http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva (tvs@sapo.pt) | Última Atualização: 30-06-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
| Penafiel
Novo auditório Penafiel vai ser no edificado do centro histórico
08/04/2017, 02:32

A Câmara de Penafiel escolheu no edificado do centro histórico um espaço para criar um novo auditório na cidade preparado para as artes de palco, anunciou o presidente da autarquia.
"Entendemos que o centro histórico reúne melhores condições para um espaço com estas características e porque é também uma forma de dinamizar mais aquela zona", afirmou Antonino Sousa.
O autarca disse que o município assegurou já um envelope financeiro de fundos comunitários de 600.000 euros, contratualizado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, ao qual deve acrescer a comparticipação que caberá à autarquia.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da câmara disse haver condições para, ainda este ano, ser apresentado o projeto e iniciados os procedimentos.
Nesta fase, prosseguiu, decorrem os contactos para ser assegurado o espaço necessário. O próximo ano, previu ainda, deverá ser o da concretização do equipamento.
"Temos já identificados locais no centro histórico para o efeito. Estamos a negociar espaços, estamos a fazer contactos, assim que se fechar essa fase, podemos então avançar com o projeto e para as demais fases processuais", precisou.
Antonino Sousa sublinhou a importância de Penafiel ter um espaço preparado para as artes de palco, que não existe na cidade, e dessa forma poder dar visibilidade ao dinamismo cultural que o concelho evidencia e complementar a rede de outros equipamentos culturais da sede do concelho, como o museu e a biblioteca, onde existem auditórios com outras características.
O novo espaço terá capacidade para cerca de 400 pessoas, dimensão que o autarca considera adaptar-se às necessidades.
"Não queremos dar passos maiores que a perna, que depois trazem dificuldades na manutenção e gestão. Parece-nos que, com esta dimensão, reúne as condições que achamos adequadas para o nosso município", comentou.
O anúncio de Antonino Sousa aconteceu numa conferência de imprensa, hoje realizada no museu municipal da cidade, para apresentação do troféu que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribuiu, na quarta-feira, à Câmara de Penafiel, de melhor programação cultural autárquica de 2016.

Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
This website is ACAP-enabled