http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Lousada
Mais de 220 professores nas Jornadas da Educação
18/09/2015, 00:57

"Gestão do Currículo, desenvolvimento profissional e expetativas dos alunos"  foi o tema das 2.ªs Jornadas da Educação que se realizaram no Auditório Municipal nos dias 8 e 9 de setembro.
Para o Presidente da Câmara, Pedro Machado, "a realização destas Jornadas é mais uma das excelentes iniciativas realizadas em conjunto com os agrupamentos de escolas e com o Centro de Formação. Lousada, concelho jovem, tem ao longo dos anos primado por uma aposta inequívoca na educação através do desenvolvimento de projetos inovadores como foram as atividades de enriquecimento curricular há mais de uma década.

A oferta de livros aos alunos do 4.º e do 6.º ano, da autoria de conceituados escritores nacionais, e o projeto C-Mat1, que foi apresentado nas Jornadas têm como finalidade melhorar a educação dos mais novos.
Os assuntos abordados incidiram sobre a apresentação de projetos desenvolvidos, como o SELFIE - Planeamento de Carreira para Economias Dinâmicas, que está a ser implementado também em Lousada.
No primeiro dia foi ainda abordado o planeamento de carreira e orientação profissional e a necessidade de regular a oferta e da procura através de uma articulação entre as escolas e o mundo do trabalho.
Na quarta-feira, dia 9, foi apresentado um projeto novo: CMat1 de Lousada, dirigido aos docentes do 1.º ciclo e ainda a importância dos projetos educativos de escola e o Plano Estratégico Educativo Municipal.
Esta iniciativa é da responsabilidade da autarquia de Lousada que se associa ao Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente e às direções dos quatro agrupamentos de escolas.

Projeto C-Mat1 concilia matemática e património

A Câmara de Lousada, numa parceria com a Universidade de Aveiro e a EduScience/LuduScience, criou o projeto C-Mat1, tendo como destinatários os alunos do 1.º ciclo.
Este projeto tem como finalidade principal criar ferramentas de aprendizagem lúdica para o 1.º ciclo - C-Mat1, no caso de Lousada.
O C-Mat1 é um livro de exercícios, em forma de jogo (BookGame), que permite uma revisão e consolidação dos conteúdos programáticos de matemática, do 1.º ciclo, apresentado na forma de Jogo de Tabuleiro. Os exercícios são elaborados a partir de aspetos histórico-culturais do Município, permitindo aos alunos um conhecimento das caraterísticas únicas do concelho.
Este projeto possibilita ainda a aprendizagem lúdica, onde a matemática e o património cultural de Lousada se interligam de um modo simples, natural e harmonioso.
Este material está a ser distribuído pelos vários estabelecimentos escolares do 1.º ciclo para que possa ser utilizado durante este ano letivo.

Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled