http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra | Última Atualização: 24-04-2014
logótipo
Publicidade
Geral

·         «Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa» reconhecido como Especialidade Tradicional Garantida (ETG)

24/04/2014, 14:59

Campeões nacionais partem como favoritos

Quase duas dezenas de máquinas de topo entre os automóveis

 

Mais de duas centenas de participantes

 

 

24/04/2014, 12:26

O Café com Negócios é um encontro trimestral de empresários do ecossistema Sines realizado das 8h30 às 10h30 na sala de conferências do Sines Tecnopolo.

É um momento informal acompanhado de uma dinâmica estruturada, de forma a conseguir um envolvimento activo das empresas convidadas face ao objectivo proposto: estimular a cooperação entre as empresas, facilitando a criação de uma rede de relações empresariais que potencie os seus negócios.

No Café com Negócios estarão presentes empresas de diferentes sectores e dimensões, em que as necessidades de uns serão com certeza as oportunidades de outros.

Nas palavras de David Pires, Responsável Comercial da empresa Plexus, que tem vindo a participar nos encontros anteriores:

“Gostaríamos de agradecer o convite do Sines Tecnopolo. Pensamos que esta é uma boa iniciativa. Por vezes com poucos recursos podemos fazer coisas boas e este é um desses exemplos.”

O Sines Tecnopolo está a aceitar inscrições de empresas da região ligadas ao Ecossistema Sines até o dia 5 de Maio.

24/04/2014, 12:23

Þ     Challenge International du Vin – Révelateur de Talents  distingue Insólito Alentejano

23/04/2014, 12:28

n O terceiro concerto da 10.ª edição do festival de música sacra do Baixo Alentejo prima por uma extraordinária versatilidade, demonstrada pelas quatro vozes masculinas do ensemble inglês, com reportório transversal a seis séculos.

23/04/2014, 12:25

A Assembleia Intermunicipal da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral reúne no próximo dia 28 de abril, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Odemira.

23/04/2014, 12:18

 

João Belo junta-se à equipa e faz a estreia no Opel Astra Proto

 

 

Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e têm tudo pronto para arrancarem com o pé direito na primeira prova da época, o Vinhos Ervideira Rali TT. A formação portalegrense trabalhou muito durante o Inverno e quer lutar pelos primeiros lugares da prova realizada nos próximos dias 25 e 26 em Reguengos de Monsaraz.

23/04/2014, 12:11

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo vão parar às ruas, aos mares, às praias, às florestas e às zonas naturais da Europa. E todos os anos, milhões de europeus saem de casa, em ações voluntárias, para limpar a zona onde vivem. «Vamos limpar a Europa!» é uma iniciativa que visa promover este tipo de ações, sensibilizar os cidadãos para a dimensão do problema do lixo e dos resíduos e encorajar uma mudança de comportamentos. O evento está a ser coordenado pelos organizadores da Semana Europeia da Redução dos Resíduos.

23/04/2014, 12:07

A 11ª edição do Futebol de Rua conta com o apoio do “Football For Hope” e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) é uma iniciativa de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à exclusão social, através da aquisição de competências pessoais e sociais, indispensáveis à capacitação e integração social. Desta forma, o Projecto promove também a participação, auto-estima e dignidade de cada participante, capacitando-os para uma vida activa, um dos objectivos da Associação CAIS.

 

23/04/2014, 12:04

Hoje o jornal 'diário do SUL' traz incluída na sua edição impressa em papel e na versão e-Paper, a publicação de uma "capa falsa", exclusivamente dedicada à promoção do evento XIV Romaria a Cavalo - Moita / Viana do Alentejo, a realizar entre os dias 23 e 27 de Abril/2014, com o chegada dos romeiros a Viana do Alentejo. Nesta publicação poderá consultar toda a informação relacionada com o certame (programa, actividades, percurso e locais de realização).

Saiba mais subscrevendo as assinaturas do «Diário do SUL»

23/04/2014, 09:35

No passado dia 2 de Abril em Castelo Branco (NERCAB) e na Guarda (NERGA), realizou-se a uma Sessão de apresentação prévia de projetos de um grupo de 10 empreendedores participante no projeto INOVEMPREENDE.

Nesta sessão, os empreendedores da Guarda e Castelo Branco apresentaram o trabalho até agora desenvolvido utilizando a Metodologia desenvolvida pela AIP com base na estrutura do Business Model Canvas e a abordagem Lean Startup, através de um Modelo de Mentoring suportado em Mentores voluntários de cada região.

Foi uma sessão viva e participada, em que, para além dos comentários dos Mentores e da equipa da AIP, do NERGA e do NERCAB, todos os empreendedores ofereceram os seus comentários, numa perspetiva de partilha e utilização coletiva do recurso que constitui a opinião franca de todos os participantes.

Os vários projetos participantes abarcam uma interessante diversidade de setores de atividade na agro-indústria, tecnologia eletrónica, retalho especializado, energia e prestação de serviços especializados. Os projetos participantes envolvem as seguintes atividades:

 

- Retalho físico de pronto a vestir e serviços de costura e arranjos;

- Serviços de colocação profissional para desempregados;

- Serviços de atividade física em ginásio;

- Serviços de comunicação integrada e ativação de redes locais para atividades económicas com exploração de recursos endógenos;

- Produção de material combustível (pellets) para aquecimento doméstico;

- Criação de soluções de realidade aumentada para utilização turística;

- Criação de soluções tecnológicas para turistas com mobilidade reduzida;

- Fabrico de produtos de pastelaria com matéria-prima vegetal inovadora;

- Fabrico de produtos lácteos com leites não convencionais.

O projeto InovEmpreende está a ser desenvolvido pela Associação Industrial Portuguesa nas regiões de Guarda e Castelo Branco, Évora e Portalegre e tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de empreendedores qualificados com vista a criação de negócios de valor acrescentado para estas regiões.

Através destas metodologias desenvolvidas pela AIP, os empreendedores encontram-se então a construir o seu Modelo de Negócios numa perspetiva prática, com o apoio de um mentor designado e em etapas de duração quinzenal. Em cada uma destas etapas são disponibilizados, através de plataforma colaborativa online, a lista de tarefas, a apresentação dos conceitos utilizados para autoestudo, leituras recomendadas e um conjunto de fichas para elaboração das tarefas. Este trabalho quinzenal, validado em conjunto com o mentor, é partilhado na plataforma referida com a equipa de gestão do Inovempreende, dando origem a eventual interação entre a equipa e os empreendedores para discussão dos conceitos, resultados e esclarecimento de dúvidas.

O projeto InovEmpreende é uma iniciativa da AIP-CCI que está a ser desenvolvida no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC), através do COMPETE- Programa Operacional Fatores de Competitividade.

21/04/2014, 14:14

Os utentes pertencentes aos concelhos de Alandroal, Vila Viçosa, Borba e Estremoz podem continuar a usufruir dos serviços do Hospital de Santa Luzia (HSL) de Elvas, segundo a garantia deixada na reunião de dia 14 de abril, em Campo Maior, pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

21/04/2014, 14:11

 

No dia que antecede o início do Vinhos Ervideira Rali TT, competição pontuável para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno, terá lugar uma ação de sensibilização e prevenção rodoviária promovida pela Ervideira.

Esta iniciativa, que contará com a colaboração das Estradas de Portugal, da GNR (Escola Segura) e da Junta de Freguesia de S. Vicente do Pigeiro, terá lugar numa pista, simples e plana,  que os alunos da Escola Primária da Vendinha vão percorrer aos comandos de veículos a pedal, tendo assim um contacto simples com sinais de trânsito e as regras básicas de condução.

A ação inicia-se pelas 10 horas, na Praça 1º de Maio, na Vendinha, entre Évora e Reguengos de Monsaraz.

Esta é mais uma forma da Ervideira assinalar o início da 26ª edição do Rali TT, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, que este ano decorre nos dias 25 e 26 de Abril.

 

21/04/2014, 12:24

A Assembleia Municipal de Elvas tem uma sessão ordinária marcada para 28 de abril, segunda-feira, às 10 horas, no salão nobre da Câmara, com a ordem de trabalhos seguinte:

1 – Ordem de Trabalhos

2 – Relatório de Atividades

3 – Aprovação da ata da reunião de 28 de fevereiro de 2014

4 – Revisão do Regimento da Assembleia Municipal

5 – Eleição do substituto do Presidente de Junta de Freguesia eleito para representar a Assembleia Municipal na Assembleia Distrital de Portalegre

6 – Protocolo, Universidade Sénior do Bairro da Boa-Fé

7 – Inventário e Documentos de Prestação de Contas do Ano Económico de 2013

8 – Plano de Segurança Interno do Coliseu Comendador José Rondão Almeida

9 – Trânsito

21/04/2014, 12:23

A Câmara Municipal de Elvas reúne o seu Executivo, no dia 23 de abril, quarta-feira, às 16 horas, no salão nobre da câmara, em sessão aberta ao público, com a ordem de trabalhos seguinte:

21/04/2014, 12:08

A Associação Eborae Mvsica promove em articulação com a Câmara Municipal de Évora, no dia 24 de Abril, quinta-feira, às 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, o Concerto Comemorativo do 40.º aniversário do 25 de Abril, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, sob a direcção do maestro Eduardo Martins e com a participação ao piano de Rodrigo Gomes. O programa do concerto é composto por peças de Fernando Lopes Graça.


Programa: Canções Regionais e Tradicionais Portuguesas : Este linho é mourisco-Tradicional; Na aldeia da amareleja-Fernando Lopes-Graça; Canção da vindima; Balada de Outono,Zeca Afonso (Harm. José Firmino), com acompanhamento ao piano;Canções Heróicas (de Fernando Lopes Graça): Acordai (José Gomes Ferreira); Mãe Pobre (Carlos de Oliveira);Livre (Carlos de Oliveira); Convite (Antunes da Silva); Não te deites coração (Edmundo Bettencourt); Jornada (José Gomes Ferreira); Canto do Livre (Soares de Passos); Ó pastor que choras (José Gomes Ferreira); Ronda (João Cochofel)  e  Grândola, vila morena (José Afonso)

O Coro Polifónico Eboræ Musica, dirigido atualmente por Eduardo Martins fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”.O Coro Polifónico tem realizado diversas actuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se as suas actuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Mvsica organiza, anualmente, no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na “Europália 91”, na Bélgica e a participação no 10.º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3º lugar, obtendo a medalha de bronze.

O Maestro Eduardo Martins Foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Foi docente de Formação Musical, Flauta de bisel e Canto Coral na Secção de Música do Grupo de Ação Cultural de Válega – GAC de 2003 até 2011. Director Artístico do Grupo Coral Laudamus o qual dirige desde 1999, tendo organizado o Festival Natal em Coro 2012 com a participação de seis coros dos distritos de Aveiro, Porto e Lisboa. Director Artístico/Maestro do Coral de Letras da Universidade de Coimbra nos anos de 2005 e 2006. Tem participado em projectos e workshops com figuras como Fernanda Lapa, Leonor Barata, Carlos do Carmo, Helena Vieira, Fausto Neves e Eugene Rogers. Foi Júri do 2.º Concurso Internacional de Piano do Concelho de Sernancelhe em 2008. Foi também realizador e produtor do Musical ~Fonte dos Amores em 2009. Frequenta o curso de Direcção Coral e Formação Musical, na Escola Superior de Música em Lisboa (ESML) trabalhando com os maestros Paulo Lourenço e Vasco Azevedo.

A Associação Eborae Mvsica organiza este Concerto em articulação com a  Câmara Municipal de Évora e tem o apoio dos órgãos de comunicação social para a realização deste Concerto.

 

21/04/2014, 12:04

  • Manual desafia a (re)pensar a forma como se constroem soluções para problemas negligenciados da sociedade. Saiba como, em apenas 10 passos, pode transformar uma ideia inspiradora numa solução inovadora com impacto social.

  • Sessão de apresentação conta com a presença de Filipe Santos, Presidente do Conselho Estratégico do Instituto de Empreendedorismo Social, Luís Jerónimo, Programa Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian e Isabel Lopo de Carvalho e Filipe Santos, dois dos autores do Manual.

21/04/2014, 11:54

Acompanhado como já vem sendo habitual por um conjunto de iniciativas complementares à competição desportiva, o Vinhos Ervideira Rali TT conta, este ano, com uma grande festa que terá lugar na tarde e noite de 25 de Abril.

Esta grande festa do Todo-o-Terreno, de cariz popular e de acesso público, inicia-se pelas 16h30m, logo após a disputa da Super Especial que terá lugar, junto à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha, próximo de Reguengos de Monsaraz.

O palco estará instalado junto à zona do palanque, próximo do final da Super Especial, onde será também colocado um monitor gigante de LED. A abrir o cartaz a festa começa com a música popular para, a partir das 20 horas, dar lugar à música dos anos 80.

Será também instalada uma tenda, com capacidade para 600 pessoas, onde DJ’s darão continuidade à festa que se estenderá até de madrugada.

 

21/04/2014, 11:47

Eventos realizados pelo Município de Sousel - mês de Abril

21/04/2014, 11:45
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Rádio Telefonia - 2 - sem descrição
Rádio Telefonia - 2
This website is ACAP-enabled