http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-11-2017
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Grande Porto
Natal do Porto custa 180 mil euros e começa no dia 27 com pirotecnia
19/11/2015, 16:58


A iluminação e a animação de Natal no Porto vão custar 180 mil euros e a inauguração ocorre a 27 de novembro, às 21:30, com fogo-de-artifício, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia esclarece que, àquela hora, será ligada com um espetáculo de pirotecnia a árvore de 26 metros de altura e 14 metros de largura a instalar em frente aos Paços do Concelho, seguindo-se um concerto dos Retimbrar e a inauguração, na Avenida dos Aliados, de uma pista de "gelo natural descoberta" de 300 metros quadrados.

A Câmara destaca ainda que as iluminações de Natal vão estar em "mais de 40 ruas e praças da cidade" e que a decoração e programação da época têm o valor global de 180 mil euros, mais 19 mil euros do que em 2014 "integralmente suportados pela entrada de novos patrocinadores".

"Ouro sobre Azul" foi a temática escolhida para celebrar o Natal de 2015 e a Árvore de Natal, erguida na praça General Humberto Delgado, vai ser "vestida de dourado e decorada com grandes esferas azuis", observa o município, notando que o local vai receber várias iniciativas, "todas as sextas, sábados e domingos a partir das 17:30".

Para além disso, vai haver mais luzes e mais locais iluminados até dia 10 de janeiro de 2016.

"Comparativamente a 2014, quando as iluminações de Natal se estenderam por quatro novas artérias da cidade (ruas do Freixo, Estação, Ferreira Borges e Sousa Viterbo), totalizando 30 ruas, este ano as iluminações vão abranger 41 localizações, chegando, por exemplo, às ruas da Constituição, Martin Moniz, João Pedro Ribeiro ou à Avenida Rodrigues de Freitas", adianta a autarquia.

Para a avenida dos Aliados, no Palácio das Artes, na praça Filipa de Lencastre e nas ruas Ramalho Ortigão e Costa Cabral a Câmara promete um "reforço das iluminações".

"Serão, assim, 368 elementos (mais 40 do que em 2014) a decorar e iluminar o Porto, num investimento que supera os 118 mil euros (no ano passado foram gastos 100 mil euros). O valor global, incluindo o programa de animação, é de 180 mil euros, contra os 161 mil de 2014, num aumento integralmente suportado pela entrada de novos patrocinadores", resume o município.

A autarquia e a Associação dos Comerciantes do Porto "voltarão a distribuir 35 mil ‘vouchers' pelas lojas de comércio tradicional da Baixa e Boavista para acesso gratuito às duas pistas, assim como mil vouchers para estacionamento no Silo Auto".

Também a partir de dia 27, a calçada da praça General Humberto Delgado acolhe "uma intervenção artística da autoria de Hazul".

"Intitulada "HOLON", será concretizada em dez suportes circulares e outras tantas ilustrações do artista. Associada a uma estrutura de iluminação, permitirá uma leitura diurna e outra noturna", descreve a Câmara.

A praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida por Rotunda da Boavista acolhe a Praça da Fantasia, com "uma rampa e duas pistas de gelo natural (uma coberta e uma exterior), carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, míni roda gigante, carinhos de choque, cinema 5D, casa do Pai Natal e espetáculos de magia com contos da Avó Augusta".

Este ano, a praça da Batalha vai ter carrosséis até 04 janeiro e a praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto, recebe, entre 27 de novembro e 29 de dezembro, o Palácio das Bonecas, "com ‘workshops' temáticos organizados aos fins de semana".

"Serão também várias as Feiras, Mercados e Mercadinhos que animarão a cidade, com propostas que vão desde o artesanato às velharias, passando pelo ‘design', a joalharia, a moda, a gastronomia, os brinquedos, as ilustrações ou a arte urbana", acrescenta o município.


Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled