http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Castelo de Paiva
58.º Festival de Folclore sábado em Castelo de Paiva
04/09/2015, 04:16


A exemplo de anos anteriores, o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, vai promover na noite de sábado, dia 5 de Setembro, no espaço do Largo do Conde, o seu 58.º Festival Nacional de Folclore, um evento cultural que evidencia a etnografia local ao seu mais alto nível e desperta sempre grande adesão popular.

Para além do desfile, pelas ruas da urbe paivense, esta edição do Festival de Folclore conta com a actuação do grupo anfitrião, e as presenças do Rancho Folclórico " Os Camponeses de S. Vicente de Paúl ( Santarém ), Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima ( Viana do Castelo ), Rancho Folclórico da Tileira - S. Cruz da Trapa ( S. Pedro do Sul ) e do Rancho Folclórico Os Pescadores de Matosinhos ( Matosinhos ) .
Filiado na Federação do Folclore Português desde Junho de 1977, ao longo da sua existência, o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva tem sido um fiel intérprete do folclore e etnografia deste recanto da região do Douro Litoral, organizando festivais folclóricos nacionais e internacionais, tendo varias actuações na televisão e no estrangeiro, destacando-se a participação no 1º Festival Luso-brasileiro realizado no Brasil. Um dos seus pontos altos na sua história foi ser o melhor rancho folclórico no Concurso de Trajes e Danças do Distrito de Aveiro no qual foi galardoado pelo grande etnógrafo Pedro Homem de Melo .
Além de divulgar danças e cantares desta região de Castelo de Paiva, este conceituado Grupo Folclórico organiza ainda Cantares das Janeiras, participa em feiras á moda antiga e várias actividades agrícolas. Os trajes que representam são, lavradeira rica, trajes de trabalho; fiadeira, carniceira, moleira, barqueiro, pescador e outros e em Julho de 2007 foi galardoado com a Medalha de Ouro de Mérito pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Para além do apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esta iniciativa cultural conta com o apoio da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, da Paivense FM, Casa de Algar e do Comércio Local.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled