http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| TVS Brasil
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto apresentam Valencianas no Porto e em Lisboa
19/01/2015, 10:07

Alceu Valença está de regresso a Portugal em janeiro para dois espectáculos únicos com a Orquestra Ouro Preto. Dia 19, na Casa da Música, no Porto, e dia 20, no Teatro Tivoli, em Lisboa, o cantor e autor pernambucano, que comemora 40 anos de carreira, e o ensamble digirido pelo maestro Rodrigo Toffolo vão apresentar, pela primeira vez em Portugal, Valencianas.

Concebido tendo como referência a biografia musical de Alceu Valença, VALENCIANAS explora as particularidades que tornam a obra do cantor um marco na história da Música Popular Brasileira. Assim, a guitarra, violão, baixo eléctrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como a sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, se unem a uma orquestra de cordas.
Ao vivo, no Porto e em Lisboa, o público terá oportunidade de ouvir a versão sinfónica de sucessos como "Anunciação", "Tropicana", "Girassol", "Coração Bobo", "La Belle Du Jour" e "Sete Desejos", mas também "Talismã", "Porto da Saudade", "Acende a Luz", "Sino de Ouro" e "Ladeiras".
Mais do que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, VALENCIANAS procura demonstrar a universalidade artística de Alceu Valença e a diversidade da sua obra. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, "o desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a mestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música brasileira, que contribuiu, inclusive, para a ideia de MPB que temos hoje".
Já Alceu Valença conclui: "Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de orquestra é uma forma de transcendência. Este projecto representa uma nova vertente na minha carreira."

Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e em tickeline.pt.


Ver e ouvir VALENCIANAS:
https://www.youtube.com/watch?v=HE74E4YN5Gs&list=PLTaRWr5sdDvmdkLfhEoXitCGww2JVqgaI

https://www.youtube.com/watch?v=_6ZxLp-TUGs&list=PLTaRWr5sdDvmdkLfhEoXitCGww2JVqgaI&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=rt6vUjaxQGc&index=3&list=PLTaRWr5sdDvmdkLfhEoXitCGww2JVqgaI



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled