http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/jornal_terra_quente
Diretor: Cátia Barreira | Última Atualização: 17-10-2014
logótipo
Edição:
X Encontro Nacional de Alunos chama atenção para extinção de Juntas de Freguesia
04/11/2011, 12:19

Realizou-se o X Encontro Nacional de Alunos de Administração Pública de 25 a 27 de Outubro em Mirandela. Presentes estiveram cerca de 100 alunos.

O curso de Gestão e administração pública da ESACT de Mirandela tem tido uma diminuição de alunos nos últimos anos. No entanto, Miguel Ângelo, director do curso, explica que cerca de 90% dos alunos têm conseguido colocação no mercado de trabalho. “Nota-se um decréscimo na procura do curso mas que é transversal a todos os institutos sobretudo do interior. A única satisfação que eu tenho é ter visto alunos, ao longo destes oito anos, saírem para as mais diversas posições, quer ocupando cargos da função publica quer trabalhando para o sector privado. Pelos últimos dados que tenho a taxa de empregabilidade ronda os 90%”, justifica.

Ainda no encontro os alunos elaboraram um documento sobre as consequências que a extinção de juntas de freguesia poderá trazer. A ideia passa por entregar o documento à delegação do distrito de Bragança da ANAFRE e pretende-se que o mesmo seja também uma chamada de atenção para os presidentes de junta colocarem de parte algumas rivalidades e apostarem no associativismo. Miguel Ângelo Rodrigues explica que o documento “permite que os presidentes de junta tenham consciência que se nada fizerem em termos do associativismo das freguesias em termos do associativismo vão ser agregadas noutra freguesia” afirma, acrescentando ainda que “o concelho de Mirandela tem apenas seis freguesias em condições de continuar a subsistir porque só essas é que cumprem os critérios. As outras podem associar-se de maneira a criar uma nova identidade”. Dessa forma, “aquela questão de uma junta não se querer juntar com outra porque algumas realidades são históricas, este documento permite que eles tenham consciência que se nada fizerem vão ser aglomeradas por outras”. Este ano, em Mirandela, o X Encontro Nacional de Alunos de Administração Publica, reuniu alunos da ESACT, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade Minho. No final do encontro ficou-se a conhecer que Lisboa será o palco para o XI encontro, no ano de 2012.

 

Comentários
Não existem comentários.
Eventos
Livro de Visitas
Não existem entradas novas.
Galeria de Imagens
Jornal Terra Quente - sem descrição
Jornal Terra Quente
This website is ACAP-enabled