http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Vale do Sousa
CIM Tâmega e Sousa apresenta novo plano de transportes
12/07/2015, 18:24

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa vai promover no dia 14 de Julho, a partir das 9h30, no espaço do Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel, a cerimónia de apresentação oficial do " Plano de Acção para a Definição e Estruturação do Sistema de Transportes Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, num acto solene que contará com a presença do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.

Vivem-se tempos de mudança na área dos transportes, nomeadamente perante o cenário de descentralização das competências de organização e contratualização dos serviços de transporte público para as autarquias ou para as Comunidades Intermunicipais, daí que, a CIM Tâmega e Sousa, atenta às novidades e às especificidades do seu território, entendeu assim elaborar um Plano em que, estabelece uma estratégia própria de organização do transporte público supra-municipal, procurando assim ganhos de escala e de eficiência do serviço.
Para além do transporte regular, também o transporte escolar e flexível para territórios de baixa densidade são contemplados neste Plano, preparando assim os municípios da região para o programa de incentivo que o governo tem em preparação, designado "Portugal Porta-a-Porta".
Depois da sessão de abertura, que contará com as intervenções do presidente da CM de Penafiel, Antonino Sousa, e do presidente do Concelho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, o programa contempla uma apresentação do PIMT-TS, com diagnóstico e plano de acção, com as participações do Prof. Dr. Ricardo Bento, coordenador do Plano: U2EU - UTAD, e do Prof. Dr. Paulo Ribeiro, vice- coordenador do Plano : UM Cidades - UMinho, seguindo-se um painel orientado para as " Boas práticas no Planeamento do Serviço de Transporte Público ", numa abordagem ao Serviço de Transporte a pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Nas conclusões, com destaque para as Parcerias Territoriais para os desafios do Portugal 2020, vão intervir o Prof. Dr. Artur Cristóvão, vice - reitor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e Prof. Dr. José Mendes, vice- reitor da Universidade do Minho, cabendo ao Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, encerrar esta jornada de apresentação oficial.
Este trabalho, que agora vai ser apresentado em Entre os Rios, foi co-financiado pelo ON.2 Novo Norte - Programa Operacional Regional do Norte e coordenado pelos professores Ricardo Bento, da Universidade de Trás-os-Montes, e Paulo Ribeiro, da Universidade do Minho.
O almoço de trabalho, que terá lugar numa unidade hoteleira de Castelo de Paiva, será motivo para o autarca paivense Gonçalo Rocha, aproveitar a presença do governante e dos colegas da região do Tâmega e Sousa para, no âmbito de uma acção reivindicativa conjugada, realçar a urgente necessidade de avançar com as ligações urgentes e fundamentais aos grandes eixos rodoviários, nomeadamente a construção célere do troço do IC 35 entre Castelo de Paiva e Penafiel / A4, incluído pelo actual Governo na listagem de obras prioritárias para o desenvolvimento do interior, bem como o troço em falta, de escassos nove quilómetros, entre Variante à EN 222 entre Póvoa/ Castelo de Paiva e Canedo/ Feira na A32, servindo o Couto Mineiro do Pejão e assumida como ligação estratégica para o litoral.
Consciente das dificuldades que o país atravessa, o autarca de Castelo de Paiva não deixa de continuar a reclamar que se faça justiça com a região do Vale do Sousa e, com Castelo de Paiva em particular, garantindo-se assim, o necessário financiamento para a concretização destas ligações rodoviárias, consideradas cruciais para a dinâmica e competitividade do concelho e desta região duriense.






Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled