http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/terra_ruiva
Diretor: Paula Bravo (paulabravo@sapo.pt) | Última Atualização: 30-06-2015
logótipo
 
Edição:
 
Pesquisa:
Publicidade
Previsão do Tempo
Marés
Ficheiros

A circulação do Transporte de Apoio à Comunidade que esteve suspensa cerca de um mês e meio será retomada amanhã, ( dia 1 de julho).
A informação foi dada ao Terra Ruiva pela vereadora da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís.

30/06/2015, 12:23
Concelho

A Câmara Municipal de Silves esteve representada na conferência "Estrategia Europea de crecimiento y fomento del empleo en el sector", que teve lugar em Huelva/Espanha, no dia 22 de junho.

30/06/2015, 11:27
Informação Geral

CONSTANÇA LAMAS foi uma mulher que marcou o antes e o depois da minha geração. Foi contínua na escola, nos dois graus, em que todas a tratavam, respeitosamente, por Senhora Constança.
Vamos situar o período desta narrativa: estávamos no fim da Segunda Grande Guerra Mundial. O Povo de São Bartolomeu de Messines seria um quinto do que é no presente.

30/06/2015, 11:23
Património e História

O IAPMEI, em parceria com o CLA de Silves da Universidade Aberta, realizará no dia 2 de julho, o Dia do Atendimento Descentralizado.
Esta iniciativa tem por objetivo prestar assistência técnica personalizada aos empreendedores e empresários do concelho de Silves, sobre os instrumentos disponibilizados por este Instituto.

29/06/2015, 16:50
Economia

"Depois do assinalável impacto e sucesso da primeira edição em 2014", o Município de Silves volta a promover no Castelo de Silves o ciclo de eventos "Sunset Secrets - Quintas do Castelo".

Música, dança, poesia, massagens de relaxamento, gastronomia e promoção de produtos locais fazem parte do programa.
Estas ações começarão a 2 de julho e finalizarão a 27 de agosto. Ocorrerão sempre às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 23h.

29/06/2015, 11:37
Sociedade

No dia 4 de julho, no Jardim Municipal, em S. Bartolomeu de Messines, realiza-se a II Noite Branca, organizada pelos Moradores da Vilarinha e Junta de Freguesia de Messines.

29/06/2015, 11:31
Concelho

Está exposta na Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines, a Exposição de Artes Plásticas, "Linha com Tinta Nua", de Cuca Fiadeiro.
A exposição, inaugurada no dia 11 de junho, prolonga-se até 28 de agosto .

29/06/2015, 11:26
Sociedade

Vamos retomar nesta edição o tema da DOR, uma vez que este foi um tema que suscitou o interesse de vários leitores.
Como referimos na nossa última conversa sobre o tema (edição de Março), a dor é um processo complexo e pode ser dividida em dois níveis: aguda e crónica.

29/06/2015, 11:24
Sociedade

As épocas de crise transportam consigo uma maior violência, seja entre jovens, entre casais, ou nas simples relações sociais. A tensão tende a aumentar entre as pessoas, afectando o tipo de relação entre as mesmas. Os casos de violência doméstica tiveram aumentos significativos nos últimos anos, dando lugar a inúmeras campanhas de alerta e consciencialização.

29/06/2015, 11:20
Opinião

Os quartéis dos bombeiros municipais e voluntários do Algarve passaram a ter um local para receber resíduos e equipamentos elétricos, o "Ponto Electrão". Por cada tonelada de resíduos recolhidos e entregue à Algar/Amb3E recebem uma contribuição financeira no valor de 75 euros.

29/06/2015, 11:18
Informação Geral

A sinalética dos ecopontos vai ser progressivamente alterada em todos os municípios do território nacional, incluindo Silves.
O projeto de " sinalética universal dos ecopontos" foi apresentado em Almancil, no Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de junho, pela Sociedade Ponto Verde e pela Algar.

29/06/2015, 10:53
Informação Geral

Nos dias 4 e 5 de julho, Armação de Pêra será palco do Festival Cultural SMACK'15. A iniciativa é promovida pela APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve.
As inscrições estão a decorrer, procurando-se participantes para as áreas: teatro de rua e de palco, declamação de poesia, micro-conferências, cinema, artes digitais (projeção), concertos, stand up, jam sessions, artes performativas, exposições ou outras atividades culturais.

25/06/2015, 16:04
Sociedade
Fortaleza de Armação de Pêra

A Fortaleza de Armação de Pêra é o tema da Exposição do Arquivo Municipal de Silves que pode ser vista nos Paços do Concelho, até ao final de junho. A exposição é acompanhada por fotos e vários documentos alusivos.

 

Nota: Esta versão do documento foi sujeita a vários cortes e supressão de fotos, para permitir a sua publicação na nossa edição de junho.. A versão integral pode ser vista no ficheiro em anexo (pdf).

 

 

 

25/06/2015, 15:42
Património e História

Fico irrequieto quando tenho fome. Com a generalidade das outras pessoas acontece o mesmo, penso eu, mesmo que a irrequietude assuma outros estados de desassossego. Numa das duas vezes que fui à Expo de Sevilha, no já longínquo ano de noventa e dois, aquando das comemorações dos quinhentos anos do achamento das américas, um dos meus amigos, que por sinal fala muito, com braços e tudo, como se parodia os italianos, levou toda a viagem entre Silves e Sevilha calado, em quase total silêncio.

25/06/2015, 15:37
Opinião

Neste período em que homenageamos os quinze anos de existência do nosso Terra Ruiva, falemos do "Jornal" em geral. Dizem que teve o seu primeiro gritito no ano 59 a.C, nas chamadas Actas Diurnas, que Júlio César mandaria fixar no Forum, todos dias, dando ao conhecimento geral os acontecimentos importantes que ocorressem no seu Império, vitórias militares, discursos dos tribunos, incêndios, espetáculos, nascimentos, casamentos, óbitos. E que essas Actas Diurnas já apresentavam as caraterísticas do Jornalismo, do jornal futuro, seja a periodicidade, a atualidade, a variedade.

25/06/2015, 15:35
Opinião
Quinta de Odelouca

O parque de campismo "Quinta de Odelouca", situado em S. Marcos da Serra, foi considerado um dos melhores da Europa, pelo editor de "Viagens" do jornal britânico The Telegraph. (http://www.telegraph.co.uk/travel/campingholidays/11642919/Europes-best-camping-sites-by-lake-and-river.html)

24/06/2015, 16:15
Concelho

O Município de Silves adquiriu recentemente uma retroescavadora e um trator para limpeza de taludes e bermas, o que representa um investimento que "ronda os 164 mil euros". "Estas aquisições inserem-se no processo de renovação gradual do parque de máquinas e viaturas, face à sua antiguidade".

24/06/2015, 16:09
Concelho

Estão abertas as inscrições para o Programa Oficina das Profissões criado pela Câmara Municipal de Silves para jovens entre os 14 e os 20 anos, nos meses de julho e de agosto.

Atividades ambientais na praia de Armação de Pêra ou no Serviço de Proteção Civil e Florestas, ou atividades nos sectores de Desporto ou Turismo da autarquia são as atividades propostas.

23/06/2015, 17:45
Informação Geral

Ateliers, mostras de filmes, peddy paper e muitas outras atividades são as propostas da Casa-Museu João de Deus (CMJD), em junho e julho, para o público infanto-juvenil, com idades dos 5 aos 12 anos.

23/06/2015, 17:54
Informação Geral
Eduardo Ramos (à direita) acompanhado por Baltazar Molina, no concerto em Fez

O músico, cantor e compositor "silvense de coração" Eduardo Ramos foi o representante de Portugal na 21ª edição do Festival de Músicas Sagradas do Mundo, em Fez, Marrocos
Este evento juntou mais de 65 mil espetadores que ouviram músicos de mais de 30 países.

23/06/2015, 17:31
Sociedade
Hernâni Cerqueira

O jovem acordeonista Hernâni Cerqueira, de 17 anos, natural de Tunes, foi o vencedor do 20º Troféu Nacional de Acordeão, na categoria Junior Varieté, e o vencedor, na mesma categoria, do 1º Concurso Internacional de Acordeão.
Nestas competições distinguiu-se também outro acordeonista de Tunes, Miguel Coelho, de 9 anos, que alcançou o 3.º prémio nacional e 4.º internacional, na categoria de Iniciados.

23/06/2015, 17:29
Sociedade

O Plano Operacional Municipal (POM) para 2015 foi aprovado, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI).

Também os bombeitos do Algarve, receberam novos equipamentos individuais e outro material.

23/06/2015, 17:21
Informação Geral

O PS Silves entende que " mais uma vez fica adiada a resposta necessária ao desenvolvimento do concelho de Silves", na análise que faz às opções do Executivo CDU da Câmara Municipal de Silves, a propósito do pedido de empréstimo de 4,3 milhões de euros.
É o seguinte o teor do comunicado divulgado por esta estrutura partidária:

22/06/2015, 16:33
Informação Geral

Foi eleita a nova Direção do Silves Futebol Clube para o Biénio 2015/2017, presidida por Tiago Leal, que revelou pretender "dar sequência ao que tem vindo a ser realizado no que concerne à estabilização financeira do Silves Futebol Clube".

22/06/2015, 16:08
Desporto
Fernando Serol

Foram eleitos os órgãos sociais do Clube de Futebol "Os Armacenenses" para os próximos dois anos.
Fernando Serol continua como presidente do clube.
A única lista a sufrágio foi composta, quase na totalidade, pelos anteriores membros dos orgãos sociais.

22/06/2015, 16:03
Desporto

Deparei-me, no final do mês passado, com o novo boletim municipal de Silves.
De facto, quatro anos após ter sido suspensa a edição da revista municipal de Silves, este executivo retomou a edição desta publicação.
Recordo que o anterior boletim era um espaço onde se procurava dar a conhecer a atividade do município, colocando os intervenientes directos a falarem, dando conta da sua experiência profissional e dos objectivos do município para uma dada área.

22/06/2015, 12:41
Opinião

Certamente todos os leitores do Terra Ruiva já efectuaram alguma compra em que, por qualquer motivo, não sendo possível concretizá-la de imediato, o vendedor pede a entrega de uma quantia a título de sinal. E também provavelmente todos têm a noção de que o vendedor em geral prefere que esse sinal seja o mais elevado tanto quanto possível.
Pois bem, aqui há cerca de dois meses atrás, Francisco, um construtor da zona de Lisboa, mal começara a comercializar um condomínio privado que acabara de edificar, surgiu-lhe um indivíduo, muito bem vestido, muito bem falante e evidenciando grande poder de compra, que se mostrou muito interessado em adquirir uma das fracções, cujo preço, aliás, de imediato aceitou, não obstante bem caro.

22/06/2015, 12:36
Consultório Jurídico
Manuel Rodrigues e Joaquim Rodrigues (da esquerda para a direita)

Fala-se na laranja de Silves e invariavelmente há quem defenda que é a melhor do Mundo. O raciocínio é simples: as melhores laranjas do Mundo são as portuguesas; as melhores laranjas de Portugal são as algarvias; as melhores laranjas do Algarve são as silvenses... então as laranjas de Silves são as melhores do Mundo ( assim mesmo, com letra grande).
Dito assim faz todo o sentido. E talvez seja verdade.
Mas o que fazemos a toda essa riqueza?
O Terra Ruiva foi à procura de algumas respostas, junto de um produtor, um distribuidor e um investigador. Joaquim Rodrigues, Filipe Martinho e Amílcar Duarte mostram-nos três lados diferentes de um sector económico crucial para o concelho de Silves.

 

Nesta primeira parte do texto publica-se a entrevista com Joaquim Rodrigues, produtor:
"NInguém defende os produtores"

22/06/2015, 10:45
Informação Geral
Filipe Martinho

A Frutas Martinho é uma das maiores empresas que se dedicam à comercialização dos citrinos do concelho, explorando pomares nas freguesias de S. Bartolomeu de Messines, Algoz, Silves e Alcantarilha.
Tem, atualmente, à sua frente, Filipe Martinho, empresário com experiência no sector, que um dia colocou uma mochila às costas e foi ver como funcionavam os mercados "lá fora" e como podia lá chegar. O que conseguiu em pleno, embora cada dia represente mais uma dificuldade vencida para quem está a competir em mercados internacionais.

22/06/2015, 10:52
Informação Geral
Amílcar Marreiros Duarte

Amílcar Marreiros Duarte, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, investigador reconhecido na área dos citrinos, há muito que estuda o sector, suas capacidades e limitações.
Doutorado em Ciências Agrárias, com especialidade de Fruticultura e com um Mestrado em Citricultura, tem-se dedicado a áreas como a produção integrada e agricultura biológica ou a sustentabilidade da agricultura.
O Terra Ruiva pediu a sua opinião, sobre o futuro da citricultura algarvia.

22/06/2015, 10:56
Informação Geral
Últimas Notícias
19/06/2015, 13:59
Editorial
22/06/2015, 12:47
Empresas/ Emprego
16/06/2015, 15:02
Empresas/ Emprego
16/06/2015, 14:29
Concelho
Publicidade
Eventos
Inquérito
Farmácias de Serviço
Galeria Multimédia
Galeria de Imagens
Capa 167 - sem descrição
Capa 167
This website is ACAP-enabled