http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 4 de novembro
04/11/2015, 01:07

Hoje é quarta-feira, 04 de novembro, tricentésimo oitavo dia do ano. Faltam 57 dias para o final de 2015.

Este dia é a dedicado aos santos Vital e Agrícola, mártires, e a São Carlos Borromeo, Bispo.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 11, às 17:47.

O Sol nasce às 07:06 e o ocaso regista-se às 17:34. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:29 e 22:19, a baixa-mar, às 02:44 e 15:40.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o compositor alemão Felix Mendelssohn (1809). Nesta data, em 1877, era inaugurada a ponte ferroviária D. Maria II, no Porto. Em 1922, era descoberta a entrada para o sepulcro do Faraó Tutankhamon, no Egito. Em 1952, Dwight Eisenhower era eleito presidente dos EUA. Em 1956, forças soviéticas atacavam a cidade de Budapeste. Em 1975, os EUA encerravam a missão diplomática em Angola, com o início dos confrontos entre os três movimentos de libertação rivais.

Em 1976, o Reino Unido propunha a independência da Rodésia, sob um governo de maioria negra. Em 1979, estudantes muçulmanos cercavam a embaixada dos EUA em Teerão e tomavam 62 funcionários por reféns. Em 1984, os nicaraguenses iam às urnas para eleger um presidente e uma Assembleia Constituinte.

Em 1987, morria José Maria do Rosário, 67 anos, presidente da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses. Em 1989, milhares de alemães de Leste, que se encontravam na Checoslováquia, rumavam ao Ocidente. Em 1991, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde, começavam, no Brasil, Uganda, Ruanda e Tailândia, os ensaios de uma vacina contra a sida. Em 1992, terminada a contagem dos votos, Bill Clinton vencia as eleições presidenciais norte-americanas. Dois anos depois, o líder do partido gaulista francês (RPR), Jacques Chirac, anunciava a candidatura às presidenciais. Em 1995, um extremista judeu assassinava o primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin. Em 1997, José Saramago apresentava o seu último livro, "Todos os Nomes". Em 1998, era inaugurado um novo templo Hindu, em Lisboa. Em 2001, morria o pintor português Luís Pinto Coelho, 59 anos. No mesmo dia, Londres e Washington congelavam os bens de 25 organizações terroristas, incluindo o autodesignado IRA-Verdadeiro, a ETA e a Frente Popular de Libertação da Palestina. Em 2002, morria o escritor e ensaísta açoriano, José Martins Garcia, 61 anos.

Em 2003, o Governo português anunciava a centralização do concurso para a colocação de professores no Ministério da Educação. No mesmo dia, morria a escritora Rachel de Queiroz, 92 anos, a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras.

Em 2004, morria Jacinto Ramos, ator e encenador, 87 anos, ex-diretor do CITAC e pioneiro na divulgação da grande dramaturgia do século XX, em particular através do trabalho da Sociedade Guilherme Cossul, onde fez a estreia nacional das peças de Harold Pinter, Nobel da Literatura em 2005.

Em 2005, Manuel Alegre apresentava o manifesto de candidatura à Presidência da República. E o Museu Virtual do Cartoon abria na Internet.

Em 2006, dava-se a abertura da Cimeira do Fórum de Cooperação Sino-Africano, com a participação de líderes de 48 países africanos. A China prometia duplicar a ajuda a África até 2009 e criar uma câmara de comércio conjunta com os países africanos. Katharine Jefferts Schori, bispo da diocese de Nevada, era entronizada a primeira mulher primaz da Igreja Episcopal norte-americana, na Catedral Nacional de Washington. A fadista Maria da Fé era distinguida com o Prémio para a Melhor Intérprete Feminina de 2006 pela Fundação Amália Rodrigues. O Prémio Amália Rodrigues de Ensaio e Divulgação era atribuído ao musicólogo Rui Vieira Nery, autor de "Para uma história do fado".

Em 2007, milhares de simpatizantes de Hugo Chávez saíam às ruas de Caracas para manifestar apoio à reforma de 69 artigos da Constituição venezuelana, que passará a permitir que o Presidente se recandidate ao cargo quantas vezes quiser. A múmia de Tutankamon era retirada do seu túmulo em Luxor e o seu rosto revelado pela primeira vez na história.

Em 2008, morria o matador de toiros português retirado, Joaquim Marques, aos 80 anos, em Sesimbra, após doença prolongada. Joaquim Casimiro Marques tomou a alternativa de matador de toiros na cidade mexicana de León, a 13 de março de 1955, concedida pelo português Diamantino Vizeu, com o testemunho do mexicano Luís Solano.

Em 2009, a cientista Mónica Bettencourt Dias era distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular ao ser incluída na sua lista anual dos mais talentosos jovens cientistas da Europa. A investigadora dirigia o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular do Instituto Gulbenkian de Ciência. Morria Álvaro da Costa Leite, fundador e presidente do conselho de administração do Finibanco, 77 anos. Morria Luís Maria Teixeira Pinto, professor universitário e antigo ministro da Economia do Governo de Salazar, aos 86 anos, no Hospital de Santo António, no Porto.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled