http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Futebol
Benfica e Porto a um passo do acesso prematuro aos oitavos da Liga dos Campeões
23/11/2015, 18:51

O FC Porto, líder do Grupo G, e o Benfica, primeiro do Grupo C, devem garantir terça e quarta-feira, respetivamente, um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, a uma jornada do fim.

Os ‘dragões' precisam apenas de empatar na receção ao Dínamo de Kiev, enquanto os ‘encarnados' seguirão em frente vencendo na ‘longínqua' Astana ou até perdendo, desde que o Atlético de Madrid não perca em casa com o Galatasaray.

Desta forma, o FC Porto, que cumpre a 20.ª participação, está muito perto de chegar à fase a eliminar pela 12.ª vez, enquanto o Benfica pode selar o quarto apuramento - em 11 presenças -, o que só conseguira uma vez na ‘era' Jesus.

Os portistas são os primeiros a entrar em ação, terça-feira, no Estádio do Dragão, pelas 19:45, e não precisam de mais do que de repetir o que conseguiram em todos os jogos oficiais da presente temporada: não perder.

Entre jogos da ‘Champions', I Liga e Taça de Portugal, prova em afastaram sábado o Angrense (2-0 fora), os comandados do espanhol Julen Lopetegui somam 11 vitórias e quatro empates, com 31 golos marcados e oito sofridos, sendo caso único nos principais campeonatos no que respeita a invencibilidade.

No Dragão, os ‘azuis e brancos' têm um registo ainda mais perto da perfeição, que falham por culpa de um tento do Chelsea e um ‘nulo' com o Sporting de Braga. Em oito jogos, são sete triunfos e uma igualdade, com 16-1 em golos.

Duas das vitórias aconteceram na Liga dos Campeões, com o Chelsea (2-1) e o Maccabi Telavive (2-0), formação que o FC Porto também derrotou em Israel, na última ronda (3-1).

Na Ucrânia, os ‘dragões' estiveram a perder - golo de Oleh Gusev, aos 20 minutos -, mas quase ganharam, depois de um ‘bis' do camaronês Aboubakar (23 e 81). Um tento muito consentido, aos 89, de Vitaliy Buyalskiy, impediu o triunfo.

Com 10 pontos, o FC Porto está perto do apuramento e, com sete, contra cinco dos ucranianos, o Chelsea, de José Mourinho, que se desloca a Israel, também se pode qualificar.

Para isso, os detentores do título inglês precisam de ganhar em Telavive e esperar que o Dinamo de Kiev não vença ou de empatar, se os ucranianos perderem no Dragão.

Um dia depois, no longínquo Cazaquistão, é a vez de o Benfica jogar a qualificação antecipada, em dois ‘passos', o primeiro no seu jogo, frente ao Astana, que tem início a pouco habituais 15:00 de Lisboa (21:00 locais).

Na ressaca da terceira derrota da época com o Sporting, esta após prolongamento (1-2) e a valer o ‘adeus' à Taça de Portugal, o Benfica jogará sem a ‘magia' de Nicolás Gaitán, expulso na última ronda, e a liderança do ‘capitão' Luisão, que se lesionou em Alvalade e está dois meses de baixa.

O conjunto de Rui Vitória sabe, porém, que garante os ‘oitavos' se voltar a bater os cazaques, repetindo o que já conseguiu na Luz (2-0, com tentos de Gaitán e Mitroglou).

Caso não vença no sintético de Astana, como Galatasaray (2-2) e Atlético de Madrid (0-0), os ‘encarnados' terão de esperar algumas horas, pelo jogo entre espanhóis e turcos, precisando, então, que o ‘onze' de Diego Simeone não perca em casa, como sucedeu precisamente face ao Benfica (1-2).

Neste cenário, seguem em frente os lisboetas (somam nove pontos) e os madrilenos (sete), que somam mais três do que os turcos (quatro) e já venceram em Istambul (2-0), pelo que ficariam com vantagem no confronto direto.

O conjunto da Luz está, assim, em excelente posição para repetir 1994/95, 2005/06 e 2011/12, épocas em que atingiu os quartos de final, na primeira diretamente e nas duas últimas depois de ultrapassar os ‘oitavos'.



Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled