http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Nacional

O executivo liderado por António Costa, que tomará posse na quinta-feira e integra 17 ministros, além do primeiro-ministro, é um dos maiores dos vinte Governos Constitucionais desde 1976, que tiveram em média 16 ministérios. Maior que o Governo de António Costa, apenas existiu um: o executivo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Santana Lopes, que contava com 19 pastas, incluindo o lugar de primeiro-ministro.

25/11/2015, 20:25

O secretário-geral do PS, António Costa, foi hoje indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República, duas semanas depois da queda do Governo PSD/CDS, e Cavaco Silva está a analisar a lista do futuro Executivo socialista. Conhecida a decisão do chefe de Estado, o porta-voz dos sociais-democratas, Marco António Costa, afirmou, em conferência de imprensa, que o futuro Governo socialista não contará com o apoio do seu partido.

24/11/2015, 23:25

O chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, marcou hoje as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2016, refere uma nota divulgada no 'site' da Presidência da República. "É fixado o dia 24 de janeiro de 2016 para a eleição do Presidente da República", determina o decreto presidencial, conforme é referido na nota da Presidência da República.

19/11/2015, 17:00

Os portugueses continuam a cortar no orçamento para o Natal, que este ano fica pelos 315 euros por lar, sendo quase metade gasto em presentes, sobretudo para as crianças, de acordo com um estudo revelado hoje pela Deloitte. Este ano, os portugueses preveem gastar cerca de 315 euros por lar - 143 euros em presentes, 118 euros em alimentação e bebidas e 54 euros em socialização -, o que corresponde a uma quebra de 5% face a 2014, e que compara com uma previsão de 513 euros de média da União Europeia.

16/11/2015, 17:48

O secretário-geral do PS comparou hoje uma eventual moção de censura por parte dos parceiros de entendimento para a governação a um pedido de divórcio, admitindo que esse será o dia em que o futuro Governo PS "acabou". "Sinto-me muito tranquilo e acho que é inequívoco o compromisso de que serão rejeitadas moções de censura apresentadas por PSD e pelo CDS. Quando os partidos que assinaram os acordos se predispõem a assegurar condições de governação na perspetiva da legislatura, pressupõem, naturalmente, que há condições de eles próprios não apresentarem moções de censura", disse António Costa, à saída do hemiciclo da Assembleia da República.

10/11/2015, 20:53

O primeiro-ministro e presidente do PSD avisou hoje que a "maioria negativa" de esquerda terá "de ser suficiente" para viabilizar toda a ação de um eventual Governo do PS, incluindo programas de estabilidade e tratados internacionais. Na intervenção de encerramento do debate do Programa do Governo PSD/CDS-PP, Passos Coelho deu assim a entender ao PS que não viabilizará quaisquer instrumentos de um eventual executivo minoritário socialista, incluindo aqueles que têm de ser apresentados na União Europeia.

10/11/2015, 20:52

O programa do XX Governo foi hoje rejeitado, o que implica a demissão do executivo, que se mantém em regime de gestão até um futuro executivo tomar posse. "Antes da apreciação do seu programa pela Assembleia da República, ou após a sua demissão, o Governo limitar-se-á à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos", determina a Constituição.

10/11/2015, 19:57

Algumas frases dos líderes do PCP, Jerónimo de Sousa, do BE, Catarina Martins, a propósito do PS, e do secretário-geral PS, António Costa, sobre os partidos à sua esquerda, proferidas durante e depois da campanha eleitoral.

09/11/2015, 04:01

O acordo político entre PS, PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes" assegura a formação de um Governo socialista, a não aprovação de moções de rejeição do PSD/CDS e prevê a apreciação conjunta dos orçamentos do Estado. Estes são alguns dos principais pontos do acordo político aprovado pela Comissão Política do PS, no final de quatro horas de reunião e cujo comunicado final foi lido pelo próprio líder socialista, António Costa.

09/11/2015, 03:58

O PS prevê que o défice orçamental fique nos 2,8% do PIB em 2016, ao contrário do que estava no programa eleitoral, em que estimava que o défice fosse ainda de 3%, segundo a proposta de programa de Governo hoje apresentado. Apesar de não apresentar estimativas para o crescimento económico e tendo em conta as medidas previstas para 2016 (de reversão gradual da austeridade), o PS melhorou a previsão do défice orçamental para o próximo ano face ao indicado no programa eleitoral, o que se deve ao aumento do peso da receita sobre o PIB, ao contrário do que se verifica do lado da despesa, cujo peso no PIB se mantém inalterado.

07/11/2015, 21:42

Cavaco Silva, deu posse ao XX Governo Constitucional, que tem 53 elementos: o primeiro-ministro, um vice-primeiro-ministro, mais 15 ministros e 36 secretários de Estado. O novo executivo tem 44 homens e nove mulheres: quatro ministras (Maria Luís Albuquerque, Assunção Cristas, Margarida Mano e Teresa Morais) e cinco secretárias de Estado (Isabel Castelo Branco, Mónica Ferro, Teresa Anjinho, Vera Rodrigues e Amélia Loureiro). Destes 53 governantes, 34 transitam do XIX Governo, e há 19 caras novas (cerca de 36%, pouco mais de um terço).

31/10/2015, 00:01

Militares da GNR vão reforçar o patrulhamento nas estradas portuguesas, entre sexta-feira e domingo, para "garantir o apoio" a todos os automobilistas que se deslocam às terras por ocasião do dia de Todos os Santos. Na operação "Todos os Santos" vão estar empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que vão realizar "ações preventivas com o intuito de combater a sinistralidade rodoviária", adianta a GNR em comunicado.

30/10/2015, 00:14

O Tribunal da Comarca de Lisboa deferiu terça-feira a providência cautelar interposta pela defesa de José Sócrates para impedir a divulgação de notícias relacionadas com o processo "Operação Marquês" pelo grupo Cofina, proprietário do Correio da Manhã. A defesa do antigo primeiro-ministro diz que, "por sentença proferida no dia 26 de outubro pelo Tribunal da Instância Central do Tribunal da Comarca de Lisboa, foi integralmente diferida a providência cautelar requerida, com efeitos imediatos e sob pena de incurso na prática de um crime de desobediência".

28/10/2015, 03:09

O Presidente da República deu hoje acordo à proposta da constituição do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, que inclui três novos ministérios, com a oposição a reafirmar que "tem os dias contados". O novo Governo, que vai tomar posse na sexta-feira e vai ser composto por um vice-primeiro-ministro e mais 15 ministros, oito dos quais são novos, deverá ser chumbado pela maioria dos deputados no parlamento, com base nas reações dos partidos.

27/10/2015, 23:24

A defesa de José Sócrates recebeu hoje, ao início da tarde, os autos da investigação da "Operação Marquês", queixando-se da falta de 80 páginas, disse aos jornalistas Pedro Delille. O advogado Pedro Delille falava aos jornalistas à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DIAP), em Lisboa, depois de, na manhã de hoje, João Araújo, outro dos advogados de José Sócrates, não ter conseguido obter cópia dos autos, devido a atrasos na digitalização dos documentos.

19/10/2015, 17:08

Aluno brilhante, professor catedrático, comentador, político, Marcelo Rebelo de Sousa entrou hoje na ‘corrida' a Belém, quase 20 anos depois de ter liderado o PSD. Com 66 anos, dois filhos e cinco netos, Marcelo Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa a 12 de dezembro de 1948, filho de um médico e de uma assistente social. Apresenta hoje, em Celorico de Basto, distrito de Braga, onde está recenseado, a sua candidatura à Presidência da República.

09/10/2015, 16:19

O antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar hoje, às 18:00, a candidatura à Presidência da República. O anúncio vai ser feito na Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, concelho do distrito de Braga que integra a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

09/10/2015, 16:05

Resultados dos partidos/movimentos/coligações com assento parlamentar em anteriores eleições legislativas, desde o primeiro sufrágio livre e universal para a Assembleia Constituinte, em 25 de abril de 1975 (em percentagens).

05/10/2015, 03:58

PSD e CDS-PP venceram, sem maioria absoluta, as legislativas de domingo, numas eleições em que a CDU sobe ligeiramente, Bloco de Esquerda foi o que mais subiu e António Costa ficou sob fogo com a derrota do PS. No final da noite eleitoral, ao lado do seu parceiro de coligação, Paulo Portas, líder do CDS-PP, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que os dois partidos pretendem negociar rapidamente um "programa de Governo" e admitiu entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social. Portas prometeu que a coligação saberá "ler e respeitar" a ausência de maioria absoluta.

05/10/2015, 03:54
1 | 2 | 3 | 4 | > | >>
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled