http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Vale do Sousa

A Rota do Românico do Tâmega e Sousa vai representar, até ao final de 2015, investimentos de cerca de 16 milhões de euros na conservação e recuperação de 56 monumentos, disse a diretora do projeto. Segundo Rosário Machado, àquele valor acrescem 1,7 milhões de euros destinados à construção de dois centros interpretativos, ambos em execução, em Lousada e Penafiel.

11/12/2014, 18:32

O desemprego na região do Tâmega e Sousa diminuiu 13% no último ano, beneficiando mais mulheres do que homens, revelam números oficiais. Ao todo, a região apresenta 39.954 desempregados, menos 6.128 do que há um ano.

05/12/2014, 23:32

A iniciativa "Palcos do Românico", da Rota do Românico, que termina este sábado, em Felgueiras, já promoveu 200 espetáculos, a maioria de teatro e música, reunindo 20.000 espetadores. Foram envolvidos nesta atividade, no último ano, cerca de 50 grupos ou companhias e 1.800 pessoas das comunidades do Tâmega e Sousa.

29/11/2014, 00:11

Mais de duas dezenas de empresários agroalimentares do Tâmega e Sousa apresentam os seus produtos na feira "Portugal Agro 2014", que decorre em Lisboa até domingo. A presença da região naquele evento é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, tendo sido selecionados empreendedores ligados à produção de vinhos e espumantes, compotas, frutas, hortícolas, licores, queijos, doces regionais, enchidos e carne bovina.

20/11/2014, 18:50

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Empresarial de Amarante assinaram um acordo para ministrar formação a 160 desempregados de oito concelhos do Tâmega e Sousa. De acordo com os promotores da ação, prevê-se a realização de cerca de 200 horas de formação em sala e três meses em contexto de trabalho, nas áreas das ciências informáticas, hotelaria, restauração e comércio.

19/11/2014, 00:33

O diretor-geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (IPEME) disse, em Felgueiras, que o seu país está empenhado na atração de empresas portuguesas para parcerias com o tecido económico moçambicano. "Estou cá para vermos como é que podemos, cada vez mais, ter essa presença empresarial, combinada com a nacional, para o esforço de crescimento da nossa economia", afirmou Claire Mateus Zimba.

07/11/2014, 00:05

O diretor-geral do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) de Moçambique, Claire Mateus Zimba, vai visitar na quinta e na sexta-feira empresas do Tâmega e Sousa, de vários setores de atividade: calçado, móveis, confeções, metalomecânica, granitos, agroindústria e produção de vinho.

05/11/2014, 01:27

Três dos 12 detidos na terça-feira, pela GNR, suspeitos de tráfico de droga nos concelhos do Porto, Penafiel e Paredes vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva. A medida de coação implica o principal suspeito, residente no Porto, ao qual foi apreendida a maior quantidade de droga, e o casal de Galegos, Penafiel, que operava naquele concelho e no vizinho município de Paredes.

23/10/2014, 21:29

Dezassete empresas da região do Tâmega e Sousa vão participar, de 26 de outubro a 02 de novembro, numa missão empresarial a Angola, anunciando-se deslocações às cidades de Luanda e Benguela. Na ótica dos empresários do Tâmega e Sousa, "o mercado angolano continua a ser apetecível, pela língua comum e por um reconhecimento da qualidade geral, por parte dos empresários angolanos, dos produtos portugueses".

23/10/2014, 20:13

O fundador da Associação de Municípios do Vale do Sousa e ex-autarca de Felgueiras, Júlio Faria, disse à Lusa estar "desencantado" com os resultados daquele projeto que este ano assinala o 25.º aniversário. "Há um certo desencanto e perdeu-se um certo espírito associativo", comentou, em jeito de balanço do trabalho realizado pelos municípios da região ao longo de duas décadas e meia. Para o ex-autarca, o agrupamento de municípios ficou "aquém do desejado, não por culpa dos autarcas", mas porque "não aconteceu a descentralização que todos ambicionavam".

22/10/2014, 00:09

A GNR anunciou a detenção de nove homens e três mulheres, no âmbito de uma operação de combate ao consumo e tráfico de droga realizada nos concelhos do Porto, Paredes e Penafiel. Segundo fonte policial, foram cumpridos, entre as 20:30 de segunda-feira e as 12:00 de hoje, sete mandados de buscas domiciliárias. Os detidos têm idades entre os 21 e os 63 anos.

21/10/2014, 19:15

A Associação de Municípios do Vale do Sousa, que assinala 25 anos, homenageia, em Lousada, os presidentes de câmara fundadores, momento para o qual está anunciada a presença do ministro Poiares Maduro. Para o atual presidente da Valsousa, o autarca de Felgueiras Inácio Ribeiro, este  momento é "um justo reconhecimento pelo mérito dos que, em 1989, decidiram fundar a associação", à data uma das primeiras do género no país.

17/10/2014, 12:55

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira e o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa vão promover, de 25 de outubro a 01 de novembro, a deslocação de uma comitiva de empresários a Angola. Os empresários, de vários setores de atividade (construção civil, metalomecânica, calçado, confeção, indústria alimentar, mobiliário, serralharia civil e carpintaria), vão deslocar-se às cidades de Luanda e Benguela.

02/10/2014, 00:05

A Ambisousa, empresa intermunicipal que gere os aterros sanitários do Vale do Sousa, instalou 304 painéis solares para produção de energia elétrica que significarão uma receita anual de 35.000 euros. Macedo Dias, presidente da empresa, explicou que os equipamentos já estão em funcionamento nos aterros de Rio Mau, em Penafiel, e Lustosa, em Lousada.

16/09/2014, 23:17

O quadro de médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vai ser reforçado no próximo ano com 17 clínicos, de várias especialidades, avançou hoje à Lusa o presidente do conselho de administração. Carlos Vaz explicou que as vagas vão ser atribuídas pela tutela e dão sequência ao que ocorreu nos últimos dois anos, durante os quais o quadro de clínicos foi reforçado com 30 profissionais. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, repartido pelos hospitais de Penafiel e Amarante, serve 520.000 habitantes, dos concelhos do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega.

16/09/2014, 03:17

A organização internacional National Geographic Society atribuiu à Rota do Românico do Tâmega e Sousa um prémio pelo desenvolvimento gráfico de um mapa e um guia do território. O galardão reporta-se a um trabalho publicado, em agosto de 2013, na versão portuguesa da revista daquela organização internacional. O prémio foi entregue numa gala anual realizada nos Estados Unidos da América.

15/09/2014, 16:22

Segundo a Direcção da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, sediada em Penafiel, "a 38ª edição Festa do Avante!, que se realiza nos dias 5, 6 e 7 de setembro, será um momento alto na luta de resistência à política de direita, de afirmação do projecto comunista e da determinação de todos aqueles que lutam pelos valores de Abril no futuro de Portugal". A região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP estará presente na Festa do Avante "envolvendo dezenas de membros e amigos do Partido, divulgando as lutas e as tradições do seu concelho".

02/09/2014, 10:51

Vários elementos de dois grupos, sedeados no Vale do Sousa, foram condenados, recentemente, pelo Tribunal Judicial de Gondomar, a penas entre os seis e os 12 anos de prisão por furto de cobre. Entre eles encontra-se uma mulher tida com a líder do grupo que integraria outros elementos da família e que foi condenada a 10 anos de prisão. O Tribunal de Gondomar condenou também os donos das sucatas que compravam o cobre furtado em várias localidades da região em freguesias como Lagares, Guilhufe (Penafiel), Figueiró, Ferreira, Freamunde (Paços de Ferreira), Aguiar de Sousa e Cete (Paredes), mas também em Vila Real, Barcelos, Armamar, Albergaria-a-Velha, Boticas ou Montalegre.

22/08/2014, 03:29

O Tâmega e Sousa deverá absorver 100 milhões de euros do novo quadro comunitário, com uma das maiores fatias para os estímulos à economia, prevê o secretário executivo da comunidade intermunicipal. "Se até aqui havia uma preocupação muito orientada para a execução de obra, agora vamos passar a ter mais investimento, não só no imaterial, mas muito mais do lado da competitividade das empresas", explicou Alírio Costa.

05/07/2014, 00:21

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, diz que a emigração dos últimos anos, a partir do território, está a acelerar o encerramento de escolas provocado pela falta de alunos. "Está a sair muita população ativa, muitos jovens, o que diminuiu a natalidade e o número de crianças em vários concelhos", assinalou o autarca de Castelo de Paiva. As declarações de Gonçalo Rocha ocorrem a propósito do encerramento, no próximo ano letivo, de 40 escolas na região do Tâmega e Sousa, na sequência da reorganização do parque escolar determinada pelo Ministério da Educação.

24/06/2014, 15:59
<< | < | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | > | >>
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled