http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Baixo Tâmega
Túnel do Marão com tecnologia inteligente para deteção de incidentes
22/07/2015, 18:21


O Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, vai dispor de tecnologia que permite a deteção automática de incidentes, o reconhecimento de matrículas e ainda o controlo de mercadorias perigosas, anunciou a empresa construtora.

A Teixeira Duarte, que ganhou através de consórcio de duas das suas subsidiárias as obras de conceção e construção do Túnel do Marão, disse que adjudicou à multinacional Indra a instalação dos sistemas inteligentes de tráfego, controlo e comunicações do túnel de seis quilómetros, que está inserido na Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.

O centro de controlo do Túnel do Marão vai ficar equipado com a solução de gestão integrada "Horus".

A solução inclui "um avançado sistema de vídeo vigilância com deteção automática de incidentes, baseado em visão artificial", que "facilitará a reação imediata perante eventos que possam colocar em risco a segurança dos utilizadores ou a circulação na via".

A solução também incorpora um "sistema de controlo de mercadorias perigosas através de vídeo vigilância e algoritmos de reconhecimento de matrículas".

Esta tecnologia permite aos operadores controlar em permanência "o estado da via e dispor de informação em tempo real para a tomada de decisões".

"O elevado nível de automatização das operações facilitará a gestão rápida e precisa de tudo o que ocorrer no túnel, tanto no que se refere à gestão quotidiana como a situações de emergência", explicou a empresa em comunicado.

Além disso, será possível proporcionar aos "condutores informação em tempo real e uma maior segurança e qualidade do serviço, contribuindo para reduzir o risco de incidentes e otimizando a utilização dos recursos durante a assistência aos mesmos".

A Indra também vai introduzir a solução Horus no centro de controlo da linha dois do Metro de Mashad no Irão, estando já a implementar esta tecnologia nos 12 túneis rodoviários da cidade de Londres, em Inglaterra, e na autoestrada Bogotá-Villavicencio, na Colômbia.

A Autoestrada do Marão deverá ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled