http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Penafiel
Penafiel negoceia cruzeiros fluviais do Porto a Entre-os-Rios e visitas à cidade
20/11/2015, 00:41


Penafiel está a negociar com operadores turísticos do Douro um programa de viagens de barco, a partir do Porto, com destino ao cais de Entre-os-Rios e visitas guiadas à cidade, avançou o presidente da Câmara.

Segundo Antonino Sousa, há "um grande entusiasmo" dos operadores dos cruzeiros fluviais relativamente ao potencial turístico de Penafiel, a partir do rio Douro, como foi assinalado numa reunião nos Paços do Concelho que reuniu 40 empresas do setor.

O presidente do município recorda, a propósito, que Penafiel já está a receber turistas que viajam num operador francês conhecido pelos seus barcos-hotel, no âmbito de um protocolo celebrado recentemente entre as duas partes.

"É um protocolo, para nós, verdadeiramente histórico. Era um objetivo que tínhamos desde o primeiro dia do nosso mandato, porque acreditamos que o nosso município tem um grande potencial turístico", comentou, em declarações à Lusa.

O acordo prevê que os turistas, vindos do Porto nos barcos-hotel, visitem o museu daquela cidade do Vale do Sousa, o centro histórico e a Quinta da Aveleda, o maior produtor nacional de vinho verde. O transporte entre a localidade de Entre-os-Rios e a sede do concelho é feita de autocarro.

"São essencialmente turistas franceses, espanhóis e ingleses", explicou, frisando que à câmara coube formar os guias turísticos, com informações sobre Penafiel.

No sábado, um grupo de 150 turistas, de várias nacionalidades, também visitou a tenda de S. Martinho, aproveitando a feira que está a decorrer na cidade para um contacto com a sociedade local. Foi uma oportunidade para provar o vinho novo e degustar a castanha assada, comentou o autarca.

Nesta fase, o programa de visita é de apenas meio-dia, mas Antonino Sousa disse acreditar que, na Primavera, quando os dias forem maiores, haja possibilidades de alargar o programa dos cruzeiros, eventualmente com visitas a mais alguns postos de interesse do concelho.

O sucesso que aquele programa está a alcançar, admitiu o presidente, é um impulso para a dinamização dos cruzeiros fluviais específicos com "destino a Penafiel", com saída do Porto, que estão a ser negociados com os operadores.

Nesse programa, explicou, os turistas poderão fazer o habitual passeio de barco entre as várias pontes, no Porto, e depois subir o Douro até Entre-os-Rios, passando pela experiência da eclusa da barragem de Crestuma e desfrutando da paisagem verde das margens do rio, sobretudo no trecho final do percurso. Já em terra, esperá-los-á um programa diversificado, com visitas aos pontos de interesse e outras atividades de lazer ligadas à etnografia e gastronomia.

Com o objetivo de preparar o esperado aumento de paragens de embarcações turísticas em Entre-os-Rios, a Câmara e a Administração dos Portos do Douro e Leixões vão realizar alguns melhoramentos naquele cais, prometeu.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled