http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| TVS Brasil
TVS Brasil: Turistas brasileiros procuram as suas raízes em Portugal
11/06/2015, 17:15


Os turistas brasileiros, que cada vez mais viajam para Portugal, vão à procura das suas raízes naquele país europeu, disse a proprietária de uma agência de viagens do Rio de Janeiro, Brasil.

Isa Marques de Azevedo falava à agência Lusa à margem de uma ação de divulgação que decorreu no âmbito da iniciativa "Há um rio que começa no Douro e termina no Brasil", promovida pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).

A organização escolheu como palco do evento um dos locais mais visitados do Rio de janeiro, o morro da Urca, a meio caminho para o Pão de Açúcar e de onde se tem uma vista privilegiada sobre a cidade do Rio.

"Quase todo o brasileiro tem um pé em Portugal", salientou Isa Marques de Azevedo.

Muitos descendem de emigrantes portugueses e por isso, segundo a empresária, procuram as suas raízes no país europeu onde se sentem também casa e possuem a "facilidade da língua".

Isa Marques de Azevedo disse que, neste momento, os "vinhos estão na moda" no Brasil e que, por isso, muitos dos seus clientes estão a ir ao Douro à descoberta desta que é a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo.

Nesta iniciativa, a AETUR aproveitou para divulgar 36 circuitos turísticos que tem já preparados, com rotas pré definidas que começam no Porto mas que se podem moldar aos interesses e desejos dos turistas.

Os circuitos são variados e abrangem o todo do Douro, desde o rio, às quintas e vinhas, à paisagem, ao património e cultura.

A operadora de turismo Simone Cavalcante foi ao evento promovido pela associação portuguesa, que tem sede em Vila Real, para conhecer melhor este território e juntar o destino à lista de locais para onde já opera.

"Temos um problema muito grande que é o dólar, o euro está mais ou menos estabilizado. Então os passageiros estão a procurar mais os destinos de euros do que os destinos de dólar. Portugal e a Europa em geral é um desses destinos", salientou.

O encontro juntou também jornalistas e bloggers.

A jornalista Suzana Liskauskas afirmou que uma grande quantidade de brasileiros ainda acha que Portugal é apenas Lisboa e o Porto.

"Eles sabem que o Douro é uma região produtora de vinhos mas não conhecem o Douro, que vai além da produção do vinho, tem sítios arqueológicos, as paisagens, património da humanidade e a história que carrega", salientou.

É essa a mensagem que a jornalista pretende passar para os seus leitores.

No âmbito desta iniciativa, foi ainda apresentado o Douro Film Harvest, o festival de cinema que se realiza no território desde 2009 e que, na edição de 2015, se vai estender a Zamora, Espanha, dando uma dimensão ibérica ao evento que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e música.

A ação "Há um rio que começa no Douro e Termina no Brasil", que está a decorrer desde segunda e termina na sexta-feira, resulta de uma candidatura a fundos comunitários de ‘overbooking' de cerca de 100 mil euros.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled