http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Baixo Tâmega
Festival de Guitarra de Amarante reúne os ‘messis' e os ‘ronaldos' da música
04/09/2015, 00:09


O Festival Internacional de Guitarra de Amarante, que começa sexta-feira, vai reunir os 'messis' e os 'ronaldos' do instrumento, disse hoje à Lusa a organização, numa alusão à "enorme" qualidade dos músicos convidados.

"Fazendo uma analogia com o futebol, estamos a falar dos melhores. Estes são os 'messis' e os 'ronaldos' da música e da guitarra", comentou Francisco Laranjeira, responsável do Centro Cultural de Amarante (CCA).

Este evento - acrescentou - reúne, pela primeira vez no mesmo festival, quatro grandes nomes da guitarra clássica: Marcin Dylla, Anton Baranov (estreia em Portugal), Rafael Aguirre e Dejan Ivanovic.

O festival decorrerá em dois momentos distintos, o primeiro entre sexta-feira e terça-feira, e o segundo de 18 a 21 de setembro.

Ao longo da atividade, os apreciadores poderão assistir a vários concertos, no auditório do centro cultural, para além de outros momentos relacionados com a guitarra clássica.

Em declarações aos jornalistas no final da apresentação do evento, Francisco Laranjeira disse que "as expetativas são boas, tendo em conta as pessoas que estão convidadas".

"A garantia de qualidade está assegurada, agora esperamos que as pessoas compareçam e participem", acrescentou, admitindo contar com "casa cheia" nos quatro principais concertos.

A organização espera que haja entre os espetadores muitos vindos de outros pontos do país e até do estrangeiro.

"Quando olhamos para os cartazes, com estes nomes, de certeza que há gente que vai aparecer de fora, porque têm ambição de contactar com os ídolos", anotou.

O dirigente sublinhou, por outro lado, o caráter pedagógico, porque o evento, na sua primeira edição, está a ser aguardado com grande expetativa pelos cerca de 400 alunos que aprendem música no Centro Cultural de Amarante.

"Quando um aluno olha para um professor e já é uma referência, olhando para estes a expetativa é altíssima de pais e alunos", anotou.

Além do festival, que reúne quatro grandes nomes da guitarra clássica internacional, o evento também um incluiu um concurso, com várias categorias, que atribui um primeiro prémio de 5.000 euros, o maior em Portugal, segundo a organização.

"Serão cerca de 150 concorrentes nacionais e internacionais, incluindo alguns músicos com renome nacional e internacional", prometeu.

A Câmara de Amarante apoia o CCA na organização do evento.

Para o vereador Amadeu Magalhães, "o projeto ajuda a afirmar o concelho, porque permite que muitas pessoas do país e de outras partes do mundo venham à cidade para assistir aos concertos ou competir".

"Quando temos um festival desta dimensão, afirmamos que Amarante é uma terra cheia de cultura", acrescentou, enquanto elogiava a parceria com o Centro Cultural de Amarante.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled