http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Felgueiras
Menor produção de vinho verde aumentará preço, prevê Cooperativa de Felgueiras
30/10/2014, 20:58



A produção de vinho verde da Cooperativa Agrícola de Felgueiras vai diminuir até cerca de 20% face a 2013, provocando o aumento do preço, previu Casimiro Alves, daquela organização de viticultores.

Para o presidente de um dos maiores produtores e exportadores de vinho verde do país, a situação de perdas na produção deverá abranger o conjunto da região dos vinhos verdes, antecipando que o vinho fique mais caro entre 10 e 15%.

Casimiro Alves explicou que os primeiros dias de vindima apontam na região para uma quebra generalizada nas entregas dos viticultores.

"Temos constado isso praticamente com todos", contou.

A menor quantidade de uvas deverá, segundo a Cooperativa de Felgueiras, traduzir-se numa maior valorização do valor a pagar aos produtores.

O dirigente assinalou, por outro lado, que o grau do vinho poderá ser ligeiramente mais baixo, em resultado das condições meteorológicas deste ano.

Apesar da quebra de produção, a Cooperativa Agrícola de Felgueiras estima que possa atingir os quatro milhões litros, menos 800.000 do que em 2013.

Até 20 de outubro, centenas de produtores de Felgueiras e de concelhos próximos entregam as suas uvas na instituição. Todos os dias, chegam dezenas de tratores com toneladas de uvas de várias castas.

Em 2013, as exportações de vinho verde da Cooperativa Agrícola de Felgueiras aumentaram 50%, impulsionadas pelas subidas nos mercados russo, ucraniano, brasileiro e norte-americano, que apreciam as marcas de branco e rosado dos segmentos médio e alto de preço.

As exportações permitiram escoar nesse ano 22% da produção (cerca de 1,2 milhões de garrafas).

Para 2014, estima-se que as vendas no exterior possam crescer mais 10%, face ao aumento dos pedidos que se regista, sobretudo dos mercados do Leste da Europa.

Os resultados dos últimos anos, observou o dirigente, têm permitido à instituição ser "uma das cooperativas agrícolas mais sólidas do país".

A Cooperativa de Felgueiras foi em 2012 a maior produtora nacional de vinho verde e quivi.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled