http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/obaluarte
Diretor: João de Sousa Braga | Última Atualização: 01-10-2014
logótipo
 
Edição:
 
Pesquisa:
Newsletter:
Publicidade

Papel Digital
Turismo em Santa Maria

PILAR ESTRATÉGICO NA DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA DA ILHA

Outros papéis:
Previsão do Tempo
Marés
PSI-20
Ficheiros
Informação Regional
Tomaz Dentinho presenta plano para candidatura a reitor da Universidade dos Açores
14/01/2014, 19:09

O professor do departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores (UAç) Tomaz Dentinho apresentou hoje um plano estratégico de desenvolvimento da academia, admitindo uma candidatura a reitor se mais ninguém quiser avançar usando o projeto que propõe.

"O que é importante daqui para a frente não é a pessoa em si, é alguém que leve um projeto que passe uma universidade de 3000 alunos ou menos para 6000 ou mais alunos, até porque a universidade, quando passar para esse nível, passa a ser um motor da própria economia local, como acontece em muitas universidades por esse mundo fora", frisou, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do projeto aos docentes e alunos do campus de Angra do Heroísmo da UAç.

Para o docente e economista, a estratégia da UAç deve passar pela angariação de mais alunos e não pelo corte de 10% dos funcionários, como acusa a anterior reitoria de defender.

Tomaz Dentinho salientou que nos Açores cerca de 8000 jovens ingressam no ensino superior, considerando que a academia açoriana poderia aproveitar esse potencial e aumentar o seu número de alunos para 6000.

Nesse sentido, defendeu que a academia deve reforçar a sua oferta, abrindo cursos com procura, através de protocolos com universidades do continente, de modo a que as licenciaturas comecem nos Açores e terminem no continente, como já acontece com veterinária e nutrição, por exemplo.

O economista considerou ainda que é necessário aumentar a produção científica, para desenvolver as áreas de excelência da universidade e atrair também alunos de fora do arquipélago.

Os docentes e investigadores devem, segundo Tomaz Dentinho, aumentar a produtividade, ampliando o número de alunos e de trabalhos publicados em revistas de referência.

O professor propôs ainda uma alteração dos estatutos que dê autonomia aos campus de Angra do Heroísmo e Horta.

As ideias defendidas pelo docente já foram apresentadas no passado ao Conselho Geral da universidade, que chumbou, no entanto, a proposta.

Segundo Tomaz Dentinho, as decisões do Conselho Geral foram "um desastre", por isso, disse estar convencido de que o plano vai ser aprovado desta vez.

"O resultado foi a demissão do reitor e o défice da universidade de 5 milhões. Portanto, quem tinha razão era eu e não eles", frisou.

O reitor da Universidade dos Açores, Jorge Medeiros, renunciou ao cargo em dezembro, depois de um ano marcado pelas dificuldades financeiras da academia açoriana.

 

O período para apresentação de candidaturas a reitor abre a 20 de janeiro e prolonga-se por sete dias, sendo que o Conselho Geral tem até finais de fevereiro para escolher o substituto de Jorge Medeiros.

Partilhar:
Área do Subscritor:
Publicidade
Eventos
Livro de Visitas
18/06/2013, 21:45
Sobre a Revolução dos Cravos, 25 de Abril de 1974, foram esquecidos os acontecimentos da Beira Sofala Moçambique em 17 de Janeiro de 1974. Há um texto da minha autoria publicado a 16 de Janeiro de 2004 no Jornal NOTICIAS do Porto com o titulo A BEIRA (...)
Augusto Macedo Pinto
Farmácias de Serviço
Galeria Multimédia
Fórum
Não existem tópicos novos.
Notícias para Telemóvel
Transferir Clique aqui para transferir a aplicação em Java ME.
Galeria de Imagens
Praia Formosa - sem descrição
Praia Formosa
This website is ACAP-enabled