Edição de 22 de Novembro de 2013 (N.º 1718)
Arquivo de Edições
Publicidade
Previsão do Tempo
Notícias para Telemóvel
transferir widgetClique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Notícia
09-04-2009 - 12:37

Crianças divertem-se a pintar ovos da Páscoa


Comentários
Não existem comentários.
A pensar na ocupação dos tempos livres das crianças, o GCDRR - Grupo Cultural Desportivo e Recreativo Realidade e a Cooperativa Realidade, organizaram, na passada semana um ateliê de pintura de ovos da Páscoa. Incentivar a prática das artes plásticas foi também um dos objectivos desta iniciativa que de correu na Praceta da Concórdia, Freguesia de S. Mamede de Infesta.
"A ideia era a de ocupar um pouco as nossas crianças e canalizar a sua criatividade para outros ambientes, nomeadamente das artes plásticas, de forma a deixarem um pouco a televisão e o computador. Uma vez que estamos na época pascal creio que a pintura de ovos de Páscoa foi uma boa opção", disse, ao JM, Manuela Ferreira Pinto, coordenadora do ateliê.
De acordo com a organização, esta iniciativa foi "um sucesso", aliás o que à partida estava agendado para dois dias (quinta e sexta-feira) teve de ser estendido ao fim-de-semana, englobando o sábado e o domingo.
"As crianças adoraram. Os pais e os avós louvaram a iniciativa. Tivemos meninos que literalmente passaram o dia a pintar. O material das actividades era constituído por ovos em esferovite, tintas acrílicas e godés. E as preocupações ambientais foram uma constante, uma vez que decidimos utilizar caixas de ovos, latas e copos de água, como suporte a esta actividade, de modo a cativar as atenções das crianças para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais", referiu Manuela Ferreira Pinto.
Participaram neste ateliê dezenas de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os treze anos, que puderam sentir o prazer de pegar num pincel para pintar ovinhos de Páscoa, ou simplesmente desenhar e dar asas à imaginação aprofundado os seus conhecimentos acerca das texturas e das cores, fosse através de lápis de cera, guaches ou lápis de carvão.
Os detalhes desta actividade já estão disponíveis em http://actividadesinfantispracetaconcordia.blogspot.com, num novo espaço destinado às iniciativas dedicadas aos mais pequenos da Praceta da Concórdia. Esta é, também, a "morada" reservada aos apreciadores de arte e de artesanato que já conhecem ou gostariam de conhecer o que os moradores desta Praça de S. Mamede de Infesta costumam organizar.
Para o Verão já está agendada uma feira de artesanato que, à semelhança da edição do ano passado, promete encher a Praceta da Concórdia com muitos e diversificados artesãos. Esta e outras iniciativas têm como mentores a artesã Manuela Ferreira Pinto e André Martins, presidente da Cooperativa Realidade que trabalha em parceria com o GCDRR.

 

PT

Pesquisa
Publicidade
Farmácias de Serviço
Marés