http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 7 de novembro
07/11/2015, 02:57

Hoje é sábado, 07 de novembro, tricentésimo décimo primeiro dia do ano, Dia Internacional da Física Médica, Dia Mundial de Estudos Judaicos e Dia Internacional das Eco-Escolas. Faltam 54 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado ao Beato Vicente Grossi e a Santo Ernesto.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 11, às 17:47.

O Sol nasce às 07:10 e o ocaso regista-se às 17:31.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:17 e 12:33, a baixa-mar, às 06:06 e 18:31. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se Marie Curie (1867), cientista francesa de origem polaca, prémio Nobel da Física e da Química, o revolucionário russo Leon Trotsky (1879), o escritor francês Albert Camus (1913), Nobel da Literatura, e Joan Sutherland, "La Stupenda" soprano australiana (1926). Nesta data, 1917, o Partido Bolchevique, liderado por Lenine, derrubava o Governo de Kerensky, tomando o poder na Rússia. Em 1929, abria ao público o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Em 1956, britânicos e franceses declaravam o cessar-fogo no Egito. Em 1972, a Alemanha Federal e a Alemanha Democrática anunciavam o estabelecimento de relações formais, depois de 23 anos de separação. Em 1974, o Governo português e a Frelimo acordavam definir um Governo de transição para Moçambique. Em 1975, o centro emissor da Rádio Renascença, na Buraca, em Lisboa, era destruído por uma bomba. Em 1977, era assinado o tratado Torrijos-Carter sobre o Canal do Panamá. Em 1980, morria o ator norte-americano Steve McQueen. Em 1984, o presidente norte-americano Ronald Reagan era reeleito para o segundo mandato, obtendo a vitória em 49 dos 50 estados, o mais espetacular triunfo na história das eleições presidenciais norte-americanas. Em 1987, o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, colocava, pela primeira vez, um coração artificial num doente cardíaco.

Em 1990, morria o escritor britânico Lawrence Durrel, 78 anos. Em 1993, o realizador português Manoel de Oliveira recebia o prémio da crítica da XVII Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, pelo filme "Vale Abraão". Em 1995, José Saramago era galardoado com o Prémio Camões.

Em 1996, um incêndio destruía o último andar e a cúpula do edifício da Câmara Municipal de Lisboa. Em 2000, George W.Bush vencia as eleições presidenciais nos EUA, no Colégio Eleitoral, apesar de o democrata Al Gore conquistar mais votos populares no conjunto do país. O apuramento dos resultados finais no estado da Florida, no entanto, estendeu-se durante um mês. Hillary Clinton era eleita senadora pelo Estado de Nova Iorque. Em 2001, o protestante moderado David Trimble garantia a liderança do Governo da Irlanda do Norte. Em 2002, o presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, vetava a Lei que autorizava a instalação de um casino no Parque Mayer, em Lisboa. Na mesma data, era lançado O Correio de Timor, o primeiro jornal em língua portuguesa de Timor-Leste, desde 1975.

Em 2003, os governos português e espanhol anunciam a data de 20 de Abril para a entrada em vigor do Mercado Ibérico de Electricidade. E, no Iraque, morriam seis soldados norte-americanos, com a queda de um helicóptero Black Hawk, abatido perto de Tikrit.

Em 2004, o Governo português prolongava presença da GNR no Iraque por mais três meses, até depois das eleições no país, a 30 de janeiro. No mesmo dia, começava a ofensiva dos EUA para a conquista de Fallujah. E a atleta Vanessa Fernandes vencia a etapa brasileira da Taça do Mundo do Triatlo.

Em 2005, era decretado o recolher obrigatório nos arredores de Paris. Angola declarava, oficialmente, o fim da epidemia de febre hemorrágica, provocada pelo vírus de Marburg. E "Alice", de Marco Martins, era nomeado para os Prémios do Cinema Europeu.

Em 2006, o muçulmano britânico Dhiren Barot, britânico convertido ao islamismo e considerado um dos braços direitos de Osama Bin Laden no Reino Unido, acusado de planear vários atentados nos estados Unidos e na Grã-Bretanha, era condenado a prisão perpétua por um tribunal de Londres. O Panamá era eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Morria Jean Jacques Servan-Schreiber, 82 anos, jornalista e político francês, fundador do semanário L´Express.

Em 2007, a operação de separação (spin-off) da PT Multimédia do grupo Portugal Telecom (PT) concretizava-se, transformando a empresa presidida por Rodrigo Costa num dos principais operadores de comunicações em Portugal e no principal rival da sua antiga "casa-mãe". Na Finlândia, oito pessoas morriam e 11 ficavam feridas num tiroteio ocorrido numa escola em Tuusula, cerca de 40 quilómetros a norte de Helsínquia. O autor dos disparos, um jovem de 18 anos, suicida-se. Uma equipa de mais de 30 cirurgiões indianos operava, com êxito, uma menina indiana de 2 anos que nascera com quatro braços e quatro pernas.

Em 2008, Jacinto Lucas Pires era o vencedor do Prémio Europa - David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões, que permitirá a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

Em 2009, morria Anselmo Duarte, cineasta brasileiro, Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962 com o filme "O Pagador de Promessas", 89 anos. Em 2010, morria Manuel Cintra Ferreira, crítico de cinema do Expresso e programador da Cinemateca Portuguesa, que integrou o núcleo fundador do diário Público, onde se manteve até 1992, para acompanhar então a programação de cinema da SIC. Cintra Ferreira morria em Lisboa, vítima de cancro, aos 68 anos.

Em 2011, morria o poeta espanhol Tomás Segovia, aos 84 anos, vítima de cancro, no México, para onde se exilou em 1940.

Em 2012, morria Richard Robbins, compositor e pianista norte-americano, aos 71 anos.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled