http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 3 de novembro
03/11/2015, 01:44

Hoje é terça-feira, 03 de novembro, tricentésimo sétimo dia do ano e Dia Europeu de Luta Contra o Cancro do Cólon. Faltam 58 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado a São Martinho de Porres, Religioso, e a Santo Huberto, Bispo.

Nos céus, a Lua atinge o Quarto Minguante, às 12:24.

O Sol nasce às 07:05 e o ocaso regista-se às 17:35. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:13 e 21:01, a baixa-mar, às 01:29 e 14:21.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o compositor italiano Vicenzo Bellini (1801), o escritor e político francês André Malraux (1901), o ator norte-americano Charles Bronson (1922), o político democrata norte-americano Michale Dukakis (1933), a atriz Kate Capshaw (1953). Nesta data, em 1903, o Panamá tornava-se independente, separando-se da Colômbia. Em 1957, a URSS lançava para o espaço o satélite artificial Sputnik II, com a cadela Laika a bordo.

Em 1965, o Conselho de Segurança da ONU pedia a todos os estados membros da organização para não prestarem a Portugal qualquer assistência que permitisse "continuar a repressão" dos povos africanos. Em causa, a venda de armas e equipamento militar ao país, durante a Guerra Colonial.

Em 1967, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados concedia as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa. Em 1970, Salvador Allende assumia a Presidência do Chile, para a qual fora eleito. Em 1983, eram abertos à iniciativa privada os sectores portugueses da banca, seguros, adubos e cimentos. Em 1984, o corpo da primeira-ministra indiana Indira Gandhi era cremado em Nova Deli. No mesmo dia, em Varsóvia, cerca de 2.500 simpatizantes do Solidariedade desfilavam pelas ruas da capital polaca, depois do funeral do padre Popieluszko. Em 1985, dois agentes secretos franceses, detidos na Nova Zelândia, confessavam-se culpados de homicídio involuntário e sabotagem, no atentado contra o navio Rainbow Warrior, da organização ecologista Greenpeace. No atentado, morrera um repórter fotográfico português, colaborador da organização. Em 1989, o Partido Social Democrata húngaro iniciava, em Budapeste, o primeiro congresso em 42 anos. Em 1994, era inaugurado em Lisboa o Museu da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

Em 1998, morria o norte-americano Bob Kane, 83 anos, autor da banda desenhada Batman. Em 2000, o maior acelerador de partículas do mundo, o LEP (Large Electron-Positron Colider) era desligado temporariamente pelos responsáveis do Centro Europeu de Investigação Nuclear. Em 2002, os islamitas moderados venciam as eleições legislativas na Turquia.

Em 2003, os trabalhadores da Docapesca bloqueavam o cais da Transtejo, no Cais do Sodré, em Lisboa, em protesto pelo encerramento das instalações em Pedrouços. No mesmo dia, a Comissão Eleitoral da Geórgia considera inválidas as eleições legislativas em várias assembleias de voto do país.

Em 2004, a reabertura do túnel ferroviário do Rossio, em Lisboa, ficava marcada para o verão de 2006. E Hamid Karzai era declarado vencedor das eleições presidenciais no Afeganistão. Em 2005, o Conselho Superior de Defesa Nacional aprovava a reorganização territorial das Forças Armadas. E a entrega dos Prémios MTV, em Lisboa distinguia a banda The Gift como melhor artista português.

Em 2006, a Microsoft e a Polícia Judiciária assinavam um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet. O sérvio bósnio Marko Samardzija, 70 anos, era condenado a 26 anos de prisão pela participação em crimes de guerra cometidos contra a população muçulmana durante a guerra da Bósnia de 1992-1995. O ator Tom Cruise, Paula Wagner e a Metro-Goldwyn-Mayer assumiam o controlo dos estúdios de cinema da United Artists, fundados há 85 anos por Charlie Chaplin, Mary Pickford e D. W. Griffith. Morria Paul Mauriat, 81 anos, maestro francês.

Em 2007, o atleta Ryan Shay, de 28 anos, morria durante as qualificações olímpicas da maratona dos Estados Unidos, ao sofrer um colapso entre o quilómetro nove e dez.

Em 2008, a Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebia a primeira família.

Em 2009, morria Francisco Ayala, escritor, ensaísta e professor espanhol, 103 anos.

Em 2010, a Igreja Católica de Cuba inaugurava o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião. O ex-primeiro-ministro russo, Victor Chernomirdin, morria aos 72 anos, depois de doença prolongada.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled