última Atualização: 22-09-2014
logótipo
Publicidade
Geral

A Fundação Eugénio de Almeida promove, nos dias 25 e 26 de setembro, o Dia Aberto, iniciativa em que a Instituição abre as suas portas à comunidade e dá a conhecer a sua atividade no campo social, cultural e de desenvolvimento económico, os seus espaços e a equipa que constrói no dia-a-dia este projeto institucional ao serviço da cidade e da região.

22/09/2014, 17:39

No âmbito do Projeto "CRE vai ás escolas" destinado à captação e fidelização de jovens atletas, à divulgação da modalidade e do clube, assim como à sensibilização para a prática desportiva e valores do rugby, o Clube de Rugby de Évora nas próximas semanas visitará várias escolas do concelho, a saber:
- De 22 a 26 de setembro - todos os dias de manhã na Escola Salesiana de Évora. 4ª à tarde numa sessão teórica na EPRAL,
- 29 de setembro a 3 de outubro - nas escolas do 1º ciclo do Bacelo, Heróis do Ultramar, S. Mamede, Câmara, Frei Aleixo, Rossio e Bacelo. Na 4ª à tarde uma sessão prática com a EPRAL no campo dos Canaviais,
- 6 a 9 de Outubro - nas escolas do 1º ciclo da Vista Alegre, S. Mamede, Rossio e Canaviais.

22/09/2014, 17:34
22/09/2014, 09:54

A Paróquia de Santo Antão visitou, de 28 de Agosto a 1 de Setembro p.pº. no seu Passeio Peregrinação Anual, as Cidades Italianas de Nápoles, Pompeia e Roma, o Estado do Vaticano, a Costa Amalfitana e o Mosteiro de Monte Cassino.

19/09/2014, 10:52

Uns tempos atrás, pela mão de pessoa amiga, tomei conhecimento de uma carta que Frei Fernando Ventura — (um frade muito lúcido, corajoso e evangelicamente preocupado com a situação gravosa dos portugueses em nossos dias) — escreveu ao Senhor Presidente da República.

Sem quaisquer comentários, por desnecessários, aqui deixo hoje, aos leitores desta coluna, o texto integral da carta acima referida.

 

Apesar da sua relativa extensão ela vale, pelo menos, a paciência dos leitores!

17/09/2014, 15:19

Estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo é reconhecida pelo 7º ano

17/09/2014, 10:26

A Honda revela as primeiras imagens e algumas características, do protótipo, do novo Jazz europeu com apresentação pública marcada para o Salão Automóvel de Paris (Mondial de l‘Automobile) de 2014 a realizar no próximo mês.

Este novo modelo apresenta:
· Novo design exterior, elegante e moderno
· Maior distância entre eixos e depósito de combustível em posição central para maximizar o espaço do habitáculo
· Sistema de Bancos Mágicos® Versáteis da Honda
· Condução confortável e de elevada qualidade
· Novo Motor i-VTEC 1.3 litros de Tecnologia Earth Dreams

17/09/2014, 10:15

O Fundo de Capital de Risco Universitas, participado pela AIP, já apoiou seis empresas dos sectores das tecnologias de informação e da saúde no montante de 2 milhões de euros.

O Fundo Universitas, gerido pela Portugal Ventures, tem uma duração de oito anos, prorrogáveis, e foi constituído em Dezembro de 2011.

Destina-se a projectos oriundos do Sistema Científico e Tecnológico, nas fases “early-stage”, ou seja, está vocacionado para a criação de novas empresas e para o desenvolvimento inicial de projectos de pequena dimensão.

Projectos de forte conteúdo tecnológico são contemplados com um máximo de um milhão de euros enquanto os emergentes de pequena escala com um montante máximo de 100 mil euros.

O Fundo Universitas prevê participações tendencialmente minoritárias e estabelece que pelo menos 70% do investimento numa participada seja realizado em capital ou quase capital.

17/09/2014, 10:12

OBJECTIVOS

Aprender a ler, escrever e contar

Ocupação de tempos livres

 

DESTINATÁRIOS

Maiores de 18 anos

 

INÍCIO DO CURSO

13 de Outubro de 2014

17/09/2014, 10:06

A AIP está a dinamizar redes empresas-escolas com o envolvimento de agentes públicos locais para apoio ao ensino do empreendedorismo nas escolas no ano letivo 2014/15.

15/09/2014, 15:19

· 11,9 mil milhões de euros para melhorar as ligações de transporte europeias

A Comissão Europeia instou hoje os Estados-Membros a apresentarem projetos que absorvam os 11,9 mil milhões de financiamento da UE destinados a melhorar as ligações de transportes na Europa. Este montante constitui o maior financiamento de sempre da UE destinado à infraestrutura de transportes. Os Estados-Membros têm até 26 de fevereiro de 2015 para apresentarem propostas e a atribuição de fundos será feita no verão de 2015.

(Desenvolvimento em IP-14-988)

· Relatórios da Comissão sobre competitividade industrial sublinham a necessidade de uma intervenção enérgica da UE e dos Estados-Membros

As indústrias transformadoras da UE possuem múltiplos trunfos em matéria de competitividade que devem ser mobilizados para promover o crescimento económico, apesar da difícil conjuntura económica atual. É esta a conclusão dos dois relatórios sobre competitividade industrial publicados hoje pela Comissão. No entanto, para que o crescimento não estagne, a UE e os Estados-Membros têm de se debruçar com urgência sobre vários domínios sensíveis: investimento, acesso aos mercados estrangeiros, inovação e preços da energia.

(Desenvolvimento em IP-14-989)

· Comissão suspende medidas de emergência para frutas e produtos hortícolas perecíveis e apresenta um regime mais direcionado

A Comissão Europeia suspendeu hoje as medidas de emergência de apoio ao mercado de frutas e produtos hortícolas perecíveis (no valor de 125 milhões de euros), anunciadas em 18 de agosto na sequência da adoção das medidas russas de proibição de importação de certos produtos agrícolas da UE. Tem-se verificado um grande interesse dos setores em causa, mas o regime tem de ser suspenso devido a um aumento desproporcionado de pedidos — por exemplo, quando os valores apresentados para alguns produtos são várias vezes superiores à média anual das exportações totais da UE para a Rússia. A fim de prolongar a eficácia das medidas de emergência e ainda assim atingir o objetivo de estabilizar os mercados destes produtos em todos os Estados-Membros afetados pelo embargo russo, a Comissão Europeia apresentará um regime mais orientado num futuro próximo, tendo em conta a experiência das últimas semanas.

(Desenvolvimento em IP-14-996)

· Comissão propõe 12,7 milhões de euros do Fundo de Ajustamento à Globalização a favor de antigos trabalhadores da Peugeot Citroën Automobile (PSA) em França

A Comissão Europeia propôs dotar a França com 12,7 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) para ajudar 2 357 trabalhadores despedidos pelo fabricante de automóveis Peugeot Citroën Automobile (PSA) a encontrar novos postos de trabalho. Os despedimentos dizem sobretudo respeito à unidade de Aulnay (Ilha de França), a ser encerrada e à unidade de Rennes (Bretanha).

(Desenvolvimento em IP-14-994)

· Comissão insta países da UE a aplicar novo protocolo da OIT sobre trabalho forçado

A Comissão Europeia propôs ao Conselho de Ministros que os Estados-Membros da UE sejam autorizados a ratificar o novo protocolo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) relativo à Convenção sobre o trabalho forçado. O Protocolo, acompanhado de uma recomendação complementar, foi adotado pela 103.ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho, em junho (IP/14/669). Os países que ratificarem o protocolo da OIT acordam em impedir a utilização do trabalho forçado, em especial no contexto do tráfico de seres humanos, em melhorar a proteção das vítimas e em prever o acesso à indemnização. No âmbito do mencionado protocolo também se consagra o reforço da cooperação internacional na luta contra o trabalho forçado ou obrigatório

(Desenvolvimento em IP-14-995)

· Resposta da UE para ajudar a combater o surto de ébola na África Ocidental

O atual surto de ébola está a afetar a região da África Ocidental: Libéria, Serra Leoa, Guiné, Nigéria e mais recentemente o Senegal. Trata-se o pior surto de sempre desta epidemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou-o uma emergência de saúde pública de âmbito internacional, tendo apelado a uma resposta mundial coordenada. Até 31 de agosto, foram identificados mais de 3 707 casos de ébola, dos quais 1 848 mortais. A Libéria é o país mais afetado pela epidemia, com quase 1 698 casos e 871 mortes. Na Guiné, foram registados cerca de 771 casos de ébola, incluindo mais de 490 mortes. Na Serra Leoa, registaram-se 1 216 casos e 476 mortes. Além disso, foram comunicados 21 casos e 7 mortes na Nigéria e um caso no Senegal.

(Desenvolvimento em MEMO-14-520)

· Projeto da UE procura substitutos naturais de produtos sintéticos

O projeto AGROCOS, financiado pela UE, procura encontrar no mundo vegetal substitutos naturais para os ingredientes sintéticos atualmente usados nos cosméticos e nos produtos agroquímicos como inseticidas, herbicidas e fungicidas. Ao analisar as moléculas existentes na natureza para descobrir uma nova geração de ingredientes naturais, a AGROCOS pretende preparar o terreno para produtos inovadores que respondam às preocupações dos consumidores relativamente ao impacto dos ingredientes sintéticos na sua saúde e no ambiente. O projeto enquadra-se na estratégia da UE de evolução para uma sociedade que recorre mais a recursos biológicos renováveis e sustentáveis para satisfazer as necessidades dos consumidores e da indústria.

 

(Desenvolvimento em IP-14-990)

12/09/2014, 10:21

A Comissão adotou propostas sobre medicamentos veterinários e alimentos medicamentosos para animais, que têm como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, combater a resistência a agentes antimicrobianos (RAM) na UE e promover a inovação.

12/09/2014, 10:06

A companhia de teatro eborense PIM acaba de estrear no dia 6 deste mês, em Bogotá, na Colômbia, a sua nova criação 'QUE ESCONDES TU?'. Esta apresentação ocorreu no âmbito do Festival Iberoamericano de Teatro Infantil ACTI 2014 onde os PIM, para além desta peça, levaram também O BICHO PAPA-LIVROS, a criação com que, em 2005, a companhia comemorou os 200 anos da Biblioteca Pública de Évora e que, desde então, tem percorrido inúmeras bibliotecas do nosso país e, agora, também da Colômbia. É que, a convite da Associação Colombiana de Teatro para a Infância, organização promotora deste festival, os atores Alexandra Espiridião e João Sérgio Palma orientaram uma oficina com atores locais com os quais recriaram o Bicho Papa-Livros para ser adoptado e levado ao público das bibliotecas colombianas.

09/09/2014, 10:43

O Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre é apoiante da GEOTA e da Designways no âmbito do Projeto EUropa – “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”. Uma iniciativa da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

 


09/09/2014, 10:35

Dinamismo dos empresários portugueses nos mercados internacionais contribui para o crescimento sustentável da economia nacional

08/09/2014, 14:37

El concurso exhibición ecuestre celebrado desde el pasado 6 de septiembre y que se prolongará hasta esta tarde ha congregado a más de un centenar de participantes en las diferentes modalidades celebradas en el marco de DIVERSITI | Edición General.

08/09/2014, 14:34

DIVERSITI | Edición General afronta su segundo día con un importante número de visitantes a lo largo de toda la mañana, que desde primera hora han recorrido las instalaciones de Feval y participado en las múltiples actividades programadas para mayores y pequeños, coincidiendo con la Feria y Fiestas de Don Benito.

La jornada matutina ha arrancado con el II Encuentro de Bicicletas en el que han participado más de 50 aficionados a los pedales, con la colaboración de Ciclos Carlos Cuadrado y Ruteros de Ortigas. La ruta para adultos ha tenido un recorrido de 46 kilómetros que ha partido desde Feval y ha transcurrido por el centro de población, hasta salir a la salida de las Cruces dirección La Haba, enfilando a la Antigua, por el Montecillo, Minas del Lobo, Cabeza Redonda, Guzmanes, pasando por el río Ortigas y nuevamente hacia Don Benito.

 

En cuanto a la ruta infantil, organizada con el objetivo de incentivar el deporte entre los más jóvenes y dar a conocer el entorno que rodea a Don Benito, se han recorrido 17 kilómetros. En ellos han disfrutado de la belleza de la finca municipal Doña Blanca visitando la presa y los chozos, y conociendo la fauna que allí convive. Posteriormente, el regreso se ha hecho por la Serrezuela, para continuar hasta el río Ortigas en dirección a Don Benito.

08/09/2014, 12:28

Três anos após sobre o mais recente inquérito Eurobarómetro do mesmo teor, é óbvio que, apesar da crise económica, a preocupação dos europeus com o ambiente não diminuiu. Reunindo um vasto consenso, 95 % dos 28 000 inquiridos afirmaram que a questão da proteção do ambiente é importante e muitos pensam que é possível fazer mais.

08/09/2014, 12:24

1 Centro Ciência Viva, 1 Universidade, 1 Autarquia e Centros de Investigação Científica juntam-se para divulgarem Ciência utilizando a Arte como uma forma de expressão privilegiada

Estremoz em Festa põe de novo a “Ciência na Rua”!

Porque o Futuro não pode esperar,

A Ciência e a Arte cruzam olhares em torno da Energia!

13 de setembro, das 18h00 à 01h00, entrada gratuita

08/09/2014, 12:22

O que esperam as pequenas e médias empresas da futura política da UE? Esta é questão central de uma consulta que a Comissão lançou hoje com o intuito de ajudar a melhorar o «Small Business Act» (SBA). Construído em torno de um amplo conjunto de medidas concebidas para facilitar a vida às pequenas empresas, o SBA já provou ser uma boa base para a política de apoio às PME. Assente no intercâmbio de boa práticas, no apoio à internacionalização e ao empreendedorismo e empenhado em facilitar o acesso ao financiamento (através dos instrumentos financeiros do PCI e do Programa COSME), o SBA incentiva os países da UE a adotar soluções eficazes já comprovadas e a apresentar, eles próprios, novas ideias. Combinado com iniciativas emblemáticas para uma regulamentação inteligente, o SBA tem ajudado as PME a fazer face à crise económica.

Ferdinando Nelli Feroci, Comissário responsável pela indústria e o empreendedorismo, afirmou: «À medida que a Europa avança na via da recuperação, temos de garantir que o «Small Business Act» da UE continua adaptado ao fim a que se destina. Convido todas as partes interessadas no mundo das PME a darem a conhecer as suas posições. A Comissão quer as vossas ideias e está pronta a ouvir as vossas observações.»

Cinco pilares para ajudar as pequenas empresas da UE a prosperar

Na primavera deste ano, as organizações empresariais europeias, as administrações nacionais e os representantes de PME chegaram à acordo quanto aos quatro pilares do SBA que deviam ser mantidos.

· Acesso ao financiamento: ainda que as perspetivas se afigurem agora mais positivas, as PME ainda precisam muito de soluções acessíveis para cobrir as suas necessidades de financiamento.

· Acesso aos mercados/internacionalização: para que as PME possam crescer é necessário explorar novos mercados.

· Empreendedorismo: o apoio a potenciais empresários é fundamental em razão da persistência de níveis de desemprego elevados, em especial entre os jovens.

· Legislar melhor: a redução dos encargos administrativos continua a ser uma meta importante, apesar dos progressos já alcançados nesta área.

Para colmatar o fosso de competências em muitas economias da Europa, decidiu-se também acrescentar um quinto pilar para tornar ainda mais estável a política da UE em favor das PME:

· Formação em ompetências de empresários e trabalhadores: para que a economia cresça, os empresários precisam, também eles, de qualificações adequadas e de pessoal competente.

Apelo à ação

Com a consulta pública hoje lançada, procuram-se novos contributos de todas as partes interessadas, incluindo empresários e organizações empresariais, para ajudar a Comissão Europeia a garantir que o SBA está pronto para enfrentar os desafios do futuro.

À semelhança das outras consultas públicas lançadas pela Comissão, esta permanecerá aberta durante 12 semanas e terminará em 15/12/2014.

A consulta pública está disponível em:

http://ec.europa.eu/eusurvey/runner/NewSBAsurvey2014

Small Business Act

Adotado em junho de 2008, o «Small Business Act para a Europa» reflete a vontade política da Comissão de reconhecer o papel central que as PME desempenham na economia da UE e, pela primeira vez, institui um enquadramento político global das PME para a UE e seus Estados-Membros. O SBA visa melhorar a abordagem política global em matéria de espírito empresarial, ancorar irreversivelmente o princípio «Pensar primeiro em pequena escala - Think Small First» na ação política, desde a regulamentação ao serviço público, e promover o crescimento das PME ajudando-as a enfrentar os problemas que ainda obstam ao seu desenvolvimento. O «Small Business Act» para a Europa aplica-se a todas as empresas independentes com menos de 250 trabalhadores, ou seja, 99 % de todas as empresas europeias.

Antecedentes

COSME é o programa da UE para promover a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) programado para vigorar de 2014 a 2020 e dotado com um orçamento de 2,3 mil milhões de euros e um efeito de alavancagem suscetível de permitir a mobilização de 25 mil milhões de euros. O programa irá contribuir para melhorar e facilitar o acesso das PME ao financiamento e promover uma cultura empreendedora. O programa COSME assenta nos bons resultados do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação que ajudou a mobilizar mais de 16 mil milhões de euros em empréstimos e 2,8 mil milhões de euros de capital de risco a mais de 328 mil PME na Europa entre 2007 e 2013.


Para mais informações:

Um «Small Business Act» para a Europa

Análise do Desempenho das PME e SBA Country Fact Sheets

A recovery on the horizon? Annual Report on European SMEs 2012/13

 

Responder às necessidades das pequenas empresas

08/09/2014, 12:20
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Estudio1 - sem descrição
Estudio1
This website is ACAP-enabled