http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra | Última Atualização: 24-07-2014
logótipo
Geral

O portal espanhol Cincuentopía publicou uma entrada especial dedicada ao Alentejo na sua secção de viagens "En ruta por". Intitulada "Em Rota pelo... Alentejo de Portugal", a entrada é acessível através do link: http://cincuentopia.com/en-ruta-por-alentejo-de-portugal/

Cincuentopía explica as principais características geográficas e demográficas desta extensa região portuguesa, com mais de 30 mil quilómetros quadrados e uma baixa densidade populacional.

No portal é proposta uma visita detalhada a sete das principais localidades do Alentejo: Mértola, Beja, Serpa, Évora, Monsaraz, Elvas e Castelo de Vide. Há ainda referências a outros concelhos, como Borba, Estremoz, Marvão, Moura, Portalegre ou Reguengos de Monsaraz.

Esta entrada no portal inclui um vídeo sobre o Alentejo, acessível em http://www.youtube.com/watch?v=wHRhWv9vkwo#t=32, intitulado "Tempo para ser feliz". Apresenta também sites na internet de particular utilidade e destaca um guia para viagens em família do portal VisitAlentejo, com 21 pontos e um mapa interactivo multimédia.

Sob o lema "A vida começa aos 50", o portal Cincuentopía é dirigido a quem tem mais de 50 anos. O portal é maioritariamente constituído por pessoas que já entraram nesta idade, mas que consideram que têm muito para dizer, fazer e pensar, em diferentes facetas.

 

Os seus conteúdos organizam-se em torno de cinco grandes temáticas: contar, ler, arte, recordar e fantasiar. Dispõe ainda de uma sala de exposições virtual, concebida como uma viagem online para partilhar sensações e experiências artísticas. O Cincuentopía está presente no Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e YouTube.

24/07/2014, 10:27
24/07/2014, 09:46

A ALIENDE- Associação para o Desenvolvimento Local, foi constituída em 23 de Julho de 1994 por um núcleo de pessoas maioritariamente ligadas à intervenção social e ao ensino e disponíveis para o envolvimento ativo na construção do desenvolvimento a partir de uma abordagem local.

23/07/2014, 12:22

Segundo um novo relatório da Comissão Europeia, as organizações de salvaguarda do património cultural devem aproveitar as oportunidades proporcionadas pelos programas de financiamento e pelas políticas da União Europeia para as ajudar a enfrentar os desafios com que o setor se defronta. Este documento de estratégia, intitulado «Rumo a uma abordagem integrada do património cultural europeu», revela que o setor se encontra numa «encruzilhada», com a redução dos orçamentos públicos, a queda na participação em atividades culturais tradicionais e a diversificação das potenciais audiências devido à urbanização, à globalização e à evolução tecnológica. Ao mesmo tempo, sublinha as oportunidades que se oferecem aos Estados-Membros e a outras partes interessadas de trabalharem em mais estreita colaboração além-fronteiras a fim de assegurar que o setor do património cultural contribui cada vez mais para o crescimento sustentável e o emprego.

Androulla Vassiliou, Comissária Europeia para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, declarou: «A Europa precisa de maximizar o valor intrínseco, económico e societal do património cultural. Deve tornar-se o centro da inovação com base no património, aproveitando as oportunidades criadas pela digitalização e promovendo o nosso conhecimento neste domínio a nível mundial. Em toda a UE, nos monumentos e museus, temos de promover uma abordagem mais virada para o público, utilizando novas técnicas e tecnologias para atrair visitantes e chegar nomeadamente aos jovens. Em suma, temos de dar vida à História. Congratulo-me com o facto de o património poder beneficiar de um maior apoio europeu ao longo dos próximos sete anos.»

O relatório apela a uma maior cooperação a nível da UE na partilha de ideias e boas práticas, que depois podem ser integradas nas políticas e na governação do património nacional. Congratula-se também com a abordagem da UE consubstanciada na Diretiva «Avaliação do Impacto Ambiental», que exige a tomada em conta do impacto de qualquer projeto no património cultural, e pelo Regulamento Geral de Isenção por Categoria, que torna possíveis os auxílios estatais para o setor. O relatório encoraja ainda a adoção de uma abordagem semelhante para apoiar o património ao nível mais vasto da elaboração de políticas da UE, mas também à escala nacional e regional.

O património cultural beneficiou já de um financiamento significativo da UE, incluindo 3,2 mil milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no período de 2007-2013. A grandes obras de preservação do Partenon e de Pompeia estão entre os projetos que receberam apoio. Os programas da UE proporcionaram um montante complementar de 1,2 mil milhões de euros para o património rural e cerca de 100 milhões de euros para a investigação relacionada com o património. O património cultural deverá beneficiar de ainda mais investimentos da UE em 2014-2020, por exemplo através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (com um orçamento total de 351 mil milhões de euros para a política regional), do Programa-Quadro Horizonte 2020 (80 mil milhões de euros para investigação) e do programa Europa Criativa (1,5 mil milhões de euros para as indústrias culturais e criativas).

Existem igualmente importantes oportunidades políticas e de financiamento em muitos domínios relacionados com o património cultural, como o desenvolvimento local e regional, a educação, o apoio às PME e o turismo. De facto, o turismo na UE movimenta 415 mil milhões de euros por ano e representa 15 milhões de postos de trabalho – muitos ligados, direta ou indiretamente, ao património. Cerca de 27 % dos viajantes da UE abordados para um inquérito Eurobarómetro sobre turismo (maio de 2011) afirmaram que o património cultural é um fator essencial na escolha de um destino.

Antecedentes

Em maio deste ano, os Ministros da Cultura da UE instaram a Comissão a «prosseguir a análise do impacto económico e social do património cultural da UE e a contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem estratégica».

A comunicação hoje adotada pela Comissão constitui a resposta a este pedido. É seu objetivo ajudar os Estados-Membros e as partes interessadas a tirarem o máximo partido do apoio significativo ao património disponível ao abrigo dos instrumentos da UE, progredindo no sentido de uma abordagem mais integrada a nível nacional e da UE e, em última análise, tornando a Europa um laboratório de inovação com base no património.

O apoio ao património cultural a nível da UE fundamenta-se no artigo 3.º, n.º 3, do Tratado da União Europeia, que estabelece que a União vela pela salvaguarda e pelo desenvolvimento do património cultural europeu. O artigo 167.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia afirma que a União contribuirá para o desenvolvimento das culturas dos Estados-Membros, respeitando a sua diversidade nacional e regional, e pondo simultaneamente em evidência o património cultural comum.

A acompanhar a comunicação, a Comissão elaborou igualmente um relatório com mais pormenores sobre a política e os programas de financiamento da UE pertinentes para o setor do património.

Para mais informações:

Comunicação – Rumo a uma abordagem integrada do património cultural europeu

Mapping report – heritage in EU policies

Sítio Web da Comissária Vassiliou

Sítio web EuropaCriativa

 

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

23/07/2014, 12:20

Este prémio distingue o parceiro que mais se destacou pelo seu compromisso e contributo na adoção das tecnologias Microsoft em Portugal.

23/07/2014, 12:15

 

#ConnectedContinent #broadband

 

A Comissão Europeia publicou um relatório sobre mercados de telecomunicações e regulamentação na UE. O relatório abrange os anos de 2012 e 2013.

Principais conclusões do relatório:

Em 2013 verificou-se novamente um decréscimo das receitas da indústria, mas o investimento está a começar a crescer;

A utilização de serviços de telefonia tradicional está a diminuir enquanto os serviços Internet (VoIP) se estão a tornar cada vez mais populares;

O tráfego de dados está a crescer rapidamente;

Os preços das chamadas móveis de voz e dos serviços de dados são mais elevados na UE do que nos EUA e a utilização das comunicações móveis é mais elevada nos EUA, o que resulta numa «receita média por utilizador» mais elevada nos Estados Unidos;

Apenas a Dinamarca, a Alemanha, a Letónia e Malta cumpriram o objetivo de 2012 no que diz respeito à autorização das faixas específicas de espetro; 21 Estados-Membros acabaram por cumprir o objetivo em 2013, mas o atraso na atribuição da faixa dos 800 MHz retardou significativamente a implantação das comunicações móveis 4G em toda a UE;

O tempo necessário para a obtenção de licenças para a implantação de novas redes varia de alguns dias até anos, consoante o país da UE em que está a ser desenvolvida a rede. A maioria das autoridades ainda não permite a apresentação de pedidos por via eletrónica.

A Vice-Presidente da Comissão Europeia @NeelieKroesEU declarou: «Estamos claramente ainda muito longe de ser um verdadeiro mercado único. Temos de reduzir a burocracia e precisamos de uma ação regulamentar mais coerente, tanto a nível nacional como da UE, para construir esse mercado único. Uma rápida implementação da Diretiva Redução dos Custos da Banda Larga contribuirá para esse objetivo, mas ainda há mais a fazer

Infraestrutura

O relatório revelou também que o acesso a uma infraestrutura de telecomunicações passiva é fragmentado, complexo e moroso em alguns Estados-Membros, nomeadamente na Bélgica, Bulgária, República Checa, França, Luxemburgo, Malta e Polónia.

Questões relacionadas com o consumidor

Verificam-se diferenças substanciais entre os Estados-Membros em matéria de tarifas grossistas para a portabilidade dos números, ou seja, o custo cobrado a um concorrente pela transferência de um número de assinante.

Banda larga

A maioria dos países europeus estabeleceu planos de banda larga (com exceção da Grécia, Roménia e Chipre, que estão em vias de finalização dos seus planos de banda larga); o financiamento dos projetos nacionais de banda larga varia consideravelmente (por exemplo, através de fundos públicos nacionais sob a forma de auxílios estatais ou dos Fundos Estruturais da UE).

Antecedentes

O relatório abrange uma variedade de questões regulamentares: regulação dos mercados, planos e financiamento da banda larga, autoridades reguladoras nacionais, autorização, gestão do espetro, direitos de passagem e acesso a infraestruturas passivas, acesso e interconexão, questões relativas aos consumidores, serviço universal e neutralidade da rede. Estas questões são descritas no contexto da evolução do mercado, da competitividade e dos objetivos da Agenda Digital. O relatório abrange o período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013.

Ligações úteis

Ligação ao relatório

Sítio web de Connected Continent

Sítio Web de Neelie Kroes

 

Siga Neelie Kroes no Twitter

23/07/2014, 12:13
No V Centenário da Canonização de S. Bruno o Convento Santa Maria Scala Coeli, celebrou uma Missa presidida por Sua Eminência Arcebispo de Évora D. José Sanches Alves.
A celebração contou também com a presença de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve e do Prior da Cartuxa e os restantes membros da Ordem residentes no Convento.
Na Missa esteve presente Don Juan Mayo, que apresentou nessa mesma tarde em Lisboa, no Convento de Laveiras, a “Vida Cartusiana”.
A Congregação voltou a Évora em 1960 e permanece até hoje no Convento da Cartuxa.
22/07/2014, 16:07

Serviços de reparação de eletrodomésticos e revisão de redes de gás e de eletricidade reforçam posicionamento da EDP no segmento da assistência técnica

22/07/2014, 10:19

Desde 1995, a Repsol tem sido o patrocinador principal da equipa de fábrica da Honda no MotoGP e, após 20 anos de sucessos na competição e de desenvolvimento tecnológico, a Repsol e a Honda decidiram prolongar a sua parceria especial por mais três anos, até ao final de 2017.

Esta é a parceria de patrocínio mais longa numa equipa de fábrica, na história do Campeonato do Mundo de Motociclismo, tendo já imortalizado as motos da equipa Repsol Honda em verdadeiros símbolos do desporto motorizado. O Campeão do Mundo em título, Marc Marquez e o seu colega de equipa Dani Pedrosa, vão continuar a representar estas duas prestigiadas marcas como pilotos da equipa de fábrica.

Esta parceria - que, este ano, celebra o seu 20º aniversário - teve início em Fevereiro de 1995, resultando numa combinação perfeita entre moto, combustível e lubrificantes que originou um sucesso e desenvolvimento tecnológico sem precedentes. Ao longo destes 20 anos, a equipa Repsol Honda arrecadou 10 títulos de pilotos e 133 vitórias em grandes-prémios, com destaque especial para as 35 vitórias de Mick Doohan e as 25 de Dani Pedrosa.

21/07/2014, 16:23

O novo ASIMO, a mais recente geração do robot humanóide da Honda, e o UNI-CUB β foram esta semana apresentados na Europa, numa conferência de imprensa realizada nos Estúdios ASIMO em Bruxelas, Bélgica.

21/07/2014, 16:16

A Casa Rural Rosalía, situada na aldeia de Cardeña, pertencente à região de Pedroches, é um espaço com uma biodiversidade rica e variada. Esta antiga venda / pousada, no caminho entre Córdoba e Toledo, situa-se no coração do Parque Natural da Serra de Cardeña-Montoro.

Foi em 2003 que a Casa Rural Rosalía começou a sua actividade. As antigas dependências agrícolas de uma velha casa de ganadeiros (com mais de 100 anos) foram restauradas, mantendo a sua arquitectura tradicional e a sua estrutura original.

Nasceu assim numa casa rural acessível e "inteligente", especialmente concebida para facilitar a estadia a pessoas com problemas de mobilidade graves. Ao longo destes quase 11 anos passaram por este espaço cerca de 775 visitantes, dos quais aproximadamente cinco por cento, na sua maioria fidelizados, têm problemas de mobilidade graves.

A Casa Rural Rosalía propõe aos seus clientes uma vasta oferta de actividades, rotas com várias temáticas (natureza, culturais ou gastronómicas) e pacotes turísticos com diferentes dias de estadia, como a “Ruta Entrelobos”.

Em relação ao Clube do Presunto Ibérico (Club del Jamón Ibérico), o responsável da Casa Rural Rosalía, Juan Ramón Rodríguez, afirma que “participar na 'tematização' de um produto turístico tão relevante e atractivo como o presunto ibérico e tudo o que ele representa, significa aprofundar a pesquisa da nossa identidade, conhecer o nosso passado, a nossa história e interpretar a mensagem dos antigos habitantes deste território".

 

Para este empresário, "tudo o que representa a defesa do mundo rural e o seu conhecimento, supõe também fortalecer as nossas tradições e cultura e possibilita o desenvolvimento económico e social dos nossos municípios", considerando que "a Rota do Clube do Presunto Ibérico dá um contributo nesse sentido".

21/07/2014, 15:49

Incluído no programa de comemoração dos seus 20 anos de atividade, a ALIENDE promove o Encontro Temático “Construir o Desenvolvimento Local”, onde a par de uma reflexão sobre o papel das ADL e das organizações do 3º setor em geral, na construção e animação dos processos locais de desenvolvimento, se procurarão sobretudo identificar linhas de trabalho predominantes para a sua actuação no futuro próximo, tendo em conta, além das suas motivações e apetências a perspetiva dos organismos de estado com quem colaboram.

 

Neste sentido a reflexão contará com a participarão da CCDR Alentejo, do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, da Delegação Regional do Alentejo do IEFP e da Direção Regional do IPDJ.

 

 

O Encontro decorre no Centro Cultural de Redondo, a partir das 14 horas de dia 23 e enquadra-se no acordo de cooperação ANIMAR/IEFP 2014.

21/07/2014, 15:45

No passado dia 15 de Julho, numa cerimónia que decorreu na Santa Casa de Misericórdia de Vimieiro, a TRILHO – Associação para o Desenvolvimento Rural, assinalou os 20 anos da sua fundação.

21/07/2014, 12:21

No seguimento das numerosas queixas apresentadas nos países da UE relativamente às compras integradas em aplicações de jogos em linha (compras in-app), em especial as efetuadas inadvertidamente por crianças, as autoridades nacionais uniram esforços com a Comissão Europeia a fim de encontrar soluções.

21/07/2014, 10:30

Os Elvenses têm sido informados, sobretudo por jornais e rádios, da situação na Câmara Municipal de Elvas. Mas, nos últimos dias, têm sido ditas muitas coisas que não estão de acordo com o que se tem passado e pode vir a passar.

 

Para todos, faço um pequeno resumo da situação.

21/07/2014, 10:24

A Associação Transfronteiriça Lago Alqueva (ATLA) realizou esta semana a primeira reunião do seu Conselho Consultivo, órgão constituído por sete conselheiros, quatro portugueses e três espanhóis, designadamente José Salema na sua qualidade de Presidente da EDIA, S.A., José Pós-de-Mina, Norberto Patinho, Bento Rosado, Manuel Antonio Diaz Gonzalez enquanto Deputado da área de Desenvolvimento Local da Diputación de Badajoz, Ramón Rocha Maqueda e Angel Garcia Garcia. Este órgão é presidido por José Calixto, na sua qualidade de Presidente do Conselho Diretivo da ATLA.

21/07/2014, 10:15

A “Aldeia dos Sonhos” é o mais recente projeto da Fundação Inatel que vai ajudar os residentes em povoados com menos de 100 habitantes a realizarem os seus sonhos. Esta iniciativa, que se destina a todos os habitantes das aldeias, visa concretizar alguns dos anseios das populações mais isoladas do país que, de outra forma, não teriam possibilidade de os realizar.

Quantas pessoas ainda não viram o mar, não conhecem Lisboa ou o Porto, nunca ouviram cantar o fado ou assistiram a um jogo de futebol? Concretizar sonhos de natureza turística, cultural e desportiva é o principal objetivo da Fundação Inatel que em 2015 celebra 80 anos.

As candidaturas para este projeto começaram a 15 de julho e prolongam-se até finais de agosto. A inscrição poderá ser feita pelo(a) próprio(a) ou através de um familiar, amigo, junta de freguesia ou outras entidades que se encontrem associadas aos destinos das aldeias. A Fundação Inatel, que irá escolher a aldeia vencedora, conta também com equipas no terreno que nos vão reportar os sonhos dos seus habitantes.

Os sonhos serão concretizados pela Fundação Inatel no próximo mês de outubro.

 

No próximo ano, as candidaturas vão continuar para que a Fundação Inatel realize mais sonhos daqueles que habitam as aldeias de Portugal com menos densidade populacional.

21/07/2014, 10:07

O director e fundador da prestigiada revista Gilbert & Gaillard, François Gilbert; e a enóloga da revista para Espanha, Argentina, Portugal e Chile, Evelyn Israel, realizaram uma prova cega de 58 vinhos e champanhes da Extremadura nas instalações do C.R.O.D. Ribera del Guadiana.

Para certificar a transparência do processo, foram acompanhados por técnicos do painel de degustação da D.O. como "ministros de Fe".

Uma vez realizada a prova, os vinhos serão classificados para vir a fazer parte do Guia Internacional Gilbert & Gaillard 2015, com presença em 89 países.

Esta actividade fez parte da "Gira Gilbert & Gaillard Extremadura 2014", que, durante oito dias, leva uma equipa a visitar os pontos mais importantes da comunidade e que vai terminar com uma reportagem de 12 páginas em Setembro.

Uma outra actividade realizada foi a gravação de um 'podcast' para o programa Experienciate.com e que pode ser ouvido no próprio site.

Durante o evento falou-se dos guias de vinhos, da sua importância para as casas vínicas e para os consumidores, bem como da metodologia utilizada para a sua elaboração. Neste ponto, destacou-se a exigência da Gilbert & Gaillard de que todas as provas realizadas sejam cegas, o que garante uma maior imparcialidade e credibilidade.

Segundo François Gilbert, "há muitas zonas desconhecidas no mundo do vinho, mas também existem muitas 'pontes' para chegar a elas", fazendo referência à repercussão que esta iniciativa pode ter para dar a conhecer os vinhos extremenhos.

Depois da gravação do programa, a equipa passou pelo Ayuntamiento de Almendralejo, onde foi recebida pelo presidente do Município, José García Lobato, e pelo conselheiro do comércio, Carlos González Jareño.

Nesse encontro falaram do sector vitivinícola extremenho, destacando o salão do vinho e da azeitona realizado em Almendralejo.

Para terminar a jornada, e com o objectivo de dar a conhecer todo o processo de elaboração do vinho, os representantes da revista desfrutaram de um passeio em charrete pelas vinhas de Tierra de Barros.

 

O Grupo Diário do Sul é media partner em Portugal desta iniciativa da revista francesa Gilbert & Gaillard.

17/07/2014, 16:31

Victorino Martín é uma empresa dedicada à criação do touro bravo, conhecida pela coragem e sucesso obtidos pelo seu gado. É uma ganadaria da maior importância nos dias de hoje. Agora decidiu abrir as portas de sua casa para o turismo, realizando visitas guiadas à ganadaria e oferecendo uma degustação do vinho com o nome Victorino Martín.

A empresa tem presente que o turismo é um dos principais motores económicos da actualidade e aproveita a oportunidade para oferecer as suas instalações aos aficionados que têm visitado a casa, organizando-lhes experiências com mais qualidade.

É nesse âmbito que participa activamente no Clube do Presunto Ibérico (Club del Jamón Ibérico), pois nas visitas guiadas às suas instalações, oferece aos visitantes provas do vinho Victorino Martín, acompanhadas com os melhores produtos ibéricos, incluindo o presunto.

Em relação a esta iniciativa, a ganadaria Victorino Martín destaca a promoção e alcance da mesma, oferecendo mais actividades na visita.

 

Esta empresa considera que "o Club del Jamón Ibérico tem um grande potencial, pois é dos produtos mais procurados a nível nacional e internacional e muitos interessado no produto aproveitam para realizar actividades que tenham a ver com isso", realçando que é "uma forma muito interessante de promoção".

17/07/2014, 16:30

A ALIENDE vai promover no próximo dia 23 de Julho, no Centro Cultural de Redondo, pelas 14 horas, um Encontro Temático, subordinado ao tema Construir o Desenvolvimento Local.

 

O Encontro é composto por dois painéis, sendo o primeiro relativo ao papel das ADL, e das entidades do 3º sector em geral, na construção do desenvolvimento de nível local e o segundo relativo ao quadro relacional das ADL com os organismos de estado bem como às oportunidades e instrumentos que se perfilam para o futuro próximo.

 

O Encontro, que integra as comemorações do 20º aniversário da ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local enquadra-se no acordo de cooperação ANIMAR/IEFP 2014

 

 

Informações detalhadas e inscrições podem ser efetuadas através do endereço mail@aliende.pt .

17/07/2014, 12:11
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Radio - Estudio 02 - sem descrição
Radio - Estudio 02
This website is ACAP-enabled