http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 12 de novembro
12/11/2015, 18:04


Hoje é quinta-feira, 12 de novembro, tricentésimo décimo sexto dia do ano e Dia Mundial da Pneumonia. Faltam 49 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado a São Josafá Kuncevicz, Bispo, e a São Teodoro Studita, uma das maiores figuras da Igreja Oriental.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 19, às 06:27.

O Sol nasce às 07:15 e o ocaso regista-se às 17:26.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:16 e 15:33, a baixa-mar, às 09:05 e 21:20.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o escultor francês Auguste Rodin (1840), Mouzinho de Albuquerque (1855) e Sun Yat-Sen, fundador da República chinesa (1866). Nesta data, em 1877, o explorador português Serpa Pinto iniciava a travessia do continente africano. Em 1918, era proclamada, em Viena, a República Austríaca. Em 1927, Leon Trotsky era expulso do Partido Comunista da União Soviética. Em 1948, o antigo primeiro-ministro japonês Hideki Tojo e outros dirigentes políticos eram condenados à morte, pelos crimes cometidos durante a II Guerra Mundial. Em 1956, o Sudão e a Tunísia entravam para a ONU. Em 1965, o Conselho de Segurança das Nações Unidas solicitava a todos os países o não reconhecimento da Rodésia, depois da sua declaração unilateral de independência. Em 1975, trabalhadores portugueses da construção civil, em greve, cercavam o Palácio de S. Bento, onde se encontrava reunido o VI Governo Provisório e os deputados à Assembleia Constituinte. Em 1982, o antigo chefe do KGB Yuri Andropov era nomeado sucessor de Leonid Brejnev, na URSS. Em 1983, terminava a cimeira ibérica com a assinatura da Declaração de Lisboa, para reforço da cooperação entre os dois países. Em 1985, Francisco Salgado Zenha, fundador e antigo número dois do PS, abandonava o partido. Em 1987, o quadro "Os Lírios", de Vincent van Gogh, era leiloado, em Nova Iorque, por 49 milhões de dólares, o preço mais alto, até à data, de uma obra de arte. Em 1989, morria Dolores Ibarruri, "La Pasionaria", presidente histórica do Partido Comunista Espanhol, resistente, combatente na Guerra Civil de Espanha. Em 1991, era o massacre do cemitério de Santa Cruz. Forças militares indonésias disparavam contra timorenses, matando várias dezenas de pessoas (vinte, segundo Jacarta, mais de uma centena, segundo familiares das vítimas), durante a homenagem fúnebre a um jovem abatido por soldados da força ocupante do território. Em 1993, o escritor português José Saramago recebia o prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1994, assinalando o terceiro aniversário do massacre de Santa Cruz, 27 jovens timorenses ocupavam a embaixada dos EUA em Jacarta, exigindo a libertação de Xanana Gusmão e a autodeterminação de Timor-Leste. Em 1995, Manuela Machado terminava na segunda posição a Maratona de Nova Iorque. Na mesma data, Moçambique aderia, formalmente, à Commonwealth. Em 1997, no desfecho do caso da hemodiálise, do Hospital de Évora, o tribunal condenava um médico a três anos de prisão, por oito crimes de homicídio por negligência. Na mesma data, Theodore Kaczynski, "Unabomber", ia a julgamento em Sacramento, Califórnia. Em 2001, morria o cavaleiro português Henrique Calado, 81 anos. No mesmo dia, morriam dois jornalistas europeus numa emboscada, no Afeganistão. E a queda de um avião, no bairro de Queens, em Nova Iorque, perto do aeroporto John Kennedy, causava 265 mortos.

Em 2003, 124 militares da GNR partiam para Nassiriyah, no Iraque, cidade onde o quartel das forças ocupantes, que ia albergar os soldados portugueses, fora atacada. No atentado morreram 28 pessoas. Em 2004, o Ministério Público italiano pedia oito anos de prisão para o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi, pela prática de corrupção enquanto empresário, e a interdição de exercer cargos públicos. No mesmo dia, realizava-se o Funeral de Yasser Araft no Cairo e em Ramallah, na Cisjordânia.

Em 2005, Paris declarava o estado de emergência para controlo da violência urbana. No Bahrein, começava o Fórum do Futuro, com a secretária de Estado dos EUA Condoleezza Rice, para discussão do projeto norte-americano de democratização do mundo árabe.

Em 2006, o compositor norte-americano Steve Reich estreava, em Portugal, na Casa da Música, a obra "Daniel Variations", dedicada ao jornalista Daniel Pearl, assassinado em 2002, pela Al-Qaida, no Paquistão. O Conselho da Revolução do Fatah designava oficialmente o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, para suceder a Yasser Arafat na liderança do partido, enquanto os habitantes da Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia, aprovavam a independência e reelegem o presidente Eduard Kokoiti. Tinha lugar a reunião do Congresso Mundial Judaico, em Paris, e Oortugal sagrava-se pela primeira vez campeão mundial por equipas de corta-mato longo masculino, na terceira edição do Mundial da Federação Internacional de Desporto para Atletas com Deficiência Intelectual. Morriam Mario Merola, 72 anos, cantor italiano, "rei da sceneggiata", comédia popular napolitana; e Fernando Caiado, 81 anos, antigo internacional de futebol.

Em 2007, Li Weihong, de 39 anos, um dos mais antigos presos políticos chineses, era libertado depois de ter cumprido pena durante 18 anos pela participação nas manifestações a favor da democracia em Tiananmen em 1989. Morria em Nova Iorque o romancista norte-americano Ira Levin, autor de "A semente do diabo", aos 78 anos, vítima de ataque cardíaco.

Em 2008, "A guerra no Iraque acabou", "Bush acusado de alta traição", "Aprovação do plano nacional de cobertura médica": um falso New York Times, datado de 04 de julho 2009, era distribuído gratuitamente em Nova Iorque.

Em 2011, morria Evelyn Lauder, vice-presidente da marca de cosméticos Estée Lauder e impulsionadora da luta contra o cancro da mama, aos 75 anos, na sua casa em Manhattan, vítima de cancro.

Em 2012, morria Hans Hammarskiold, fotógrafo sueco, aos 87 anos, em Lidingo, Estocolmo.

Em 2013, Sérgio Grilo, ator português que participou em peças de teatro, filmes, telenovelas e séries de televisão, morria, aos 40 anos, em Lisboa, vítima de cancro. Morria John Tavener, compositor britânico, aos 69 anos, na sua residência em Dorset, no sudoeste de Inglaterra.

Em 2014, a sonda Philae pousava com sucesso na superfície do cometa '67/P Churyumov-Gerasimenko', onde ficaria durante os meses seguintes para estudar aquele corpo celeste. Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas, Marquês da Fronteira, morre aos 69 anos.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled