http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 6 de novembro
06/11/2015, 02:41

Hoje é sexta-feira, 06 de novembro, tricentésimo décimo dia do ano, Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflito Armado. Faltam 55 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado ao beato Nuno de Santa Maria, D. Nuno Álvares Pereira.

Nos céus, a Lua encaminha-se na Fase Nova. Lua Nova, dia 11, às 17:47.

O Sol nasce às 07:09 e o ocaso regista-se às 17:32. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:45, a baixa-mar, às 05:14 e 17:47.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o belga Adolfo Sax, inventor do saxofone (1814), o maestro e compositor luso-americano John Philip de Sousa (1854), o romancista norte-americano James Jones (1921) e a atriz norte-americana Sally Field (1946). Nesta data, em 1772 o Marquês de Pombal promulgava a Carta de Lei que oficializava o ensino primário em Portugal. Em 1860, Abraham Lincoln era eleito 16º presidente dos EUA. Em 1921, o Teatro Ginásio de Lisboa era destruído por um incêndio. Em 1929, morria, em Lisboa, o pintor Columbano Bordalo Pinheiro. Em 1936, começava o cerco de Madrid, pelas forças falangistas de Francisco Franco. Em 1952, os EUA faziam explodir, no atol de Eniwetok, no Pacífico Sul, a primeira bomba de hidrogénio. Em 1956, Dwight Eisenhower era reeleito presidente dos EUA. Em 1984, era a vez de Ronald Reagan. Em 1985, tomava posse o X Governo Constitucional, o primeiro de Cavaco Silva.

Em 1988, Vítor Constâncio formalizava a demissão de secretário-geral do PS. Em 1990, morria o ator português Carlos Wallenstein, 64 anos. No ano seguinte, Robert Gates era confirmado diretor da CIA pelo senado dos EUA. Em 1996, a Croácia aderia ao Conselho da Europa.

Em 1997, um forte temporal abatia-se sobre o Baixo Alentejo, provocando a morte de 12 pessoas. Em 2000, morria o diplomata e romancista francês Alain Peyrefitte, 93 anos. Em 2002, começava, em Lisboa, a demolição do Estádio José de Alvalade, inaugurado a 10 de junho de 1956. Em 2003, o grupo têxtil Melka encerrava as duas últimas empresas em Portugal, deixando no desemprego 308 trabalhadores. No mesmo dia, era apresentada a auditoria da Inspecção-Geral de Finanças às contas do antigo Fundo de Defesa Militar do Ultramar. Em 2004, os confrontos regressavam à Costa do Marfim e o Conselho de Segurança da ONU reunia-se de emergência.

Em 2005, o 11º dia de violência nos bairros suburbanos franceses terminava com cerca de 1300 carros incendiados, dez polícias antimotim feridos e 312 pessoas detidas. No Azerbaijão, a oposição denunciava seis mil situações irregulares nas diferentes secções de voto do país.

Em 2006, os Estados Unidos e a União Europeia criavam um grupo de contacto para melhorar a cooperação em matéria de justiça criminal, essencialmente na luta contra o terrorismo. Realizava -se em Nairobi a 12ª Conferência da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, enquanto um tribunal italiano condenava a dez anos de prisão um cidadão egípcio, tido pela justiça espanhola como um dos cérebros dos atentados de 11 de março em Madrid, por associação criminosa com o terrorismo internacional. O Prémio Goncourt, o mais prestigioso prémio literário francês, era atribuído ao escritor norte-americano Jonathan Littell, pelo romance "Les Bienveillantes", e o compositor português José Manuel Mesquita Lopes, com o tema "Estudo com sequência", é um dos vencedores do I Concurso luso-espanhol de composição para guitarra clássica "Cidade de Badajoz". O escritor franco-congolês Alain Mabanckou vencia o Prémio literário francês Renaudot, com o romance "Mémoires de porc-épic" e o Prémio Robert-Koch 2006, um dos mais importantes galardões científicos alemães, era atribuído a dois especialistas em gripe. Morria Bulent Ecevite, 81 anos, antigo primeiro-ministro turco.

Em 2007, o primeiro-ministro anunciava a ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde, que integrará pela primeira vez programas nacionais de saúde oral, de vacina contra o cancro do colo do útero e de apoio à procriação medicamente assistida. A maioria socialista aprovava, com os votos contra de toda a oposição, o novo Estatuto do Aluno, que permite que os estudantes passem de ano sem frequentar as aulas, desde que sejam aprovados nas provas de recuperação.

Em 2008, cerca de 2.000 sindicalistas da CGTP desfilavam até à Assembleia da Republica para manifestar o seu repúdio pelo Código do Trabalho. Paul McCartney e Barak Obama eram as estrelas na entrega dos Prémios Europeus de Música da MTV, em Liverpool, Reino Unido, uma cerimónia em que a cantora Britney Spears e os 30 Seconds to Mars recolheram o maior número de prémios. A MTV atribuiu a título excecional o prémio "Lenda da música" a Paul McCartney, que com os Beatles colocou Liverpool no centro do mapa da música pop rock a partir dos anos 1960. Morria o pintor Raul da Costa Camelo, 84 anos, em Paris, onde vivia desde 1950. O pintor, natural da Covilhã, planeava uma grande exposição em janeiro na Amadora. Raul Costa Camelo expôs com frequência em França e Portugal. Os críticos de arte qualificam a sua obra abstrata como de uma "modernidade intemporal".

Em 2012, morria Maxime, mais velho líder religioso ortodoxo da Europa, patriarca da Igreja Ortodoxa búlgara, aos 98 anos.

Em 2013, morria Jorge Dória, ator brasileiro, aos 92 anos.

Em 2014, morria José Malaquias Pinela, um dos dirigentes sindicais que fez parte da fundação da CGTP-Intersindical, aos 79 anos.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled