http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/terra_ruiva
Diretor: Paula Bravo (paulabravo@sapo.pt) | Última Atualização: 02-09-2015
logótipo
 
Edição:
 
Pesquisa:
Publicidade
Previsão do Tempo
Marés
Ficheiros

À semelhança do ano passado, a Rota do Petisco de Portimão, inclui este ano 16 restaurantes da cidade de Silves.
Esta edição começa no dia 4 de setembro e prolonga-se até ao dia 11 de outubro, com propostas de pratos, petiscos e iguarias para todos os gostos nos cerca de 170 estabelecimentos aderentes, em Silves, Portimão, Alvor, Monchique, Mexilhoeira Grande e Ferragudo.

02/09/2015, 12:02
Informação Geral

Diversos painéis com o historial do Mercado Municipal de Silves serão inaugurados no dia 5 de setembro, pelas 10h.
Uma pequena resenha da história sobre o edifício do Mercado, desde a aquisição de vários prédios até à conclusão do edifício, é um dos conteúdos de destaque destes suportes, que também apresentarão uma cronologia sobre a evolução do espaço.

02/09/2015, 11:59
Património e História

O II Triatlo de Armação de Pêra terá lugar no dia 6 de setembro, a partir das 9h30, organizada pelo Clube de Futebol "Os Armacenenses", com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, Junta de Freguesia de Armação de Pêra e Câmara Municipal de Silves.

02/09/2015, 11:29
Desporto

Uma mostra de fotografias do Algarve, resultado de trabalhos elaborados pelos alunos de cursos de fotografia que têm sido organizados pelo Racal Clube de Silves, é a exposição que a Biblioteca Municipal de Silves recebe, de 4 a 30 de setembro.
A inauguração é no dia 4 de setembro, às 18h.

02/09/2015, 12:12
Cultura

No dia 12 de setembro realiza-se, em Silves, o I Trail do Lince, uma prova que, além da vertente competitiva, tem também um cariz lúdico e familiar na consciencialização dos problemas associados à conservação do Lince Ibérico.
A iniciativa conta com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves e de Miguel de Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

As inscrições estão abertas.

31/08/2015, 14:56
Desporto

Uma exposição de pintura de Elisa Alves é inaugurada no dia 5 de setembro (sábado), às 16h, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.
A exposição tem o título "Paixão na Pintura" e reúne um conjunto de trabalhos de Elisa Alves, nos quais a mesma revela todo o seu mundo interior através da arte, que encara como um prazer e uma terapia fundamental ao seu bem-estar.

31/08/2015, 15:21
Sociedade

A Câmara Municipal de Silves assinala o "Dia do Município" no próximo dia 3 de setembro, data em que se completam 826 anos sobre a conquista da cidade.

31/08/2015, 14:28
Concelho

Alcantarilha recebe, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a XIV edição da Feira dos Frutos Secos, uma organização conjunta da União de Freguesias Alcantarilha e Pêra com o Município de Silves.
Esta feira "procura preservar alguns aspetos da cultura imaterial desta freguesia, fortemente ligada ao cultivo e tratamento de frutos secos e secados".

31/08/2015, 12:54
Concelho

Está a decorrer um concurso de admissão para a Marinha Portuguesa, para a categoria de Praça, em regime de contrato.
No total há 181 vagas, em diversas áreas, destinadas a cidadãos portugueses entre os 18 e os 24 anos.

31/08/2015, 11:10
Empresas/ Emprego

Uma série de jogos educativos, que abordarão temáticas como a floresta e o lince está a ser promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em colaboração com o Sector de Educação da Câmara Municipal de Silves na "Loja Ponto Azul" em Armação de Pêra, junto ao antigo mini-golf.
As próximas atividades decorrem nos dias 2 e 4 de setembro, entre as 14h e as 16h.

31/08/2015, 10:59
Educação

As Piscinas Municipais de Silves já têm definidas as datas de abertura dos seus diferentes espaços para a época desportiva de 2015-2016.

27/08/2015, 16:59
Desporto

De 27 de agosto a 3 de setembro decorre a Feira de Artesanato e Gastronomia de Armação de Pêra - FAGAP 2015.

"Artesanato de vários pontos do país e a melhor gastronomia típica esperam por si", convida a organização.

25/08/2015, 15:09
Concelho

Estão abertas as inscrições para aulas de Iniciação à Informática para um público sénior, na Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
O curso, com a duração de 20 horas, terá início no mês de setembro e é dirigido a um "público sénior que não tem necessariamente o objetivo de trabalhar mas sim de conhecer e usufruir dos recursos de um computador no seu dia a dia".

19/08/2015, 15:32
Educação

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Silves realizou ontem (dia 20 de agosto), a detenção de um casal, de 51 e 53 anos de idade, em S. Marcos da Serra indiciado pelo crime de posse de arma ilegal e de tráfico de estupefacientes.
Sete armas de fogo, 52 plantas e dois quilos de canábis foram apreendidos.

( A informação inicial sobre este acontecimento, referia que o mesmo se teria passado na Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, quando de facto aconteceu na Freguesia de S. Marcos da Serra, como soubemos posteriormente. Fica feita a correção e o nosso pedido de desculpa.)

21/08/2015, 22:22
Informação Geral

Os Descontos Sociais de Energia destinam-se a 500 mil famílias e para ter acesso basta solicitar a adesão junto ao comercializador de eletricidade e/ou de gás natural.

Esta é uma das principais mensagens daa sessões de informação e esclarecimento que têm sido realizadas ( também em Silves), pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em parceria com a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e neste caso específico com a AREAL- Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve e a Câmara Municipal de Silves.

17/08/2015, 15:24
Informação Geral

Estávamos no fim da década de 40. Messines, nos seus compartimentos habitacionais determinavam-se nas suas originais ruas, construídas sobre a fortaleza do grés, em topónimos duplas, nas centenárias ruas da Mina e da Estalagem. O resto eram as conhecidas ruas de Cima, ruelas irregulares, onde a urbe operária se fixava. Ainda, a longa rua que se dividia em duas: rua João de Deus, a ponte e rua Cândido dos Reis, a nascente. Pequenos largos: Largo dos Artistas, Largo da Republica, Sacadura Cabral.

17/08/2015, 15:35
Património e História

O conhecido poeta, escritor, ensaísta, arabista, historiador, conferencista e jurista português Adalberto Alves foi o responsável pela contextualização histórica da edição de 2015 da Feira Medieval de Silves.
A Câmara de Silves emitiu um agradecimento público a Adalberto Alves, pela sua colaboração "graciosa" na XII Feira Medieval de Silves.

09/08/2015, 11:53
Sociedade

Vamos retomar nesta edição o tema da DOR, e gostaria de partilhar com os leitores esta pequena história:
"Era uma vez, um velho fazendeiro que tinha uma égua. Um dia a égua partiu a cerca e fugiu. "Agora você não tem nenhum cavalo para puxar o seu arado na época da sementeira", disseram que os vizinhos. "Que má sorte isto é!".
"Má sorte, boa sorte", retorquiu o homem, "Quem Sabe?"

17/08/2015, 15:19
Sociedade

MULHER, nos velhos tempos, lá nos princípios, pensa-se (sabe-se lá...), que o Homem saía de casa ao amanhecer para caçar e, regressava ao entardecer, e quando cansava abrigar-se-ia à sombra de alguma árvore e, se não dormia, pensava, refletia, ia estendendo a mente; a Mulher andava num vira que vira, todo o dia, dentro de casa, nas atividades domésticas e familiares. Exausta, quantas vezes, caía nos braços do seu homem (frase não por acaso usada...), completamente esvaída.

17/08/2015, 15:17
Opinião
A presidente da Direção, Cátia Guerreiro com Phillippe Bourroux

A Associação Humanitária de Bombeiros de S. Bartolomeu de Messines recebeu cinco equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais que foram oferecidos pelo Intermarché.
A oferta dos equipamentos foi feita no dia 7 de agosto, por Phillippe Bourroux, responsável por várias lojas no Algarve ( incluindo a de S. Bartolomeu de Messines).

09/08/2015, 16:45
Informação Geral

Quase todos queremos salvar as baleias, os golfinhos, os gorilas, os pandas, a floresta amazónica... em resumo, o Planeta.
O pior é quando temos de passar à ação. Não àquela ação corajosa e aventureira que imaginamos quando pensamos em salvar o Planeta. Quando se trata daquela ação que podemos fazer na nossa casa ou na nossa rua... os números não são otimistas.
Em Silves não separamos o nosso lixo. Somos mesmo dos piores concelhos do Algarve. E isso custa-nos caro.

03/08/2015, 17:07
Concelho

Nos últimos três anos, Portugal perdeu cerca de 168 mil habitantes. Dizia um jornal da nossa praça que, a este ritmo, a população portuguesa desaparecerá dentro de 208 anos. Pasmem-se com estes números, são gritantes!
Se se pensar que os três pilares que definem um estado são o território, o poder político e a população, chegar-se-á facilmente à conclusão que dentro de 208 anos Portugal não será mais uma nação, pertencerá àquele passado reservado aos livros de História.

03/08/2015, 17:37
Opinião

Já tenho abordado este assunto, a vontade juvenil de ser reconhecido como poeta. A ilusão de esculpir no futuro uma simples ideia ou uma sonante frase que fosse verdadeiramente original. Quando andava no ensino secundário, apesar da minha formação em ciências físicas e naturais, irmanava com dois amigos, quimericamente escritores como eu, o gosto pela poesia e pelas letras (com artes literárias). A jovem era mais dada a contos e a prosa poética, o jovem era mais dado a sonetos, com dois quartetos e dois tercetos, como mandam as regras.

03/08/2015, 17:35
Opinião
André Gonçalves (à esquerda) e Ruben Pires (à direita), na Quinta dos Avós, no Algoz

A "Cerveja Marafada" foi um sucesso no Alameda Beer Fest 2015 que se realizou em Faro, no primeiro fim de semana de julho, também com grande êxito.
A "Marafada" nasceu e tem crescido na Quinta dos Avós, no Algoz, com André Gonçalves e Ruben Pires dois amigos, arquitetos paisagistas que, de momento, estão inteiramente dedicados à cerveja artesanal.

31/07/2015, 14:50
Sociedade

O Centro Cultural e Social João de Deus - Lar de Messines, lançou a Campanha "Nossa Casa, Nosso Lar" que tem como principal objetivo "a angariação de fundos para as obras de remodelação e ampliação do Lar de Idosos".

30/07/2015, 14:58
Informação Geral

O Exército Português, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e em parceria com o Município de Silves, está a fazer a vigilância da Mata Nacional Herdade da Parra, no concelho de Silves e patrulhará caminhos florestais, áreas de edificação dispersa e aglomerados urbanos do sector norte do concelho, nas freguesias de Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

28/07/2015, 10:41
Informação Geral

Uma equipa de combate a incêndios florestais está posicionada no antigo quartel de bombeiros, em S. Marcos da Serra, até ao mês de setembro.

Esta equipa é constituído por cinco operacionais e um veículo pesado de combate a incêndios florestais (VFCI) e estará neste quartel, atualmente utilizado pela Cruz Vermelha Portuguesa, durante toda a época crítica de combate a incêndios florestais que decorre de julho a setembro (Fase Charlie) e funcionará de forma contínua durante 24 horas, incluindo feriados e fins de semana.

 

28/07/2015, 10:35
Informação Geral
Últimas Notícias
Publicidade
Eventos
Inquérito
Farmácias de Serviço
Galeria Multimédia
Galeria de Imagens
Capa 168 - sem descrição
Capa 168
This website is ACAP-enabled