http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/jornal_terra_quente
Diretor: Cátia Barreira | Última Atualização: 17-10-2014
logótipo
Edição:
Mirandela
Festa ajuda angariar fundos para a casa paroquial de Frechas
02/05/2011, 16:39

A festa dos Ramos começou a realizar-se na freguesia de Frechas em 2007 através do projecto Aldeias Vivas e que ao longo dos últimos quatro anos tem vindo a ser organizada pela população da freguesia. Uma festa que tem como principal objectivo criar o convívio entre a população da aldeia e de visitantes. “O principal objectivo e fazer com que seja mais um dia e um motivo de confraternização entre as pessoas da aldeia e para quem nos visita neste dia” explicou Ana Reis, responsável pela organização da Feira de Ramos em Frechas e mentora do projecto.
Uma festa que começa com o tradicional bênção dos ramos de oliveira  na Praça do Pelourinho no centro da freguesia. “As pessoas reúnem-se junto ao pelourinho  com os seus ramos de oliveira para que o pároco faça a bênção dos ramos. Depois os fieies seguem em direcção à igreja onde se realiza a eucarística”, explicou Ana Reis.
Uma feira que conta também com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Mirandela, esta ultima entidade através da disponibilização da tenda onde se realiza a feira. Segundo a responsável pela organização da festa, ao longo dos ultimos quatro anos, cada vez mais pessoas se tem mostrado de interessadas em participar na feira, com a venda dos seus produtos. Este ano, a feira contou com cerca de 20 expositores  que se quiseram associar  à iniciativa e assim arranjar uma forma de vender os seus produtos regionais. No entanto, a Festa dos Ramos tinha também como objectivo a angariação de fundos para ajudar nas despesas com a  construção da futura casa paroquial da freguesia de Frechas. Nesse sentido este ano um grupo de paroquianos da igreja de Frechas decidiu colaborar através da organização de um almoço para as pessoas da aldeia e visitantes com o objectivo de angariação algum dinheiro para ajudar com as despesas da construção da casa paroquial. Para além da ajuda dos paroquianos também esteve um grupo de jovens da freguesia de Frechas decidiu vender a um preço simbólico, diversos objectos que as pessoas da freguesia ofereceram. Com a venda das suas “Trakitanas” o grupo de jovens da aldeia pretendeu também juntar algum dinheiro de forma a ajudar nos custos da construção da casa paroquial.
Uma festa que decorreu ao longo do dia sendo que parte da tarde se realizaram diversos jogos tradicionais para animar as pessoas que se deslocaram até à freguesia de Frechas.

Comentários
carolina (carolinaamori@hotmail.com)
07/05/2011, 15:18
moro em sao paulo brasil, comoadoro ter noticias de minha aldeia,e saber que continua linda,que nosso povo a ama, um grande abraço a todos os responsaveis pela festa
Eventos
Livro de Visitas
Não existem entradas novas.
Galeria de Imagens
Grupo PressNordeste - sem descrição
Grupo PressNordeste
This website is ACAP-enabled