http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Lousada
Lousada investe 10 ME em escolas para servir população mais jovem do país
02/10/2015, 17:07


O recomeço das aulas em Lousada, um dos concelhos mais jovens do país, foi marcado pela abertura de sete centros escolares, num investimento de quase 10 milhões de euros, disse fonte autárquica.

O município inaugurou cinco novas escolas, construídas de raiz, e duas onde foram realizados inúmeros melhoramentos e ampliações, concebidos para as aulas do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar.

Os novos estabelecimentos foram disponibilizados, de acordo com a carta escolar, nas freguesias de Caíde de Rei, Casais, Lodares, Nespereira e Sousela. As ampliações e remodelações foram realizadas nas escolas de Cristelos e Meinedo.

As novas instalações, de acordo com o executivo, destinam-se a dar resposta, em melhores condições, à população de um concelho onde predomina população jovem em idade escolar.

Os 9,6 milhões de euros de investimento, anunciados pela câmara liderada pelo socialista Pedro Machado, incluem as empreitadas de construção civil e os custos relacionados com o mobiliário e os equipamentos informáticos e pedagógicos.

O montante elegível para efeitos de apoios comunitários foi de 8,5 milhões de euros, tendo merecido uma comparticipação de 85%.

Quando foram lançadas as obras, o presidente da Câmara, em declarações à Lusa, justificou o avultado investimento com o facto de o concelho ter "uma população muito jovem", o que constitui, vincou, "o maior ativo" do município.

"Pretendemos que essa população seja cada vez mais qualificada", acrescentou.

Os novos estabelecimentos, "projetados com as mais recentes exigências" contam com vários serviços de apoio às atividades letivas, como salas de professores, bibliotecas, cozinhas, refeitórios e gabinetes de atendimento, entre outros.

Todos os novos centros escolares, segundo a autarquia socialista, estão equipados com espaços polivalentes que permitem a prática desportiva em espaço fechado.

Na área da educação, além das novas escolas, os alunos e famílias podem contar com vários apoios da autarquia.

A edilidade destaca, entre outras ações, as ajudas na aquisição de livros e material escolar.

Este ano letivo, pela segunda vez, a Câmara Municipal de Lousada assume diretamente o pagamento da verba destinada à aquisição de livros e material para alunos com subsídio escolar, medida realizada em colaboração com as papelarias e livrarias do concelho.

Bolsas para os estudantes e apoios à participação dos mais novos na Universidade Júnior e nas Atividades de Enriquecimento Curricular são outras medidas que estão a ser implementadas.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled