Publicidade
Papel Digital
EDIÇÃO 552 - CLIQUE PARA LER
 
Outros papéis:
Pesquisa
Newsletter
e-mail:
Notícia
20-03-2013 - 08:50

BAIÃO: Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa


Comentários
Não existem comentários.

Baião prepara-se para receber, uma vez mais, milhares de apreciadores do fumeiro e do Cozido à Portuguesa, entre os dias 22 e 24 de Março, na oitava edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Baião, que conta com o apoio da Cooperativa Dolmen e da Câmara Municipal de Resende.
Numa tenda de grandes dimensões preparada especialmente para o efeito e situada na "Feira do Tijelinho", estarão presentes produtores locais, que vão apresentar um leque variado de especialidades de fumeiro, do salpicão, à alheira, ao presunto, passando pela "moira" muito apreciada na região.
No recinto será ainda possível encontrar seis restaurantes, a quem será confiada a missão de confecionar o Cozido à Portuguesa ou o Arroz de Moira com Grelos, entre outras iguarias.
Esta feira é ainda uma oportunidade para adquirir diversas marcas de vinho verde e de espumantes do concelho e outros produtos de cariz tradicional, como a broa de milho, o biscoito da Teixeira, a doçaria regional ou os citrinos da Pala. Por força da dinâmica introduzida pelos eventos de promoção gastronómica, tem-se assistido, nos últimos anos, ao surgimento, em Baião, de novos produtos locais que irão também encontrar o seu espaço na Feira do Fumeiro, como sejam os queijos, os chocolates, os licores ou as compotas.
"Lançamos o convite a todos os apreciadores da boa gastronomia, para que se desloquem a Baião e venham tirar partido da boa qualidade das nossas carnes, dos nossos vinhos e dos produtos locais que continuam a ser produzidos no nosso território, através de métodos de fabrico assentes na tradição", refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, segundo o qual é por via de eventos desta natureza que se pode contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias que se dedicam a estas atividades.
O autarca salienta a aposta que tem sido feita pela autarquia no acompanhamento do processo de produção de fumeiro, para garantir que todos os produtos comercializados no certame obedecem às normas regulamentares de higiene e segurança alimentar. As equipas da Câmara Municipal de Baião procedem ainda à selagem de cada peça de fumeiro confecionada pelos produtores, garantindo que todos os produtos comercializados na Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa foram previamente inspecionados.

ABERTURA NO DIA 22 ÀS 18H30
A Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa tem abertura agendada para o dia 22 de Março, às 18h30. Nesse dia terá início a animação musical a cargo de grupos de concertinas, zés p`reiras e de bandas musicais. No sábado a animação continuará a ser uma constante, sendo a principal novidade as atuações dos artistas Carlos Vasconcelos e Ruizinho de Penacova, respetivamente às 20h30 e às 22h00. O domingo terá como principal destaque o festival de folclore, no qual irão participar diversos agrupamentos deste tipo a partir das 15h00.
Também o artesanato e as publicações culturais e de promoção turística da Câmara Municipal de Baião terão naquele evento um espaço privilegiado de promoção.
Paralelamente decorre nas imediações do recinto o evento "Feira Stock Off", organizado pela Associação Empresarial de Baião.

PROGRAMA - VIII FEIRA DO FUMEIRO E DO COZIDO À PORTUGUESA DE BAIÃO

22 de Março
- 18h30 - Abertura Oficial - Grupo de Bombos da Assoc. Trabalhadores da Câmara de Baião;
- 20h00 - Grupo de Concertinas de S. Tiago;
- 22h00 - Banda Marcial de Ancede;

23 de Março
- 12h00 - Concertinas - Monteiros do Lameirão;
- 13h00 - Atuação da Escola de Dança "Dança Baião";
- 14h00 - Rancho Folclórico As Cesteiras de Frende;
- 20h30 - Atuação do Artista "Carlos Vasconcelos";
- 22h00 - Atuação do Artista Nacional "Ruizinho de Penacova";

24 de Março
- 12h30 - Concertinas - Joaquim Nogueira;
- 15h00 - Festival de Folclore:
- Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares;
- Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro;
- Rancho Folclórico de Baião;
- Rancho Folclórico de Ancede;
19h00 - Karaoke.

 

Publicidade
Galeria de Imagens
Previsão do Tempo