http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Almanaque
Almanaque: 14 de novembro
14/11/2015, 02:10

Hoje é sábado, 14 de novembro, tricentésimo décimo oitavo dia do ano e Dia Mundial da Diabetes. Faltam 47 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado a São José Pignatelli, Jesuíta, e a São Serapião.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 19, às 06:27.

O Sol nasce às 07:17 e o ocaso regista-se às 17:24.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:25 e 16:45, a baixa-mar, às 10:14 e 22:26.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o escritor português Júlio Dinis (1839), o estadista indiano Jawaharlal Nehru (1889), o Rei Hussein da Jordânia (1935) e o príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico (1948). Nesta data, em 1831, morria, em Berlim, o filósofo alemão Georg Friedrich Hegel e, em 1838, desaparecia Ferreira Borges, autor do primeiro Código Comercial português. Em 1890, Portugal e o Reino Unido assinavam o acordo sobre o Zambeze. Em 1947, as Nações Unidas reconheciam o pedido de independência da Coreia. Em 1973, a princesa Ana de Inglaterra casava-se com o capitão Mark Philips. Em 1974, constituía-se, na Suécia, o tribunal Russel para os crimes de guerra no Vietname. Em 1984, era inaugurado, em Lisboa, o primeiro banco privado a estabelecer-se em Portugal após o 25 de Abril de 1974, o Manufacturer's Trust Company, dos EUA. Em 1987, mediante autorização de Moscovo, o bailarino Rudolf Nureyev, 49 anos, regressava à URSS, 26 anos após a sua fuga. Em 1989, a Checoslováquia anunciava que, a partir daquela data, os seus cidadãos poderiam deslocar-se livremente para ocidente. No ano seguinte, os deputados comunistas José Magalhães e Jorge de Lemos abandonavam o PCP. Em 1991, o Conselho de Estado da URSS suprimia a Constituição Soviética. Na mesma data, morria o cineasta inglês Tony Richardson, 63 anos.

Em 1994, as forças indonésias feriam 57 manifestantes timorenses e prendiam mais de 70, nas manifestações de protesto contra a ocupação de Timor-Leste. Na mesma data, o Governo português apresentava o Plano Nacional de Política do Ambiente. Em 2002, o petroleiro Prestige era afastado da costa da Galiza, por um rebocador da marinha espanhola. Os primeiros cálculos apontavam então para uma perda de 3000 toneladas de fuel óleo.

Em 2003, os jornalistas portugueses no Iraque eram atacados na estrada para Bassorá. Maria João Ruella, da SIC, ficou ferida e Carlos Raleiras, da TSF, foi raptado, durante 36 horas. No mesmo dia, era inaugurado, em Taiwan, o maior arranha-céus do mundo com 508 metros de altura.

Em 2004, Pedro Santana Lopes era eleito presidente do PSD, com 86% dos votos, no Congresso do partido em Barcelos. E o líder palestiniano Mahmoud Abbas, candidato à sucessão de Yasser Arafat, escapava ileso a um atentado a tiro, em Gaza.

Em 2005, era anunciada a distribuição gratuita da "pílula do dia seguinte" nos centros de saúde e nos hospitais. O Salário Mínimo de 2006 aumentava 3%, para 385,90 euros.

Em 2006, a Comissão Europeia apresentava uma estratégia para reduzir 25 por cento da burocracia que as empresas enfrentam, na convicção de que isso pode levar a um aumento de 1,5 por cento do PIB europeu e 1,7 por cento do PIB português. A África do sul tornava-se o primeiro país do continente africano a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, depois de a proposta ter sido aprovada no parlamento. O violinista russo Vladimir Spivakov era nomeado artista da UNESCO para a paz, enquanto o escritor e psicanalista francês Michel Schneider ganhava o Prémio Interallié com o romance "Marilyn dernières séances". Era lançado nos Estados Unidos o novo "media player" portátil da Microsoft, o Zune. Morriam Carlos Olavo, 59 anos, advogado e professor universitário; e Fernando Augusto Santos Martins, 76 anos, antigo ministro da Indústria e ex-presidente da TAP.

Em 2007, cientistas britânicos descobriam uma forma de produzir uma vacina contra o cancro a partir das células cancerígenas do paciente e que poderá ser usada para tratar o seu próprio tumor. O Parlamento europeu anunciava a dissolução do seu grupo de extrema-direita, dez meses depois de ser criado, na sequência de uma disputa italo-romena sobre ciganos. Uma sepultura romana com cerca de dois mil anos era descoberta num largo situado no centro de Faro quando se procediam a obras de requalificação urbana. Um estudo que identificou uma nova possibilidade terapêutica para doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla, desenvolvido pelo investigador Ângelo Chora, vencia o prémio Citomed 2007. A UEFA anunciava que ia doar 4.000 euros à Cruz Vermelha por cada golo marcado no Campeonato Europeu de 2008.

Em 2009, casamento homossexual. Um tribunal de Buenos Aires abre caminho aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na capital argentina, ao autorizar a primeira aliança entre dois homens, na América Latina, a maior região católica do mundo.

Em 2010, o anúncio da criação de um fundo de mil milhões de dólares (730 milhões de euros) para desenvolver as relações entre a China e os países lusófonos figura como a principal novidade da III Conferência Ministerial do Fórum Macau.

Em 2014, morria Afonso Van-Dúnem "Mbinda", nacionalista angolano conhecido pela participação na luta anticolonial, aos 73 anos, em Luanda. Alberto Madruga da Costa, antigo presidente do Governo dos Açores, morria aos 74 anos, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, vítima de doença prolongada.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled