http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Minho
Romaria da Agonia em Viana moderniza-se e aposta na promoção digital
10/06/2015, 00:02


O projeto "Somos todos Romaria", que vai promover nas plataformas digitais as Festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, foi hoje apresentado, a par do cartaz da edição 2015, que vai decorrer em agosto.

A iniciativa contempla a nova imagem da romaria, a criação de uma revista digital, uma página oficial no ‘facebook' e até a publicação de um livro, em papel, para os mais novos, intitulado "Romaria dos pequeninos".

A publicação, que integra pinturas e jogos didáticos com motivos ligados às festas pretende aproximar as crianças das tradições da cidade.

A entidade que organiza a romaria anunciou ainda que "está a ser produzido muito material alusivo para que melhor se conheça a festa e para que chegue ainda mais longe".

Após a apresentação dos novos conteúdos, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, sublinhou a "importância" destas novas ferramentas "na promoção da autenticidade de Viana pelo mundo fora".

"Este é uma oportunidade de podermos divulgar as nossas tradições na esfera da internacionalização. Hoje, cada vez mais, os territórios têm que se afirmar pela criatividade e a capacidade de pegar nas traições, recriá-las para as transmitirem às novas gerações", sustentou o autarca socialista.

O cartaz das festas, também hoje revelado, da autoria de um fotógrafo local, tem como rosto Crízia Amaro, uma jovem contabilista de 24 anos, natural de Santa Marta de Portuzelo, que enverga um traje de Lavradeira de 1910, representativo daquela freguesia, e que vai já na quinta geração.

"Sinto-me ansiosa e um bocadinho nervosa. Mas acima de tudo feliz. Desde pequena que estou ligada às festas e à romaria, tenho uma grande chieira (orgulho). Sei que este é um sonho de muitas raparigas", afirmou Crízia Amaro.

O cartaz foi escolhido entre as propostas de 40 concorrentes de todo o país que se apresentaram ao concurso lançado pela Vianafestas, entidade que organiza a Romaria.

A mais de dois meses da festa, Crízia Amaro, licenciada em contabilidade, área na qual trabalha, vai "deixar" a profissão para ser o rosto da festa secular.

"Pensei várias vezes que gostava de ser a mordoma do cartaz, mas achava que não ia acontecer. Quando soube que tinha sido o escolhido nem acreditei, agora só espero deixar todos os vianenses orgulhosos", explicou emocionada.

Já Sérgio Moreira, autor do cartaz, afirmou que se trata de uma homenagem à mulher de Viana do Castelo, "algo que consegui através do sorriso da mordoma e pelo seu bem trajar".

Este assistente operacional da Câmara local também se inspirou "no ambiente de festa vianense, nos gigantones e cabeçudos".

A Romaria d'Agonia, que decorre este ano entre 20 e 23 de agosto, é considerada uma das principais festividades do País, remontando as suas origens a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV.

A via-sacra partia do convento franciscano de Santo António e terminava no antigo Morro da Forca, bem visível do alto mar, onde se colocava a bandeira quando existia peste na povoação.

Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro, depois sucessivamente denominada do Santo Cristo e da Via-Sacra.

A devoção a Nossa Senhora da Agonia surgiu em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled