http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Vale do Sousa
Restaurantes de Paços, Felgueiras, Amarante e Viana vencem Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia
18/09/2015, 00:46

Quatro restaurantes da região Norte e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego são os vencedores do VIII Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, que visa promover aquele vinho, em harmonização com a gastronomia.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o concurso deste ano juntou " alguns dos mais prestigiados restaurantes e escolas de hotelaria de todo o país", realçou aquele organismo.

Os estabelecimentos concorrentes criaram "um total de 81 menus, que competiram nas categorias Cozinha de Autor, Internacional e Tradicional, e ainda na categoria Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal", informou ainda a CVRVV.

Os vencedores da edição deste ano são os restaurantes Aidé, de Paços de Ferreira, Brasão, de Felgueiras, Largo do Paço, de Amarante, e Ristorante e Pizzaria Ralenti, de Viana do Castelo, os quais foram distinguidos com medalhas de ouro num jantar efetuado esta quinta-feira, no Porto.

Neste concurso foram ainda premiados mais 14 restaurantes, nove com a medalha de prata e cinco com a de bronze, de acordo com a CVRVV.

As escolhas couberam a um júri composto por Agostinho Peixoto, presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Bruno Almeida, provador da CVRVV, Fernando Melo, crítico de vinhos e comida, José Silva, jornalista de vinhos e gastronomia, e Renato Cunha, chefe de cozinha do restaurante Ferrugem (Famalicão).

O júri avaliou uma refeição completa - entrada, prato principal e sobremesa -, em harmonização com os vinhos verdes propostos pelos concorrentes.

José Silva, jurado há vários anos deste concurso, disse que, "em termos gerais, a qualidade média dos pratos concorrentes tem vindo a subir e há, na hotelaria, cada vez mais a noção de que a harmonização é muito importante ". Nesta edição, acrescentou, "as medalhas de ouro foram para coisas de topo" e não ofereceram dúvidas.

Concorreram 28 restaurante de todo o país. Segundo frisou José Silva, "alguns concorrem todos os anos e já tiveram ouro, prata e bronze".

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia assinala também o 107.º aniversário da região demarcada respetiva.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled