http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul
Diretor: Manuel Madeira Piçarra (administracao@diariodosul.com.pt) | Última Atualização: 25-11-2015
logótipo
Geral
16º Encontro Internacional de Arte Jovem 2015
06/10/2015, 18:55

Évora volta a receber jovens artistas de todo o mundo para a 16ª edição do Encontro Internacional de Arte Jovem, a decorrer de 5 a 12 de outubro. A iniciativa é promovida pela Associação Teoartis em parceria com a Câmara Municipal de Évora, conta com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e da Direção Regional de Cultura do Alentejo e tem como objetivos fundamentais difundir o gosto pela arte junto dos jovens e promover o intercâmbio cultural entre alunos e professores de diferentes proveniências.

O Encontro tem início com o concurso de trabalhos enviados por escolas de todo o mundo, que procuram qualificar-se no grupo das 10 melhores, às quais é oferecida uma estadia de uma semana em Évora, para a participação num ateliê. Este ano foram apresentados ao júri do Encontro trabalhos artísticos de gravura, aguarela, guache e carvão, realizados por crianças e jovens até aos 16 anos, provenientes de inúmeros países, nomeadamente: Bulgária, China, Crimeia, Egipto, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Índia, Malásia, Montenegro, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia e Portugal.

Neste âmbito, hoje (6 de outubro), teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora a receção aos participantes e a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso, subjacente ao Encontro. Na sessão, o Vereador Eduardo Luciano, responsável pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Évora, referiu que este encontro é um excelente exemplo para se celebrar a arte e a amizade entre jovens de todo o mundo e que Évora, como cidade milenar, cheia de história e património, é o sítio ideal para estes jovens explorarem a sua expressão artística. O Vereador aproveitou a ocasião para agradecer a Associação Teoartis, na pessoa da professora Teodolinda Pascoal, responsável pela organização deste Encontro, o seu esforço e empenho para a concretização desta iniciativa, que conta com o apoio possível da Câmara Municipal de Évora, mas que não seria viável sem a sua atitude de resistência perante as dificuldades.

Recorde-se que os trabalhos premiados conferiram aos alunos e professores a viagem a Évora para, entre 5 e 12 de outubro, “ilustrarem” o património desta cidade através da sua visão artística, pelo que nestes dias, quem circular pelas ruas do Centro Histórico de Évora, irá cruzar-se certamente com alguns destes jovens a pintar ou desenhar. De 6 até 30 de Outubro, nos Paços do Concelho, no Palácio de D. Manuel, no Museu de Évora e na Galeria TEOARTIS, também irão estar em exposição alguns dos trabalhos vencedores.

Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Galeria Multimédia
Eventos
Marés
PSI-20
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Rádio Telefonia - Estúdio 1 - sem descrição
Rádio Telefonia - Estúdio 1
This website is ACAP-enabled