http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/jornaldetabua
Diretor: Fernando Dias Pinto | Última Atualização: 22-03-2017
logótipo
22/03/2017, 19:58
Última hora

Apresentação do Projeto de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Mondego Sul

Vai decorrer no próximo dia 25 de março (sábado), a sessão pública de apresentação do Projeto de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Mondego Sul, presidida por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches.

Situada na União de Freguesias de Ázere e Covelo, a Antiga área Mineira de Mondego Sul será alvo de um investimento de 5,3 milhões de euros, cumprindo-se o objetivo de solucionar um passivo ambiental com mais de 30 anos, que permanentemente drenava águas com resíduos nocivos para saúde pública, para a Albufeira da Aguieira e, consequentemente, para toda a bacia Hidrográfica do Mondego.

A intervenção será da responsabilidade da empresa EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., nos termos do respetivo contrato de concessão do Estado.

PROGRAMA
12h00 – Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua

14h30 – Visita à antiga área mineira do Mondego Sul (União de Freguesias de Ázere e Covelo)

 

20/03/2017, 20:08
Região

Numa sessão presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o Município de Góis distinguiu a ADIBER com a atribuição da Medalha de Mérito como reconhecimento do trabalho que esta Associação tem realizado ao logo dos seus 22 anos de intensa actividade e pelo contributo prestado ao Concelho de Góis e da Beira Serra.

15/03/2017, 11:51
Região

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 08 de março, o primeiro Conselho Eco-Escolas, coordenado pelas professoras Cláudia Carvalho e Mónica Ferreira. E porque a EPTOLIVA já é uma ECO-ESCOLA, a continuidade deste projeto está a ser desenvolvido com a participação e a promoção de várias atividades como: “Escola Geração Depositrão” que consiste na recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas usadas e lâmpadas; “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” que visa a recolha de roupas usadas, calçado, brinquedos e material escolar; “Biodiversity4All”, um projecto em parceria com o Centro de Interpretação da Serra da Estrela que objetiva a preservação do Narciso do Mondego, uma espécie protegida e singular no Vale do Mondego e “Action Days”. Com estas iniciativas, o EPTO-ECO-ESCOLA pretende dar continuidade à sensibilização para a problemática ambiental e para a contribuição e envolvência de todos na construção de um planeta mais sustentável, fomentando a reciclagem, desenvolvendo o espírito de solidariedade e de entreajuda na comunidade escolar.

Publicidade
Edição:
Últimas Notícias
08/03/2017, 18:56
Região

 

 

 

 

Os novos Órgãos Sociais da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra tomaram posse numa cerimónia realizada na última sexta-feira, dia 24 de fevereiro, no Auditório da Casa da Cultura, em Coimbra. A FAJDC, que representa as associações juvenis do distrito de Coimbra, defendendo os seus direitos e interesses, passa agora a ser liderada por Nuno Semedo, um dos vogais da anterior direção. Com ele continuam a maioria dos dirigentes da anterior direção, de modo a tornar possível um caminho de continuidade aos esforços efetuados até ao momento, para aproximar as associações juvenis dos diversos concelhos do distrito, e também promover a aproximação a outras federações de associações juvenis.

 

 

07/03/2017, 17:44
Região

Promovida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, através da Rede Social Concelhia, realizou-se na sexta-feira, 3 de março, mais uma edição da Tarde Interativa.
Música, dança, cantares tradicionais e, pela primeira vez, teatro de sombras, protagonizados por utentes e técnicos de instituições particulares de solidariedade social do concelho e de outras instituições convidadas, juntaram cerca de centena e meia de pessoas no auditório do Centro Cultural.
O início do espetáculo coube à Cooperativa de Solidariedade Vários, de Tondela, que surpreendeu com uma dança coreografada e uma peça de teatro, em três atos, em que imperou o bom humor!

03/03/2017, 12:04
Região

A Ópera Cómica Pimpinone regressa aos palcos no Auditório do Centro Cultural no próximo sábado, 4 de março, pelas 21H30, depois de ter estado em cena no Museu Monográfico de Conímbriga e no Teatro Académico de Gil Vicente. A ópera cómica “Pimpinone” foi um dos maiores sucessos do compositor alemão Georg Philipp Telemann (1681-1767), tendo estreado originalmente em Hamburgo, a 27 de setembro de 1725, para divertir o público durante os intervalos da adaptação que Telemann fez da ópera “Tamerlano”, de Händel. Telemann retoma, assim, o libreto que musicou Tommaso Albinoni quase 20 anos antes, através de uma versão em alemão para ser melhor compreendido pelo público.

A Orquestra Camerata Joanina sobe ao palco do Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, numa produção de Jorge Silva, com encenação de Mário João Alves e direção musical de António Ramos e conta com a participação da Soprano Tânia Ralha e do Barítono Nuno Mendes.

Como realça Fernanda Veiga, vereadora da Cultura da Câmara de Penacova, "o Município convida a população e, muito especialmente, as famílias penacovenses, a assistir a uma produção artística marcada pelo registo leve e cómico que tem como objetivo maior chamar o grande público para a beleza e o encanto do “intermezzo cómico”, um espetáculo de carater familiar que convida à boa disposição".

Os interessados em assistir ao espetáculo poderão adquirir os ingressos ou efetuar as suas reservas na Receção da Biblioteca Municipal de Penacova (239 470 306).

03/03/2017, 11:59
Região

Ajustar a formação profissional às necessidades do território e a colaboração estreita no combate ao desemprego são vontade comum do Conselho Intermunicipal do CI da CIM Região de Coimbra e da Direção do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que reuniram esta quinta-feira no Centro de Formação de Coimbra do IEFP, na Pedrulha.

Realizada no âmbito da 54.ª Reunião do Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra, que decorreu nas instalações do Centro de Formação de Coimbra, a convite da direção do IEFP, a visita dos Autarcas dos 19 Municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, além do estreitar das relações entre as duas entidades, permitiu a avaliação dos projetos em curso e das necessidades do território nos capítulos do emprego e da qualificação profissional.

Na ocasião, acompanhados pela comitiva do IEFP, encabeçada pelo Delegado Alberto Costa e com representantes das delegações do IEFP no território, os membros do Conselho Intermunicipal conheceram a realidade do Centro de Formação da Pedrulha nomeadamente nas áreas de formação em cabeleireiro e esteticista, soldadura, mecatrónica e carpintaria.

João Ataíde, Presidente da CIM Região de Coimbra, agradeceu o acolhimento à reunião do Conselho Intermunicipal e elogiou o espirito de colaboração e abertura ao diálogo por parte da direção do IEFP, salientando a qualidade das instalações do Centro de Formação de Coimbra que atravessa, neste momento, uma fase de renovação.

O Delegado do IEFP, Alberto Costa, retribuiu os cumprimentos, manifestando total abertura para o reforço da cooperação entre o IEFP e os Municípios da CIM Região de Coimbra nas áreas do emprego e da formação profissional, elegendo o combate ao desemprego como prioridade.

É objetivo da CIM RC, a curto prazo, efetuar o diagnóstico das necessidades da região em termos de emprego e formação profissional, de modo a trabalhar com o IEFP as medidas mais adequadas.

22/02/2017, 19:07
Região

Mais de 50 empresários, dirigentes associativos e representantes de entidades públicas estiveram em Penacova a assistir à Sessão Pública de Esclarecimento sobre os Apoios Comunitários no âmbito do Portugal 2020, cuja organização coube ao município de Penacova, juntamente com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Ad Elo.

21/02/2017, 16:26
Desporto


No âmbito do projeto “Férias Desportivas”, o Município de Tábua promove durante a interrupção letiva do Carnaval, um Momento Desportivo, com o objetivo de oferecer aos participantes (6 – 14 anos) a prática de atividade física e desportiva.

No dia 1 de março, a modalidade Basquetebol seráo mote para um dia divertido, das 14h45m às 17h00m, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Tábua.

Inscrições gratuitas nas Piscinas Municipais de Tábua, durante o horário de funcionamento, até ao dia 27 de fevereiro. É necessário cópia do BI/CC do participante e Boletim Individual de Saúde.

21/02/2017, 11:22
Desporto

Decorreu no passado dia 11 de fevereiro, na Sala Municipal de Desporto de Midões, o 1.º Torneio de Ténis de Mesa do IV Circuito Municipal de Ténis de Mesa, com a participação de mesatenistas oriundos das freguesias do concelho de Tábua, de Oliveira do Hospital, dos Bombeiros Voluntários de Seia e da Figueira Da Foz.

21/02/2017, 11:17
Destaque

Realizou-se no passado dia 16 de Fevereiro, a Conferência de Imprensa de apresentação da XXVIII Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | VIII Mostra de Gastronomia e Artesanato, que decorreu na Quinta do Passal, em Tábua.

21/02/2017, 11:14
Desporto

Decorreu na manhã 5 de fevereiro, no Estádio Municipal de Tábua, a quinta edição do Corta Mato do Concelho de Tábua que englobou, mais uma vez, o Campeonato Distrital Longo Juniores e Seniores, numa organização conjunta da Comissão de Melhoramentos de Percelada e a Associação distrital de Atletismo de Coimbra, com o apoio do Município de Tábua, Juntas de Freguesia e Bombeiros voluntários de Tábua.

17/02/2017, 12:22
Região

A ADIBER, em parceria com o espaço Aromas da Sé, irá realizar a iniciativa “Beira Serra +IN City”, com o objectivo de divulgar a Região da Beira Serra na cidade de Coimbra, dando a conhecer alguns dos seus produtos diferenciadores, a sua cultura e as suas tradições, aproximando o público citadino deste Território.

Papel Digital
Farmácias de Serviço
Área do Subscritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eventos
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
This website is ACAP-enabled