http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva (tvs@sapo.pt) | Última Atualização: 30-06-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
| Penafiel
Meio milhão de euros para restauro do Mosteiro de Paço de Sousa
21/04/2017, 03:42

A Rota do Românico já iniciou as obras de conservação e restauro no Mosteiro de Paço de Sousa, em Penafiel, acompanhadas de escavações arqueológicas, num investimento de cerca de 500.000 euros.
Fonte daquele projeto turístico-cultural avançou que a consignação da empreitada é comparticipada por fundos comunitários e da autarquia de Penafiel.
Os trabalhos vão decorrer durante nove meses, de acordo com o projeto técnico elaborado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte.
Em concreto, a intervenção vai incluir a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tetos, a instalação elétrica e a requalificação do claustro.
Aquele antigo mosteiro beneditino é, segundo a fonte, "uma das maiores referências da arquitetura românica nacional".
Oportunamente, "serão desenvolvidos também alguns trabalhos de conservação e restauro na sacristia da igreja, que terão como alvo o mobiliário, o retábulo, os caixotões e a pintura mural do lavabo".
Todas as intervenções serão cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O Município de Penafiel assumirá 15% do encargo financeiro.
O Mosteiro de Paço de Sousa foi fundado no século X. A atual igreja foi edificada no século XIII e a capela-mor, a sacristia, o claustro e o que resta do edifício monástico datam dos séculos XVII e XVIII.
No interior da igreja encontra-se a arca tumular de Egas Moniz, "o lendário aio de D. Afonso Henriques", o primeiro rei de Portugal, "uma das mais belas peças da escultura românica nacional", segundo a Rota do Românico.

Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
This website is ACAP-enabled